Clínica de Psicología em Lisboa

ITAD » Blog » Cyberbullying

Cyberbullying

Postado por sergio, em 25 Abril 2014 na Blog

O uso massivo, frequente e excessivamente disponível das tecnologias, significa que o bullying não se limita somente às escolas. Embora nunca deva ser tolerado qualquer tipo de agressão a um indefeso, o cyberbullying é cada vez mais frequente nos jovens.

Cyberbullying

O que é Cyberbullying?

Cyberbullying acontece quando uma criança ou adolescente usa aparelhos eletrónicos para aceder à internet e assim usar e-mails, mensagens privadas ou de acesso geral, sites de média social, fóruns online, salas de messenger, ou outras tecnologias digitais para assediar, ameaçar ou humilhar outra criança ou adolescente.

Ciberbullying pode ocorrer em qualquer lugar, como em casa, por e-mail, textos, telemóveis e o mais usual são as mensagens no facebook. Podendo ocorrer a qualquer hora, 24 horas por dia, sete dias por semana.

As pessoas que sofrem de cyberbullying, sofrem de efeitos que podem ser devastadores para a sua integridade, deixando-as feridas, humilhadas, irritadas, deprimidas, ou mesmo com pensamentos suicidas.

Ao contrário do tradicional bullying, cyberbullying não exige força física ou presença de contacto, e não se limita a apenas um punhado de testemunhas de cada vez. Cyberbullying pode afetar as vitimas de todas as formas e intensidades.

No bullying a vítima, tem um enorme receio e resistência de ir para a escola, pois é lá que se encontrava o perigo e a ameaça. Outros locais, como casa são local de conforto e segurança. Contudo, no cyberbullying a pessoa sente-se ameaçada todos os dias e em qualquer local.

É extremamente fácil duas pessoas estarem chateadas e uma colocar por motivos de vingança, mensagens pejorativas e ameaçadoras para a outra pessoa. Basta ter internet ou telemóvel e pode cyberbullyzar uma outra pessoa. Inclusive, muitas vezes pode ser feito sem ter que revelar sua verdadeira identidade.

Se você ou um ente querido é atualmente vítima de cyberbullying , é fulcral lembrar que não está sozinho. Há muitas pessoas que lhe podem ajudar nesta momento. Caso seja você mesmo, não hesite em ligar-nos para lhe podermos ajudar, a resolver o seu problema.

O tratamento não passa por repreender o agressor ou implementar medidas disciplinares na outra criança. Isto porque, até pode parar de ameaçar, mas haverá muitas outras e não podemos controlar ou afastar todo o mundo. Por isso, o nosso tratamento na clínica ITAD de tratamento de problemas do foro psicológico em Lisboa, dotamos a vítima de assertividade suficiente para ter capacidades e armas para se defender caso seja atacada.

Não seja como muitos adolescentes que foram vítimas de cyberbullying em algum momento das suas vidas e por isso ainda sofrem dos abusos que tiveram e a sua personalidade ficou bastante mais frágil.

Dr. Sérgio Filipe Pereira – Psicólogo em Lisboa
Clínica de psicologia ITAD
Psicólogo, Terapeuta da Fala e Terapeuta Ocupacional
Psicóloga na Clínica do Itad em Lisboa
Clínica de Psicologia ITAD
Av. Almirante Reis nº59 3ºEsq 1150-011 Lisboa – Portugal
211 371 412 – 961 429 911

Palavras relacionadas:

Comentários

Não há comentários para "Cyberbullying"

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *