Clínica de Psicología em Lisboa

ITAD » Blog » Capacidades sociais

Capacidades sociais

Postado por sergio, em 24 Dezembro 2013 na Psicologos

As capacidades sociais são essenciais para o desenvolvimento e aprendizagem, assim como para o equilibro afetivo necessário para uma felicidade duradoura.

Estratégias para desenvolver as capacidades sociais

Social

Vivemos num mundo imensamente povoado, o que torna natural e quase inevitável fazermos amigos, amantes e estar com pessoas conhecidas, e põem em analise constante as suas capacidades sociais. Contudo, muitas vezes não o é assim. E por mais estranho que pareça, é em meios densamente populacionais onde é mais difícil fazer amizades, ou seja, nas cidades. Em meios populacionais pequenos o que acontece é que todos se conhecem e isto torna mais fácil fazer amigos, como nas aldeias e vilas.

Quando é difícil acontecer este relacionamento devido às suas fracas capacidades sociais, muitas pessoas tomam uma decisão extremamente acertada e fundamental para a melhoria das capacidades sociais, pois procuram um profissional especialista em potenciar as capacidades de interação social.

Um psicólogo é o melhor profissional que pode ajudar uma pessoa a ser sociável e a desenvolver capacidades de interação pessoal. Só assim poderá fazer amigos e tornar-se aceitado por outras pessoas. Consulte os nossos psicólogos que irão fazer uma avaliação completa das suas capacidades para assim podermos ajudar a tornar-se uma pessoa aceite pelos outros e enquadrada no meio sociável como você o deseja.

Existem imensas estratégias para o psicólogo trabalhar e promover a competência do suporte social destacamos a psicoterapia, role-playing, instrução, a circularidade, a modelagem e atividades que induzem a generalização.

Quanto melhor for a capacidade de auto analise da pessoa, melhor e mais fácil será a sua predisposição para alterar o seu comportamento. Assim depende imenso da capacidade para se conhecer e auto analisar, para favorecer ou impossibilitar para mudanças terapêuticas.

Assim, quanto mais uma pessoa é capaz de compreender o seu mundo exterior e interpessoal, melhores capacidades dispõe para interagir de uma forma eficaz. Pois assim a pessoa é capaz de socializar, comunicar e relacionar-se de um modo efetivo. O bom é que, quanto mais fácil for para uma pessoa relacionar-se, acontece que os outros também se sentem a vontade para o integrar no seu grupo. Pois os outros sentem-se aceites rapidamente e aceitam esta interação social com muito mais rapidez.

As capacidades sociáveis não são genéticas o que nos diz que não nasce com a pessoa. Isto diz-nos que uma pessoa por ter uns pais ou familiares sociáveis, ele não têm que o ser. Muitas vezes o nível de interação social dos filhos não é semelhante ao dos pais. Tanto pelo grupo etário que os pais e filhos se relacionam, assim como os objetivos que pretendem alcançar com esses relacionamentos.

sociável

Das várias razões que tornam favoráveis e necessárias as relações interpessoais, expomos as seguintes:
Permitem a comunicação entre pessoas.
Permitem o conhecimento de outros comportamentos que facilmente podem ser integrados no seu ou evitados e repudiados a todo o custo.
Permitem o conhecimentos de acontecimentos e situações que não teríamos acesso caso não se processasse a interação.
Permite o apoio afetivo pois como se costuma dizer “é para isso que servem os amigos”.
Permitem o desenvolvimento e o equilíbrio da auto estima, pois são as outras pessoas que nos rodeiam, para vão alimentar o nosso ego. O gostar de nós mesmos é simplesmente egocentrismo ou narcisismo.

O seu grupo social é constituído por todos aqueles que o acolhem, ajudam ou recebem quando você os procura e o procuram. É constituído por familiares, amigos, conhecidos, grupos de pertença e instituições que frequenta. Não excite em contactar frequentemente estas pessoas ou locais pois. Alarme-se se não os contacta a algum tempo, pois significa que está a perder capacidades de relacionar-se e por vezes essas capacidades perdem-se rapidamente.

Palavras relacionadas:

Comentários

Não há comentários para "Capacidades sociais"

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *