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Alterações da Consciência Fonológica na Dislexia

Postado por sergio, em 22 Março 2015 na Blog

A Dislexia é um distúrbio especifico de aprendizagem que se carateriza pela errada descodificação dos símbolos escritos, o que impossibilita a pessoa de compreender o significado do texto

Já a consciência fonológica é uma competência metalinguística que envolve a capacidade de identificar, isolar, manipular, combinar e segmentar mentalmente, e de forma deliberada, os segmentos fonológicos de uma língua (Alves, Freitas & Costa, 2007; Bernthal & Bankson, 1998 cit. por Smit, 2004; Ehri, 1989; Lopes, 2004; Nascimento, 2009 cit. por http://cfonologica.blogspot.pt/).

O individuo através da sua capacidade para pensar conscientemente acerca dos sons da fala irá desenvolver competências de leitura e escrita, isto é, a complexa aprendizagem da leitura e escrita da criança está dependente da sua capacidade de identificar e produzir os sons da fala, manipulá-los e estabelecer as relações necessárias entre eles para que possa reproduzi-los ortograficamente.

Neste sentido, a criança com alterações ao nível da consciência fonológica, arriscará a ter dificuldades de aprendizagem ao nível da leitura e escrita, da mesma forma que em crianças com distúrbios específicos da aprendizagem são encontradas lacunas graves ao nível da metafonologia.

Não obstante, alguns autores referem que a consciência fonológica, concretamente ao nível do fonema só se desenvolve no contacto prévio com a escrita, ou seja, as crianças já possuem competências metafonológicas anteriormente à aprendizagem da leitura e escrita mas desenvolvem e aperfeiçoam outras através desta aprendizagem.

Assim há uma relação recíproca e de correlação entre a consciência fonológica e a aquisição de leitura e escrita. A consciência fonológica facilita o processo da aprendizagem da leitura e escrita e este último favorece o desenvolvimento da consciência fonológica, particularmente da consciência fonémica (Adams, 1990; Freitas, 2004; Morais, Mousty, Kolonsky, 1998, cit. por Bernardino, Freitas, Souza, Maranhe & Bandini, 2006; Pestun, 2005; Viana, 2006, cit. http://cfonologica.blogspot.pt/).

Logo, quando nos deparamos com uma criança com dificuldades de aprendizagem devemos fazer uma avaliação distintiva da linguagem e mais concretamente ao nível de competências fonológicas, para assim se estabelecer uma relação que permita estimular adequadamente a criança nas suas dificuldades de aprendizagem.

A parceria entre o terapeuta da fala e os professores é fundamental para o sucesso do aluno com este género de dificuldades, sugerindo-se:
– Estímulo geral de competências fonológicas no currículo do aluno;
– Escolha de estratégias apropriadas, de acordo com as necessidades de aprendizagem da criança.
– Utilização moderada de outras formas de comunicação associadas à escrita, como símbolos ou imagens que promovam a atenção/motivação do aluno.
– Desenvolver atividades de:
» Segmentação lexical (divisão de frases, quantidade de palavras).
» Rimas (capacidade de discriminar palavras com som final igual).
» Segmentação silábica (divisão silábica, contagem de sílabas).
» Síntese silábica (unir silabas para formar palavras).
» Manipulação silábica (adicionar/subtrair sílabas).
» Segmentação fonémica (Identificar/nomear os fonemas de uma dada palavra).
» Síntese fonémica (unir fonemas para formar palavras).

Dra. Sonia Rosado
Terapeuta da Fala no ITAD em Lisboa
Psicologa em Lisboa do ITAD
Clínica de psicologia e terapia da fala ITAD
Terapia da Fala e Psicólogo na Clínica do Itad em Lisboa
Rua Professor Fernando da Fonseca Nº 8A, 1600-616 Lisboa – Portugal
211 371 412 – 961 429 911

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