Clínica de Psicología em Lisboa

ITAD » Blog » Stress

Stress

Postado por Rita, em 24 Novembro 2013 na Patologias

A resposta ao Stress é o resultado de uma ativação fisiológica automática e involuntária do nosso corpo que ocorre em situações em que há um perigo percebido ao indivíduo.

Esta resposta ocorre no nosso corpo através de mudanças fisiológicas que nos preparam para enfrentar o perigo ou a resposta que temos de enfrentar, entre eles o aumento da pressão arterial , o aumento da frequência cardíaca , o aumento da pressão sobre o músculos , aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro , o aumento da secreção de adrenalina , a diminuição do fluxo sanguíneo para a pele e do sistema gastrointestinal , entre outros . Esta resposta do nosso corpo é projetada para a nossa energia corporal disponível para lidar com o perigo e, portanto, não é problemática em si.

Tratamento do Stress

O problema surge quando esta resposta ao Stress ocorre com frequência ou por tempo prolongado. Essencialmente, quando as consequências negativas do Stress aparecem.

A pessoa com Stress tende a responder sempre ativamente, forçando o excesso e, portanto, produzindo sintomas físicos e psicológicos. Entre os sintomas mais comuns encontram-se as dores de cabeça e dor nas costas, indigestão, palpitações , dificuldades de concentração e problemas de memória, tonturas, insónias, nervosismo e preocupação, irritabilidade, ansiedade. No entanto, o Stress pode atrair múltiplos sintomas e as mudanças no nosso corpo a longo prazo desgastam a ativação repetida do corpo podendo levar a doenças graves.

Como acontece com qualquer distúrbio o mais importante é fazer um diagnóstico correto. Deste modo, na primeira visita ao ITAD, o psicólogo irá analisar todos os sintomas físicos e psicológicos que o paciente apresenta. Explore também os stressores (ou seja, situações que provocam a resposta ao Stress) que deve enfrentar tal como se desenvolveu a tempo o problema do Stress: início do problema, os momentos mais agudos e o que tem sido feito até à data para o tentar corrigir.

O tratamento do Stress no ITAD compreende várias técnicas diferentes: a reestruturação cognitiva, a aquisição de competências de enfrentamento e a mudança de alguns hábitos e estilo de vida são muito importantes.

O nosso programa de tratamento no ITAD é aplicado em fases. Primeiro, introduzimos essas mudanças na vida do paciente com pouco esforço pode impactar positivamente na sua saúde. Conseguir um sono reparador, alimentação adequada e atividade física regular vão ser os nossos primeiros objetivos. Bem nutrido e fisicamente apto com o corpo descansado, os efeitos do Stress são mais facilmente reduzidos. Normalmente, o segundo passo é desenvolver no paciente as competências de enfrentamento que lhe permitam enfrentar adequadamente os stressores enfrentados.

Esta é uma formação muito adaptada às necessidades de cada paciente. Numa fase final, as técnicas da terapia cognitiva irão mudar os aspetos mentais que o fazem vulneráveis ​​ao Stress. Os pacientes são as técnicas mais importantes para a gestão de stress e exigem do psicólogo um elevado grau de especialização. Os tratamentos de Stress em que não se aplica essa técnica tendem a não ser corretamente eficazes. Após o tratamento, eliminamos não só o Stress, mas transformamos o nosso paciente numa pessoa resistente ao Stress.

Palavras relacionadas:

Comentários

Não há comentários para "Stress"

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *