Clínica de Psicología em Lisboa

ITAD » Blog » Problemas emocionais

Problemas emocionais

Postado por sergio, em 1 Fevereiro 2015 na Blog

Os Problemas emocionais são bloqueadores da razão. Assim como um potencial fator da felicidade. Por serem tão antagonistas é preciso viver com moderação a maioria das vezes.

Problemas emocionais

Tanto para a comunidade científica como para a população em geral, as questões de ordem emocional parecem alcançar cada vez mais um papel com algum relevo. O preconceito em relação a pessoas que padecem de algum problema emocional, apesar de não ter desaparecido por completo, tornou-se pelo menos mais encoberto.

Verifica-se assim uma maior disponibilidade das pessoas para conhecerem o lado emocional e o mundo interno. Contudo, vivemos ainda mais atentos às questões do corpo, descurando muitas vezes o lado emocional, como se pudéssemos de algum modo separar firmemente algo que é indivisível.

Os problemas emocionais são por vezes denominados como transtornos, distúrbios, ou perturbações emocionais, consoante o modelo usado pelos vários especialistas que estudam e trabalham com tais problemáticas. No entanto, seja qual for a nomenclatura utilizada, as problemáticas emocionais, ou tão simplesmente o mal-estar ou sofrimento emocional, podem surgir associados a diversos sintomas, e formam um vasto grupo de manifestações psicológicas.

A depressão é um dos problemas emocionais mais falados e discutidos, sendo também um dos quadros psicológicos mais medicados pelos profissionais de saúde, seguido pelas várias manifestações e quadros de ansiedade.

Contudo, os problemas emocionais que atormentam as pessoas nos dias de hoje, não se restringem apenas aos quadros de depressão e ansiedade, enquadrando-se assim as fobias, as manifestações de ordem psicossomática, ou mesmo os sentimentos de insegurança, de agressividade, de frustração, entre outras.

É também frequente encontrar problemas emocionais, “disfarçados” ou “escondidos” por outro tipo de problemáticas mais cognitivas. Muitas vezes as pessoas referem sofrer alterações cognitivas, como dificuldades de concentração e atenção, de memória, ou outras, que após bem diagnosticadas, revelam ter origem em problemas emocionais.

Tendo em conta que todo o lado emocional tem as suas bases no desenvolvimento da infância, nas experiências e no tipo de relações que se estabelecem logo nesse período, torna-se evidente que grande maioria dos problemas emocionais, ou a predisposição para tais problemas, têm de algum modo a sua origem na infância.

Assim sendo, faz todo o sentido promover um maior conhecimento sobre a importância que tem o saudável desenvolvimento desta fase, para que assim, cresçam e se desenvolvam crianças, que futuramente se tornarão em adultos emocionalmente competentes, e por sua vez, mais felizes.

Obrigado pelo vosso interesse e espero ver-vos em breve na nossa clínica em Lisboa.

Dr. Sérgio Filipe Pereira – Psicólogo em Lisboa
Clínica de psicologia ITAD
Psicólogo, Terapeuta da Fala e Terapeuta Ocupacional
Psicóloga na Clínica do Itad em Lisboa
Clínica de Psicologia ITAD
Av. Almirante Reis nº59 3ºEsq 1150-011 Lisboa – Portugal
211 371 412 – 961 429 911

Palavras relacionadas:

Comentários

Não há comentários para "Problemas emocionais"

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *