Clínica de Psicología em Lisboa

ITAD » Blog » Dicas para lidar com crianças hiperativas

Dicas para lidar com crianças hiperativas

Postado por sergio, em 20 Julho 2013 na Psicologos

As crianças hiperativas são geralmente muito difíceis de educar ou lidar, em grande parte devido à falta de atenção que muitas vezes os caracterizam. Por isso, aprenda algumas dicas para lidar com crianças com hiperatividade. Estas ditas estão escritas mais especificamente para mães com dificuldades com os filhos.

Dicas para lidar com crianças hiperativas

As crianças hiperativas tendem a ser muito desobedientes pois normalmente fazem o contrário do que lhes é pedido, algo que o Dr. Sérgio Pereira chama de negativismo ativo. Se tem um filho hiperativo, pode começar a sentir-se aliviado depois de ler esta pagina. Aprenda algumas estratégias e dicas para lidar com crianças hiperativas.

As crianças hiperativas são um desafio a qualquer educador! São muito agitadas e energéticas e normalmente apresentam também uma grande dificuldade em se manterem atentas e focadas numa tarefa, especialmente quando a atividade não é do seu agrado.

A situação é mais comum do que se imagina mas a boa notícia é existem várias estratégias que pais e professores podem adotar para ajudar a resolver ou a diminuir os comportamentos indesejados.

  1. Provavelmente está a precisar de descansar, mas o seu filho está cheio de energia. Um dos comportamentos que se deve banir é o evitamento “Vou-me embora pois não aguento mais!”. A criança sentir-se-á rejeitada e provavelmente apelará ainda mais à sua atenção. Caso isto aconteça, então simplesmente respire fundo e converse com o seu filho sobre temas que sejam importantes para ele, amigos, escola, jogos… verá que aos poucos se tranquilizará e depois disto poderá brincar de forma mais autónoma sem necessitar de toda a sua atenção.Isto pode evitar que um dia ele faz uma asneira como partir um copo e você lhe bata ou outros dia ele deixe cair um copo e você diga que não faça mal e que não pise o chão para não se aleijar que você vai já apanhar os vidros.
  2. Tente ou evite ser impulsiva. Não rebente. Cuide-se pois vai ajuda-la nisso.
  3. Aprenda e ensine o seu filho a respirar segundo as técnicas de respiração do diafragma. O seu filho vai aprendendo a ter mais consciência e controlo sobre si próprio e em poucos minutos sentir-se-á mais relaxado e tranquilo. Experimente também, vai adorar!
  4. Inscreva-o em algumas atividades extra-curriculares em que se sinta enquadrado e que o façam cansar-se (artes marciais, atletismo, futebol, música, etc). Vai aprender a libertar e controlar a energia.
  5. Evite que ele jogue em tablets ou veja muita televisão recreativa.
  6. Evite atividades agressivas como os jogos de consola ou computador em que haja comportamentos de luta.
  7. Alguns nutricionistas recomendam incluir na dieta ginseng e também cascas de maça fervidas durante cinco minutos. Omega-3 do salmão, sardinha e dourada, peixes que as crianças ate costumam gostar pro serem gordos e não secos.
  8. Jogos criativos e interessantes para se divertirem todos em família. Como por exemplo o jogo da caça ao tesouro, rei manda, etc. É uma forma diferente de libertar a energia. Melhor que estarem a discutir o tempo todos.
  9. Não a repreenda por todas as ações que ela realize pois irá diminuir ainda mais a sua auto-estima e irá contribuir para um desajuste social. Se as suas regras são todas de punição, deixa de ser possível cumprir. Até para si! Quanto mais uma criança.
  10. Planifique regras de comportamento a serem cumpridas na casa ou fora dela e anote-as num local especial de fácil acesso para que as veja constantemente.
  11. As regras devem ser sempre com finalidades ou objetivos a alcançar.
  12. Realce as qualidades positivas e os méritos que a criança demonstra, seja na sala de aula ou em qualquer atividade extracurricular, ou mesmo em casa.
  13. Os elogios devem ser específicos e enquadrados com a situação e não em excesso.
  14. Encha-se de paciência e sempre que puder, demonstre carinho e palavras afetuosas pois irão incentivá-lo.
  15. As massagens são algo que verificamos eficaz nestas crianças pois permitem alcançar uma tranquilidade difícil de conseguir e farão com que se sintam aliviadas do stress que sofrem.
  16. Os pais devem divertir-se com os filhos. Saia de casa e da rotina de ralhar, criticar, castrar, castigar, dar ordens. Num parque, a jogar a bola, a correr um do outro, andar de bicicleta, andar de balouço enquanto falam, jogar ao berlinde, etc etc podem estar imenso tempo com os seus filhos sem impor regras ou  critica-los. Fica sim imenso espaço para a nutrição da família e construção da criança enquanto ser humano feliz e inteligente.
  17. Não castre hiperativo. Pense ele tem problemas que ele próprio não consegue lidar. Não é que não queira comportar-se de forma diferente, o problema é que ele não consegue. Não piore a sua condição, mas ajude-o.
  18. Algo extremamente simples, quando você chega a casa, deixe tudo o que tem de fazer e fale com ele. Provavelmente sabe o básico dele, gosta ou não gosta, sim ou não, mas não sabe o que ele pode estar a sentir. Pergunte o que sente em relação a cada amigo mais próximo. Ensine-o a valorizar e experimentar os sentimentos sobre o que está acontecer.
  19. De-lhe uma solução em casos de dificuldades, pois estar a culpar-se ou culpar os outros não o vão ajudar a prender a solucionar os problemas que vão acontecendo na vida.

Lembre-se que no caso de crianças hiperativas (http://localhost/blog/criancas-hiperativas/), a ligação família-escola é essencial. Não se torture mais, siga estas dicas para lidar com crianças hiperativas e veja como funcionam.

Se tem um filho que suspeite que tem hiperatividade e deficit de atenção, e pretenda dispor de uma avaliação rigorosa para conhecer exatamente o que está acontecer com ele e como o poder ajudar, contacte o Instituto de Apoio e Desenvolvimento – ITAD, Clínica de Psicologia em Lisboa localizado na Rua Professor Fernando da Fonseca nº 8A, 1600-616 Lisboa. Os nossos telefones de contacto são o 211 371 412 – 961 429 911.

Se precisar de ajuda com o seu filho no diagnóstico ou na aplicação das técnicas expostas, contacte-nos para que os resultados sejam mais rápidos e fáceis de alcançar.

Dr. Sérgio Pereira
Psicólogo na Clínica do Itad em Lisboa
Clínica de psicologia em Lisboa ITAD
Psicologia ITAD em Lisboa
Rua Professor Fernando da Fonseca nº 8A, 1600-616 Lisboa – Portugal
211 371 412 – 961 429 911

 

Palavras relacionadas:

Comentários

150 comentários para "Dicas para lidar com crianças hiperativas"

  • Carlos Farias
    22.11.2014

    Sou professor da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, Brasil. Tenho um filho esquizofrênico de 26 anos. Há três anos, ele está em tratamento psiquiátrico e psicológico. Quero me orientar mais sobre a minha atuação para melhorar o problema. Parabéns pelo sítio.

    • maria alice
      07.03.2018

      Bom dia !
      Tenho um neto de 6 anos e 10 meses q. mora em minha casa juntamente com os pais. Ele é super agitado, não aceita a escola tão pouco fazer tarefas escolares. Seu comportamento é agressivo (agressão verbal r física) em qualquer situação, não respeita ninguém…ele só quer brincar (bicicleta, desmontar algo etc..).
      Obs; minha nora é muito agressiva e não aceita tratamento psiquiátrico. Ela bate nele todos os dias, varias vazes e libera palavras ofensivas e de baixo calão (idiota, imprestável, favelado, burro, baiano, viado,desgraçado, retardado, vou te dar um murro e quebrar seus dentes, gordo, vc nunca vai ser ninguém na vida, te odeio, entre palavrões etc..).
      Estou desesperada sem saber o que fazer.
      Minha pergunta:
      Meu neto tem recuperação…a mãe tem culpa em seu comportamento..

      att.
      alice

      • Lorenna Scremin
        05.04.2019

        Meu filho de 4 anos e meio é muito agitado, não para um minuto, não brinca sussegado é sempre com violência, sempre quebra seus brinquedos, não fica quieto pra assistir, não dorme direito, sempre chora durante a madrugada, chuta e se bata bastante, eu não sei mais oque fazer, ele tem não presta atenção em nada

        • Josy Almeida
          26.05.2020

          O meu tem peaticamente a mesma idade. É exatamente o vc descrevel do seu filho e estou grávida novamente e pra mim nesse momento tudo isso é muito frustrante😭

      • Jenifer Gabriel
        22.02.2020

        Oi meu filho tem 7 anos e não para um minuto me dá muito trabalho na escola não presta atenção no que a gente tá falando tem muita Mania

      • Nadja
        13.05.2020

        Dona Maria Alice, o problema não está no seu neto, mss sim na mãe dele. O que a senhora descreveu acerca do tratamento dela em relação ao filho é um verdadeiro horror, caso de conselho tutelar, digno dela perder a guarda desta criança. Como age o pai desta criança em relação a esta mãe abusiva?

      • Valdyene
        06.02.2021

        Minha filha de 2 anos não para quieta, até para comer tenho muitas das vezes andar junto com ela para terminar…. Quando ouve não se joga no chão 😔 quando os tios, avós , tentam me ajudar ela os rejeita. Sei que ela nasceu apagada e passou 12 dias na UTI, por isso tento me manter calma, porém, é muito difícil, cansativo…. Não consigo frequentar nem mesmo a igreja, pois, ela não fica sentado, está sempre correndo ou subindo nos bancos….. O que eu faço isso pode ser um problema ou é fase?

      • Aline schallenberger
        08.02.2022

        Oi vó! Li seu desabafo e não tinha como eu não comentar…
        Com certeza sua nora tem muita culpa do menino ser assim. Credooo, não se trata nem um cachorro assim. Que triste essa!! Essa mãe precisava de psicólogo e psiquiatra.
        Meu filho tem 8 anos e tem hiperatividade. É difícil de lidar. Ele é uma criança diferente. Não quer ir na escola pq se sente inferior por ter dificuldade de ler.
        Chora e se joga no chão p não ir na escola. Levo chorando e a professora diz q depois ele para , mas não acredito.
        Também não sei mais oq fazer.
        Fica com Deus, bjsss

      • JOCILENE
        12.12.2022

        Boa tarde
        Tenho um filho hiperativo ele tem dias que fica muito agitado não para corre , pula ,grita .Eu fico desesperada não sei o que faço .Quero saber como faço para ajudá-lo pois não entendo nada sobre

        • 27.12.2022

          Trabalhar a capacidade de concentração em crianças é uma tarefa clinica exigente. Aconselho a perguntar aos nossos serviços sobre os tratamentos para hiperativos para a podermos ajudar.

          ITAD – Instituto de Apoio e Desenvolvimento
          21 469 3241
          Lisboa

    • valeria matias Azevedo de carvalho
      02.07.2019

      dr como posso fazer com meu filho de 2 anos e 8 meses que foi diagnósticado com depressao bipolar e faz uso de respiridona e ta muito nervoso outra vez mim ajude nao sei como lhe da

    • Vânia da Hora
      13.02.2020

      Bom dia de Sérgio
      Sou professora e estou com uma criança de 3 anos que não fala e é hiperativa. Como posso ajudá-la?

      • 24.02.2020

        Podemos ensinar-lhe técnicas que pode aplicar e que resultam com muita eficiência nesses casos.

        • Selma
          02.05.2022

          Minha NET tem 3 anos e seis mês eu e minha filha n damos conta dela è criança q n para fica brava de noite chora bate na mãe oq podemos fazer

      • 26.07.2020

        Com 3 anos, não se pode diagnosticar de hiperatividade porque a personalidade ainda está a começar a construir.
        O facto de não falar com 3 anos, poderá ser por algum atraso cognitivo ou a falta de estímulos do meio envolvente.
        Contudo será necessário uma avaliação conserta para poder dar um parecer correto e um plano terapêutico para que se enquadre mais dentro da normalidade ao ponto de não vir a ter dificuldades e atrasos na aprendizagem.
        Atentamente Sérgio Pereira

        • Ana Filipa
          21.09.2021

          Boa tarde
          Tenho um filho com 2 anos e 10 meses, ele por si já é um menino com alguns problemas de saúde! Nasceu com problemas no rim esquerdo, pele atopica, depois ganhou estrevismo nos olhos, e etc…
          Ele sempre se relacionou com crianças, andou na creche. Passou agora para a salinha dos 3 anos, os meninos de sala são os mesmo do ano passado, e têm sido terrível lidar com ele… Ele grita por tudo e por nada, nunca está quieto, deita cedo, não dorme, fica acordado até perto da meia noite, acorda cedo e anda sempre para traz e para a frente… Quere tudo a maneira dele, se não tiver a sua vontade grita, atirar-se pro chão sem ver por onde se atira, atira coisas pela varanda de casa fora, faz birra em qualquer lado… Ora não pára mesmo 😞 eu não sei mais que faça com ele, eu ralho, eu castigo, as vezes nem ligo, e não adianta nada! Não está quieto por instantes! Tenho uma menina com 8 anos, ele bate na irmã, faz o que quere dela porque ela tem medo de fazer alguma coisa ao irmão e magoalo.
          O que devo fazer?
          Sou mãe solteira, vivo sozinha com eles e estou a surtar 😞😞

          • 23.09.2021

            Apreciada, ao estar a sofrer por tanta pressão e obrigações e deveres que tem de corresponder, fax com que não consiga arranjar soluções para uma melhor qualidade de vida. Sugiro que venha a uma consulta o quanto antes, para que possa ser encontrada estratégias para ir solucionando problemas e poder ajudar o seu filho e a si.
            Atentamente Sérgio Pereira

      • Eloisa Dantas
        12.09.2020

        Eu também tenho um filho e estou precisando muito de ajuda ele tem epilepsia e também foi diagnosticado com. hiperatividade ele tem11 anos e desobidiente explosivo agresivo mas quando ele machucar alguém ficar triste e arrependido ….mas o problema maior e quê ele não que fica em casa,, e devido o seu comportamento estou tendo muito problema ,,ele está sempre apanhando na rua e recebo enumeras reclamações de perçoas que não sabe que ele é himperativo ,,,e eu estou com duas crianças pequenas pra cuida aí não porço está todo o tempo de olho nele pra não fugi de casa ,,,,ele pula muro nada o cegura ,, hoje o pai dele foi trabalhar e eu fui por as duas crianças pra dormir ,ele aproveitor e fugiu chegou muito machucado e assustado baterão nele na rua novamente ..😥, tem uma coisa ele sempre conta tudo como aconteceu e sempre assume que foi ele que agrediu primeiro …não sei mas ok fase já procurei o Conselho tutelar pra mi ajudar até agora nada conseguimos….é ele é um menino de estatura pequena ele tem 11 mas parece de7 ou 8 anos fica complicado saber se é uma criança ou um adolescente não sei com quem estou lidando…me ajudem por favo…tenho medo de perde meu filho….

        • Solange
          20.01.2022

          Bom dia.
          Tive um filho des de criança me deixava louca quebrava todos brinquedos, coloca fogo nos colchões em baixo da cama, fazia xixi nas plantas, cuspia nas pessoas, pagava uma professora para o ajudar nos deveres escolares, nunca tirava boa nota na escola, só reclamações, ficava louca, tinha medo de ter outro filho e fiz vários aborto. Hoje é adulto problematico, todo trabalho que teve des dos 16 anos que o coloquei a trabalhar para sair das ruas,, ele é mandado embora por dificuldades de relacionamento, sofro até hoje com preocupação com ele, ma acredita depois que cresceu, bebia muito, fumava muito, vivo triste me preocupo com o futuro dele, ele sempre queria me sofrer, dizia de pequeno que iria viver com o pai e que iria o ajudar, que ia comprar uma casa linda e eu ia perder tudo que tinha. Umas coisas muito louco, quando chegou a idade de 17 ou 18 anos voltou a escola inteligente, passou em 2 faculdade, mas não ia a faculdade bar e amigos e mas nada gastava tudo que ganhava com os supostos amigos em mesa de bar. Conclusão abandonou a faculdade, por causa dessa agitação, desobediência, batia em cachorrinha que tinha, a cadela não gostava de crianças por causa da dele,
          problema na escola sempre tive, a escola o convidava a se retirar por não o aguentar. Arranjei vários psicólogo e nada de ajuda, neorologista também, fizemos um eletro, ele disse que ele tinha desritmia e precisava medicar, ele não gostava de dormir, horrível.
          Pois bem! Começamos o tratamento, logo alguém me disse que eu não deveria continuar que ele era uma criança ativa que eu era fazer mal a ele com o medicamento.
          Conclusão deixei o tratamento.
          Na época dos 12 aos 16 fugia de casa usando droga, roubando, quando estava muito mal de bronquite dificuldade de respiração, pedia para voltar para casa. Cuidava, dava medicação ele melhorava voltava para rua, um dia foi preso com 15 para 16 anos, aí mudei a tática, todas Segunda feira recortava anúncio de oferta de emprego para menores, lhe dava dinheiro para passage, e manda ele arrumar um emprego.
          Não queria estudar, usando droga, tentei o trabalho, porque queria tênis de marca caro, e eu não poderia fazer a vontade dele, apesar de que eu sempre lhe dei boa alimentação, brinquedos, passei, viagem de férias, tinha uma vida que não lhe faltava nada, dentro de minhas condições. Tinha seu quarto, foi filho único até os 12 anos.
          Hoje tenho muito pena dele não consegue para em trabalho, desentende com todos, fico muito triste.
          Hoje a história mudou para, trabalho com crianças, e estou vivendo um pesadelo com um menino de 4 anos, não obedece mal criado, tudo que lhe digo não ele não aceita, grita quebra tudo, me ameaça o tempo todo, sou carinhosa com ele tento tudo sem êxito.
          Ele que dá as ordens em casa, na escola todo dia reclamação.
          Bate a porta com força como se vai quebrar, me chuta, cospi na minha cara, me bate, estou querendo o ajudar mas me sinto incapaz, nula.
          O que fazer, já me preocupo com o futuro desse garoto como se fosse a minha história se repetindo.
          Me ajude por favor.
          Obrigada Solange

          • 12.02.2022

            Apreciada Solange, a historia que nos conta, não é fácil de ajudar somente por uma mensagem como esta.
            Contudo, somente você sozinha não consegue mudar o mundo nem o comportamento dos alunos com problemas de comportamento. Pode ajudar, mas não queira realizar essa tarefa sozinha. Tente envolver o resto dos colegas, os professores, os pais e entidades competentes da região

  • Cao
    22.10.2016

    Ajudou imenso com uma criança bem chata que ficou em minha casa durante 2h. Obrigada, mas n funcionou

    • 27.10.2016

      De que forma o podemos ajudar ?

      • Priscila
        06.12.2017

        Meu filho tem 5 anos e é praticamente impossível
        Ele faz uso de risperidona mas não TÁ adiantando muito.
        O q devo fazer?

        • joyce Oliveira
          14.05.2019

          Priscila vamos trocar contato, meu filho tem 5 anos e usa respiridona. Preciso conversa com alguma mae, que passe pelo mesmo que eu. meu zap 21 969833721

      • Rikineia cunha
        22.12.2021

        Boa tarde Dr. Meu filho de 4 anos é super agitado, adora chamar atenção, fala muito, é nervoso, grita, chora, mas é carinhoso demais e muito inteligente, ele tem muita facilidade em gravar as coisas ex história de livro contado apenas uma vez ele decora tudo, propaganda de tv etc. Ele também inventa muitas histórias o tempo todo. Não sei quando é realidade ou invenção dele. Fico me perguntando se as birras dele é apenas manha ou se realmente ele tem algum probleminha. Desde quando nasceu ele tem dificuldade em dormir, não gosta de ficar sozinho, tem muita necessidade de ser o centro das atenções.Tenho uma filha de 10 anos ela é oposta dele. Me ajuda por favor!

  • Sara Ghirelli
    11.12.2016

    Ola tenho bastantes problemas com o meu filho de 4 anos.. nao consigo a imporme em manheira nenhuma ja tentamos muitas opçoes mas seja eu o meu marido e tambem os meus pais nao estamos conseguir que ele seja com um comportamento correcto. Ele è muito energico e tambem nunca consegue ficar com atencao por mais de 15 20 min a uma coisa.. nao liga a quasi nenhum brinquedo e ultimamente esta a tornarse um pouco violento. .. nos estamos muitos mau porque somos boas pessoas e sempre lhe demos o carrinho e a atencao que merece … podem ajudar nos?

    • 08.02.2017

      Boa tarde Sara. Lamentamos a tua situação familiar pois sabemos o quanto é complicado viver nessa dinâmica.
      MAs claro que podemos ajudar pois somos especialistas em comportamento infantil.
      Desde modo, pergunto-lhe onde vive ?

      • claudia
        16.08.2017

        tenho um neto de 4 ano e 6 meses e hiperativo não quero dar o remedio que a neurologista receito venvase acho muito forte, meu neto e muito inteligente dorme bem so e muito agitado com devo agir com ele

  • Alberto
    23.02.2017

    Boa tarde!
    Obrigado pelo artigo publicado!
    Tenho um neto de 6 anos com diagnóstico de TDAH e realmente é difícil ter o comodi das ações o tempo todo. Cado sempre sobre condições demandadas por ele.
    Claro que as dicas são importantes. Gostaríamos de conhecer mais experiências bem sucedidas com crianças com TDHA.
    Observamos obseguinte:
    1) nas oficinas de capoeira o mestre(professor) tem comando da situação obtemos todo com um simples indicar de dedo 👇🏻;
    2) A pedagoga também consegue ficar no comando.
    Como estar no comando da situação, com o garoto?

  • Lisete
    29.06.2017

    Por favor preciso de ajuda,pois o meu filho tem hiperatividade e défice de atenção, tem muito baixa estima,tem 13anos e parece que nunca mais cresce de cabeça,está muito acriançado. E quando não é medicado,está constantemente a ser desobediente e parece que goza com as pessoas,neste caso com o pai e mãe,em situações sérias ele ri-se e diz que não sabe porque se ri,mas não é de propósito. Damos-lhe educação, o pai é muito rijo com ele mas na há maney de o ver a crescer e mudar o comportamento.

    • Patricia
      20.03.2019

      Tenho um filho se 11 anos que em julho fará 12,ele é mt imperativo nervoso e Mts das vzs agressivo e ando sem paciência

  • claudia
    16.08.2017

    tenho um neto de 4 ano e 6 meses e hiperativo não quero dar o remedio que a neurologista receito venvase acho muito forte, meu neto e muito inteligente dorme bem so e muito agitado com devo agir com ele

  • tania santos
    16.09.2017

    Eu penso ter uma criança de 6 anos que tem défice de atenção c hiperatividade
    Não para quieta. Não ouve o que se lhe diz por mais de 5 mins. Tenho um questionário preenchido pela educadora e uma sugestão do pediatra de desenvolvimento para procurar um Psicologo infantil clinico que me ajude a diagnosticar esta situação e se possivel a tratá-la uma vez que eu não estou a conseguir lidar com a situação! Evito ao maximo gritar com ele mas é quase impossivel uma vez que ele faz exatamente o contrario do que lhe pedimos e dizemos-lhe uma coisa e 2 mins depois já está a fazer exatamente o contrario do que lhe pedimos.
    Tem uma obsessão com animais e passa a vida a fazer de animal!
    Entrou este ano no 1º ano e estou em pânico! Temo que não o percebam e ele se retraia uma vez que é muito fechado quando tem problemas
    Quero ajudá-lo!

  • Susana
    01.11.2017

    Boa tarde, tenho um sobrinho que lhe foi diagnosticado hiperatividade , a minha irmã está a precisar de ajuda pois está a leva-la á exaustão. Ele tem 5 anos.

  • Mara
    23.11.2017

    Ola. Tenho um filho de 7 anos na escola as professoras insistem por dizer q ele nao consegue se concentrar na aula, mais em casa ele é uma criança normal,porem na escola da igreja a monitora me relatar a mesma coisa. O que posso fazer?

  • Odete
    03.12.2017

    Dr Sérgio, li seu artigo no site e gostei muito. Estou passando por um”problemão” com meu filho de 8 anos, desde pequeno ele sempre foi muito agitado sendo que agora tomou proporções maiores, ele vem tendo um comportamento violento na escola com os amigos e em casa com os irmãos. Ele tem TDHA e estou desesperada sem saber como lidar realmente com essa situação. Se tiver como o Senhor me ajudar.
    Desde já agradeço.

    • 07.03.2019

      Como lhe podemos ajudar ?
      Até Sérgio Pereira

  • Camila Mafra
    05.12.2017

    Minha filha tem 3 anos e não obedece a professora na escola e nem os pais em casa. Agora resolveu bater nas coleguinhas. Não consegue ficar sentada escutando uma história e se joga no chão. Se vou ao supermercado é um problema, grita e chora quando quer alguma coisa. Por favor me ajudem. As pessoas me julgam pelo mau comportamento da minha filha.

  • Alberto Dos Santos Junior
    18.12.2017

    Boa tarde eu tenho um filho assim impossível de lhe dar com ele pq ele ñ vive comigo vive com a mãe dele em Fortaleza ele vem aqui em casa nas férias de dezembro passar o fim do ano comigo e meus pais mais estou ficando muito estressado pq ele e mal educado ñ tem limite em nada e eu não sei mais o que fazer pq a mãe dele e a vó dele deixa ele fazer o que quiser e quando ele chega aqui o estresse e inevitável. Gostaria de ajudar de como devo agir com ele.

  • simone
    25.12.2017

    Meu filho tem 5 anos e uma criança super inquieto!!

  • Luziane
    26.12.2017

    Preciso de ajuda minha filha e muito ativa nem uma criança gosta de brinca com ela ela não saber dividir os brinquedo sempre machuca os coleguinha sem querer pergunta de mais e curiosa de mais

  • Rafaele
    13.01.2018

    Olá, boa tarde!
    Depois de muito a família falar sobre crianças imperativas, resolvi ler sobre isso. E me identifiquei muito. Pois ninguém consegue ficar com ele para que eu possa trabalhar, me indentifiquei bastante.
    Como vcs podem me ajudar?

  • Leidiane de Moraes
    03.02.2018

    Boa noite, qual especialista posso levar meu filho para diagnóstico de déficit de atenção com hiperatividade? Preciso tirar essa dúvida da cabeça e saber comp lidar com essa situação, desde já agradeço.

    • 12.02.2019

      Psicólogo educacional assim como o pediatra são os únicos técnicos habilitados para diagnosticar essas problemáticas.
      Como em tudo, quanto melhor e mais experiente o técnico, melhores resultados mais ter.
      Att. Sérgio Pereira

  • Neiva
    03.02.2018

    Meu filho tem 3 anos e não e nada fácil nosso dia dia
    Ele e uma criança muito agitada e teimosa quando digo VC não pode fazer certas coisas não e legal isso não e bom. Ai que ele faz pior
    Tem hora que eu finjo que não vejo se falo fica mais difícil
    Necessitou muito de ajuda
    Obrigada

  • Márcia
    19.02.2018

    Socorro o meu filho me deixa de cabelo em pé e eu ja n sei o fazer mais com tanta hiperatividade

  • Denise
    19.02.2018

    Boa noite!
    Meu filho tem 3 anos,ele é muito,mas muito energético.não para.moro em recife,por favor me ajudem pois eu não estou sabendo como lhe dar com ele.
    As vezes perco a cabeça e lhe dou umas palmadas.
    Fico muito triste com isso,pois não fui criada assim.decidir coloca lo de castigo.por favor me ajude pois Eu AMO MEU FILHO

  • Veridiana
    24.02.2018

    Oi.minha filha e muiyo inquieta e agitada.as vezes acho q vou enlouquecer pois ela n me escuta e faz tudo ao contrário.ta sempre ligado no 220w.

  • rosenil
    01.03.2018

    Boa noite tenho um sobrinho com sintoma de hiperatividade. Está com dificuldade para aprender. Pois não se concentra para as atividades. E o diagnóstico que a escola orienta é medicamentoso. De que forma podemos ajuda_lo sem ser com remédios?

  • Cledivane
    04.03.2018

    Pesso ajuda ou melhor pesso socorro tem horas q tenho vinda de de morrer pq amo meu filho mas tem horas q não sei o q fazer não twnho controle de nada estou abeira de um colapsos me digam jogos q posso comprar q tarefas posso faze dentro de casa to pra correr louca

  • DIVA
    12.03.2018

    Meu filho apresenta todos os sintomas de hiperatividade. Todos os dias a professora faz reclamação dele , dizendo que a chutou por ela lhe chamar a atenção . Ele se diverte empurrando e até batendo nos colegas para chamar a atenção p brincar . Ele tem 4 anos e eu estou desesperada com tudo isso. Também preciso de ajuda .

  • Michele Priscila da Silva
    19.03.2018

    Ajuda bastante mas como é que devemos agir com as outras pessoas tipo sociedade e escola?
    Pois pelo que estou passando alguns professores estão completamente despreparados para lidar com crianças com hiperatividade e defit de atenção desde já obrigado

  • Luana
    20.03.2018

    Primeiramente obrigada pelas dicas, realmente serão de grande ajuda. Moro no sudoeste do Paraná no Brasil e Tenho uma sobrinha de 6 anos que é hiperativa, não sabemos mais o que fazer com ela, recebemos muitas reclamações da escola, ela fica muito nervosa quando dizemos que não pode bater nos colegas ou quebrar coisas, e por fim não sabemos mais o que fazer já que falar não resolve! Estamos preocupados com medo de ela perder o primeiro ano da escola! Pode nos dar alguma dica?

  • Audenice
    22.03.2018

    Tenho duvidas se minha filha é imperativa pois ela é tem momento que ela muito estressada sangada quer joga as coisa em mim nao se comporta nao gosta de esta aonde tem muita gente

  • Audenice
    22.03.2018

    Ela tem 2 anos e 6 meses

  • Simone Rodrigues
    23.03.2018

    Bom dia!!!
    Hj a pediatra da minha filha encaminhou ela para o neurologista, desde bebezinha ela nunca dormiu bem, chorava demais, afinal chora até hj por tudo, muito estressada, da pitis. Tô muito triste e cansada não sei o que fazer 😥

    • 04.04.2018

      Que idade tem a sua filha ?
      Atentamente Sérgio Pereira. Psicologo

      • Raiane
        23.04.2018

        Oi doutor, trabalho com crianças e adolescentes em risco mais em 10 anos nunca tive tanta dificuldade com a imperatividade, pode me ajudar

        • 19.05.2018

          Apreciada Raiane,
          Dispomos de cursos para ajudar professores e pais a lidarem com a hiperatividade, assim como um programa especifico de tratamento da hiperatividade e falta de atenção.
          Tem a possibilidade de estar presente em algum dos nossos cursos ?

          Atentamente Dr. Sérgio Pereira

          • Tatiana
            28.09.2021

            Olá DOUTOR onde encontro este curso ?

          • 29.09.2021

            Já realizamos este curso, mas atualmente está encerrado sem previsão de abertura, provavelmente poderá haver nova formação em Janeiro.
            Atentamente Sérgio Pereira

    • Fátima Mendes
      20.07.2020

      Boa noite, venho por este meio.
      Gostaria de saber como acalmar uma criança que não para quieto.
      Preciso de sugestões de algo.
      Agradeço resposta! obrigada.

  • Luana Abi Saber
    02.04.2018

    Obrigada pela publicação, tenho uma filha de 12 anos imperativa, mas muito dócil, amorosa mas se enquadra em diversos fatores exposto pelo senhor.
    Pena estar longe pois com certeza gostaria de poder fazer o tratamento dela no seu consultório.
    Parabéns pela iniciativa.

    • 04.04.2018

      Obrigado pelo seu comentário construtivo sobre a nossa página.
      Mesmos sendo de longe dispomos da modalidade de consultas por Skype para os pacientes que não vivem em Lisboa.
      Ou tente vir a uma primeira consulta para lhe podermos dar ferramentas para você mesma ajudar melhor a sua filha.
      Att. Sérgio Pereira

  • Angela
    07.04.2018

    Sou catequista e tenho em minha turma um garotinho de oito anos,ele fala otempo todo, não obedece,faz gracinha, será interatividade ou apenas mal costume?, não estou conseguindo dar o encontro, nem terminar uma dinâmica.Será que podem me ajudar?

    • 27.04.2018

      Para ter um diagnostico desses seria necessário avaliar convenientemente a pessoa em questão.
      Contudo poderá experimentar técnicas de relaxamento e comportamento com ele, antes das aulas, para tentar aprender a minimizar cada vez mais os seus comportamentos desajustados.
      Att. Sérgio Pereira

  • Joosy Maria Pereira de Souza
    08.04.2018

    Tenho um neto de um ano e é muito inquieto, corre e brinca o dia todo não dorme direito a mãe muito cansada. Não dorme super estressada. percebo o cansaço no rosto dela. Gostaria de ajudá-la o que devo fazer?

    • 27.04.2018

      Apreciada José, na sua questão referiu que o seu neto tem 1 ano e meio ?
      Att. Sérgio Pereira

  • Juliana Lopes
    10.04.2018

    Minha filha de 3anos foi no neuropediatra e ele receitou remédio sem avaliar….ela não é agressiva e sim não para quieto….votaria de saber o que posso fazer sem remédio?

    • 27.04.2018

      Com 3 anos é muito recente para medicar uma criança por problemas de comportamento, mas isto é a minha opinião, pois cada caso tem de ser avaliado convenientemente. Por sim consultar outro especialista para ter uma outra opinião.
      Contudo se procurar médicos poderá estar a direcionar a sua ajuda para a via da medicação. Tente procurar um psicólogo para lhe poder ajudar a si a à sua filha em problemas de comportamento. Poderá ser mais adequado.
      Att. Sérgio Pereira

  • Sofia Lume
    19.04.2018

    Boa tarde, aqui na ilha da Madeira, vocês têm algum representante??

    Desde já obrigada.

    • 27.04.2018

      Apreciada Safia, dispomos de modalidade de consultas por skype.
      Modalidade muito usada para pacientes que não vivem perto de Lisboa.
      Prentede mais informação sobre esta modalidade ?
      Att. Sérgio Pereira

      • Maria De Lourdes Costa Pereira
        15.11.2019

        Olá doutor Sérgio Pereira.
        Gostaria de aprender a saber cuidar do meu filho de 3 anos que teve o diagnóstico de hiperativo. Me envie o seu Skype para que eu entre em contato com o senhor.

        Muito obrigada.
        Maria De Lourdes Pereira.

        • 24.02.2020

          Vive perto de Lisboa ?
          Responda-me para Serpsicologia@gmail.com

          • Liliane
            26.12.2022

            Meu filho tem três anos, muito nervoso, agitado, inquieto e agressivo.nao fica quieto um minuto.brigo converso e bato,mas não adianta nada.to desesperada não sei mais como lidar.

          • 27.12.2022

            Crianças hgperativas não se devem castigar por não terem a capacidade de realizarem as tarefas de outra forma. Se tivessem a escolha de estarem concentrados ou agitados, seria mais aceitável, mas não têm. O processo de trabalhar uma criança hiperativa é longo de demoroso, mas quanto mais cedo começar, mais cedo tem resultados práticos. Existe una infinidade de trabalhos para as crianças que não têm muita capacidade de atenção. Aconselho neste caso a perguntar aos nossos serviços sobre os tratamentos para hiperativos.

            ITAD – Instituto de Apoio e Desenvolvimento
            21 469 3241
            Lisboa

  • Penelope
    20.04.2018

    Tem um filho também que ele é hiperativo ele tem 4 anos ele não para um segundo quieto ele é uma criança que até indo para escola os professores estão tão reclamando dele com a minha esposa entendeu ele não tá querendo atenção na aula ele não para quieto ele não dá atenção aos professores não dá atenção diretora e não para aí a professora indicou até uma psicopedagoga para ele sendo que eu tô vendo a dica aí quero ver se o senhor pode me ajudar em algo por favor

    • 04.06.2018

      O tratamento para o deficit de atenção é um processo que tem de ser iniciado presencialmente nas nossas clinicas.
      Tem possibilidade de vir a uma consulta na nossa clinica em Lisboa para uma avaliação ?

  • Regiane Aparecida
    23.04.2018

    Minha filha não para nem quando está comendo , é muito teimosa, não obedece, é desligada em tudo não sei mais o que fazer

    • 04.06.2018

      Pode experimentar deixar ela escolher a comida, se quer carne ou peixe, mas que veja a escolha.
      Pode responsabiliza-la por ser ela a chefe a mesa hoje. Pode tirar o clima de pressão e guerra para comer, mas sim valorizar outros aspectos da vida dela, como por exemplo.
      Tente alegrar o jantar para ser mais fácil criar apetite, mesmo que estejam mais tempo na mesa.
      Atentamente Dr. Sérgio Pereira

  • Dilza Moreira
    25.04.2018

    Muita obrigada…por esta página..parabéns. ..
    Quando terminei de ler…estava me sentindo bem…aliviada …
    Vou procurar colocar em prática as dicas…
    tenho um neto filho que é imperativo…às vezes me sinto cansada sem saída. …mas agora vou agir conforme às dicas….abraços …

    • 27.04.2018

      Obrigado pela sua opinião e satistação.
      Esperamos sempre ser úteis.

  • Januzia
    28.04.2018

    Boa Tarde..
    Meu filho tem apenas 3 anos e é muito difícil lidar com ele.
    ele e elétrico 24 horas por dia.
    Porem tenho duvida sobre se ele e ou não hiperativo. Pois apesar da indisciplina ele e muito inteligente consegue ficar um bom tempo montando um quebra cabeça, assiste e presta atenção nos episódios dos desenhos a ponto de assistir novamente e jã saber o que vai acontecer.
    Entretendo sair de casa com ele e estresse na certa foi e muitooo inquieto.
    Parecem informações um pouco controvérsia mas e exatamente assim.
    Moro no interior baiano cidade pequena onde não temos acompanhamento com psicopedagogo nas escolas.

    • 19.05.2018

      Os sintomas que descreveu coincidem todos com o diagnostico de hiperatividade.
      Quando ha muito movimento ele consegue concentrar, quando ha pouco ele distrai-se de imediato.
      As crianças com hiperatividade são descritas como inteligentes e resolvem facilmente problemas complexos para a sua idade.
      Aconselho a introduzir no dia a dia dele atividades mais calmas e relaxastes. Ler livros e conversar de forma ordenada é uma excelente ajuda que você mesma lhe pode ajudar. Tablet, jogos de telemóvel e etc são de retirar por completo. Pode aprender informática num pc com o objetivo de aprender a trabalhar nele e não só jogar.
      Atentamente Dr. Sérgio Pereira

  • Anderson
    02.05.2018

    Bom dia tenho um filho de 4 anos que é imperativo não esta aprendendo na escola por não prestar atenção nas aulas o que posso fazer para eles da nais atenção nas coisas.

    • 19.05.2018

      Existe um plano de foco da atenção que dispomos no ITAD.
      Tem alguma possibilidade de vir ao nosso consultório para uma avaliação ?

      Atentamente Dr. Sérgio Pereira

  • Leandro poppi mendes
    05.05.2018

    Me chamo Leandro tenho 42 anos. Sou tdah. A grande mudanca tem de comecar nos pais e familiares. Minha mãe quando fui diagnosticado não aceitou. Tenho dois filhos com o mesmo diagnostico. O que precisa ficar claro, não é uma doença e sim um desvio de comportamento por falta de uma enzima do cérebro. As técnicas colocadas pelo Dr. Sérgio são sim funcionais. Porém como todo proceso de aprendizado leva algum tempo para funcionar. A atenção dada a quem tem este diagnostico feita na fase inicial pode no futuro mudar a vida destas pessoas. Dr. Sergio estes tempos li um estudo que colocou o uso da ritalina como não funcional. Eu usei e meu filho mais velho tb. O Sr. viu algo sobre isso?
    Obrigado desde já.

    • 19.05.2018

      Apreciado Leandro, muito obrigado pelo teu testemunho. Sem duvida que uma família com pais com conhecimentos sobre o tema ajuda imenso no desenvolvimento dos filhos com estas dificuldades de aprendizagem como é a hiperatividade e a falta de atenção.
      A Ritalina tem que funcionar pois é um químico bastante forte. Contudo o peso das pessoas pode influenciar e muito o efeito da medicação. O facto de também estar a tomar este fármaco sem estar clinicamente diagnosticado pode inclusive ser perigoso.
      Aconselhamos a expor essa situação ao medico que lhe prescreveu a Ritalina.

      Atentamente Dr. Sérgio Pereira

  • Gabriela Prado
    15.05.2018

    Olá estou com problemas com minha enteada de 4 anos no começo achava tudo graça dela mas percebi pesquisando que ela tem hiperatividade .Ela fica todo domingo comigo o pai e minha filha todos nós com muita paciência mas chega um ponto que ninguém mais aguenta ela é extremamente agitada briguenta e quer tudo do jeito dela se não chora e emburra.Ela acaba tirando a paciência de todos como faço para ajuda la? Pois pelo que li sobre hiperatividade isso afeta na escola. Ela já reclama para mim que a professora chama ela de chata e que não tem amigos eu converso com ela mas percebi que preciso de mais orientação de como fazer…
    com a mãe dela eu não tenho nem como fazer isso pois ela jamais aceitaria dizer que a filha tem hiperatividade

    • 18.05.2018

      Os pais aceitam os problemas dos filhos quando sabem que estes estão com dificuldades. A mãe pode negar o problema da filha, mas os professores e amigos irão muitas vezes alertar e a mãe irá ter que aceitar. Até isso acontecer, mostre à mãe artigos que falem sobre este problema para que ela se sinta cada vez mais sabia no tema e o possa aceitar porque conhece e não recusar o que não conhece.

  • Sterffani Rodrigues
    17.05.2018

    Oi Dr,

    Sou professora da educação infantil, alunos de 4 anos de idade, e na minha sala de aula tenho um garoto, sem laudo médico, que se encaixa em vários sintomas de hiperatividade.
    Às vezes é extremamente difícil controlá-lo, até porque tenho os demais alunos pra dar atenção, mas a partir de hoje, tentarei colocar em prática suas dicas!

    Torço para que dê certo!!

    Beijos!

    • 18.05.2018

      Esperamos que ajude. Só o fato de conseguir manter a calma ao lado dele já é muito positivo para si e para ele.
      consiga que ele fale calmamente, pois isso irá acalmar a sua mente e contribuir para diminuir muito a hiperatividade.
      Tudo de bom para si

  • Iara
    19.05.2018

    Tenho um sobrinho que nasceu de 7 mês agora está com 1 ano e meio não sabemos o que fazer e como lidar já levamos em vários médicos , não gosta de comer toma o mama pouco na mamadeira só dormindo não para quieto muito agitado tem dificuldade no sono chora por qualquer coisa ,o médico disse que se ele não quer come não é pra força . estamos preocupados demais Dr.

    • 04.06.2018

      Experimente deixa-los ter espaço para não querer comer, para poder atirar a comida ao ar, para poder deitar fora. Quando ele gostar da comida, tiver um aspeto infantil e especialmente, quando for para a mesa comer, que haja um ambiente muito agradável entre todos e não exista a pressão para comer. Até ele ganhar o gosto por voltar a comer, vá alimentando com outros alimentos variados como frutas, bolachas, vegetais cozidos e enfeitados de forma divertida, etc etc etc, a paciência também ajuda imenso nestes casos e quanto mais se divertir com a situação e não se furtar, mais rápido resulta.
      Favoreça o bom ambiente a comer e não a pressão e guerra para comer. Todos perdem assim.
      Att. Dr. Sérgio Pereira

  • Lilia Freitas
    28.05.2018

    Boa noite Dr tenho um menino com 7 anos foi diagnosticado com tdah e toma rubifen mas o comportamento dele esta pior so chama atenção a fazer o mal n respeita nenhuma das minhas regras ou limites leva me ao limite fazendo com q eu lhe de uma palmada e ele ri se como se nem sequer lhe tenha doído, ele n come direito nas refeições ele vai comendo o dia todo qd esta por casa eu escondo a comida pq mesmo q lhe diga não ele vai busca la e enfia tudo na boca para eu n lhe tirar. Na escola n tem boas notas e qd há confusoes ele está no meio e é sempre o primeiro a ser chamado ele mais pequeno estragava as construções dos outros para ficar de castigo de propósito. Se puder ajudar agradeço somos de Aveiro

    • 04.06.2018

      Aconselho a realizarem uma consulta de terapia familiar onde todos possam estar presentes. Tentarei ajudar-vos a terminarem a guerra e poderem experimentar estratégias para nutrir a paz a dialogo na família.
      Caso tenham esta possibilidade de vir a uma sessão em Lisboa, terei todo o gosto de poder ajudar-vos a não se sentirem tão perdidos e cansados. Ligue para a nossa clinica a pedir uma sessão de terapia familiar para todos dos membros. Atentamente Dr. Sérgio Pereira

  • Valquiria vieira da cunha costa
    06.06.2018

    Ola meu filho ja Fez uma vez o tratamento por 1 año más nao adiantou
    Agora parece q se agravou mais,nao sei o q faser ele Agirre os colegas.quase ficou um com tesoura.
    Nao se concentra na escola a profesora diz q ele e inteligente más nao para pra presta atencao.
    Ele nao cala a boca nem um minuto e muito eletrico, e gosta muito de chama atencao ele ja se deu socia no nariz de arranca Salguem.
    Se cortou com uma faca e esquentou e colocou nol cortado.
    Eu nao sei o q fasso.
    Quería sua ajuda. O q devo faser co. Ele. Obgd pela atencao.

    • 05.08.2018

      Vive perto de Lisboa ?
      Podemos agendar uma consulta presencial consigo para lhe explicar alguns dos comportamentos dele ?

  • Ariana
    08.06.2018

    Oi Dr meu filho é imperativo suas dicas me ajudaram muito obrigado

  • Cristiane Felix
    22.06.2018

    Boa tarde,
    Meu filho não foi diagnosticado com hiperatividade, mas desde de que entrou na creche em 2016 apresenta um comportamento agressivo, não se concentra, não consegue ficar parado, e desde então é reclamação todos os dias se não é da escola e dos avós que cuida ou de alguém que fica com ele. Agora em agosto faz 2 anos que ele passa com psicóloga, no ano passado ele ganhou uma bolsa de estudo numa escola particular com 10 dias ele foi expulso da escola foi então que encaminharam para o neurologista e a psiquiatra toma 20 gotas de levozine e mesmo assim é um menino agitado tiramos jogos damos disciplina já coloquei de castigo mas não adianta converso com ele todos os dias ele é filho único e sou separada mas ele lida muito bem com a separação eu pergunto porque que ele fica nervoso e a resposta sempre e que não lembra quando o neurologista passou o exame da cabeça que não me recordo o nome deu normal para idade já não sei o que fazer tento fazer de meu lar um ambiente tranquilo faço leitura, converso sobre Deus ensino as regras de bom comportamento e tudo onde fala sobre hiperatividade estou lendo apesar dele ainda não ser considerado hiperativo

    • 12.02.2019

      Parabéns por estar a conseguir lidar com uma situação muito complicada para a maioria das mães de filhos hiperativos.
      Se tem essa capacidade, possibilidade, oportunidade e amor, então é a melhor medicação que pode dar em casa, muita leitura, nada de gritos, muita conversa e regras. Ajudam imenso apesar de poder não ser suficiente por vezes, a largo prazo irão fazer imensa diferença nas capacidades escolares dele.
      Parabéns Cristine

  • Aline Silva
    18.07.2018

    Oi me chamo Aline tenho uma filha que é minha vida, ela tem 2 anos e desde bebê ela sempre demonstrou está sempre a frente das crianças de sua idade, ela tem muita energia nunca se concentra em nada.. quando saimos ela fica procurando algo para mexer… e quando é contrariada se irrita e sai correndo dizendo que vai embora, temos dificultade em coloca-la pra dormir, a pediatra passou senticalme pra ela , mas nao fez efeito nenhum, evito ate de sair com ela. E tento dar o maximo de atencao a ela, e quando tenho que trabalhar em casa,simplesmente ela nao me deixa quer atencao e ate chega a me bater… ela se estressa com tudo o que nao consegue fazer ou faz errado.. quem posso procurar para ter um diagnostico do que ela possa ter.. e ela é muito mas muito inteligente mesmo…

    • 12.02.2019

      Pela descrição que está a fazer, deveria ir a um psicólogo educacional.
      Certamente que será bem seguida com um técnico especializado nesta área, desde avaliação, conselhos como trabalho terapêutico.
      Atentamente Sérgio Pereira

  • Sara
    24.07.2018

    Bom dia tenho um filho de 5 anos. Q mostra todos esses sintomas.e não estou conseguindo controlar o meu nervoso em todo tempo ele quer chamar a atenção . Nao levo ele em festas por que fico com vergonha pois percebo q as pessoas reparam e isso me dói muito. Tenho uma filho de dez anos q é bem mais calmo…

    • 05.08.2018

      Não ha filhos nem comportamentos iguais.
      Ele terá de ser acompanhado.
      Os nossos programas de transtorno de atenção e hiperatividade têm uma duração de 6 meses. Poderá trazer o seu filho às nossas consultas ?

  • Keila cristina
    21.08.2018

    Olá doutor meu esposo tem uma neta de 3 anos agora ela É sua mãe está morando na nossa casa ..E depois que elas vieram a casa nunca mais teve paz ..a menina e um verdadeiro furacão se deixar ela fica 24 horas no ar ..E o dia tdo elétrica ela quer 5 coisas ao mesmo tempo já está aprendendo manipular as pessoas olha sinceramente tá difícil de aguentar

    • 02.11.2018

      Como a podemos ajudar nesta sua situação ?
      Pode vir a uma consulta com o seu esposo e sua neta para termos mais informações de como a ajudar?

  • Viviane Corrêa Mury Souza
    18.12.2018

    Boa noite!
    Tenho um filho de 3 anos pesa 17 kg que foi diagnosticado por ter um tique nervoso e hiperatividade…ele é mais agitado quando vamos á algum lugar do que em casa, o que posso fazer para ajudar meu filho?
    A doutora neuro pediatra passou risperidona 0,25ml gotas, 4 depois do almoço 4 depois do jantar, achei uma dose bastante alta…estou pensando em mudar de médico, me ajude?

    • 11.02.2019

      Todas as opiniões sobre medicação requerem uma analise mais profunda que não pode ser realizada por internet.
      Algo importante é realmente ter mais que uma opinião de médicos sobre os problemas que lhe podem aparecer. Contudo tem que pensar se o problema foi resolvido ou não. Medicação tem que ser muito bem controlada e analisada frequentemente a sua dosagem.

  • gerlandia gomes
    20.02.2019

    Tenho um filho com 8 anos que é imperativo estou desisperada por ajuda o psiquiatra passou 3 medicasoes para ele e ñ vejo resoltado

    • 07.03.2019

      Medicação nem sempre é imediata, contudo não se limite a tomar o que foi recomendado, pois este tipo de medicação tem de ser ajustada consoante os resultados que vá obtendo. Mais importante ainda é não limitar o tratamento somente à medicação, mas também ajuda psicológica especializada.

  • Caroline bueno
    24.04.2019

    Tenho uma filha de 7 anos com hiperatividade acima do normal fez tratamento com psicologa é psiquitria toma ritalina e rispiridona..e ultimamente anda tendo uns comportamento inacreditavel…

  • Rosilene de Cassia Saraiva
    28.07.2019

    Meu filho tem imperatividade e defiti de atenção toma remedio ritalina e fluxetina mas o que faz ele ficar bem e o ritalina so que quando passa o efeito ele se tranforma em uma criança agitada nao consigo tirar ele do celular ele adora assistir coisas de guerra e violentas e fico fazendo ele tirar o tempo todo mas se eu tiro o celular ele fica agitadiscimo tenho medo pois sei que ele não pode acistir essas coisa falo que vou tirar a internete eu tenho meu marido mas ele é iguinorante não sade lidar com ele aí eu não sei acabo discutindo com ele não sei se isso é certo ou errado pois estou fazendo isso perto do meu filho e ele ri quando isso acontece ele tem 10 anos e toma remédio desde os 7 foi quando consegui o diagnóstico mais ele sempre foi uma criança muito difícil agitada demorou para falar ele não e agrecivo mas percebi que esta ficando mais irritado e e a auto estima dele é baixa era pior mais depois que a neurologista passou a receitar o fluxetina deu uma melhorada sem o ritalina eu não aguento sera que ele vai ter que tomar remédio para sempre tenho medo da adolescência dele póis ja tenho 51 anos tive ele com41 e na epoca eu tomava remedio para panico e calmante parei de tomar o antidepressivo mas tinha que tomar o calmante as vezes pois o panico vinha e tinha que tomar leio muitas coisas sobre essa doença porque não tenho apoio psicológico nem para mim nem para ele e nem familiar as pessos só dizem coisas que só nos deixa se sentido só nao entende e falam esse menino não e normal tem alguma coisa eles não acha que imperatividade é doença acha que é apenas uma crianca agitada mas muito obrigada gostei muito do seu artigo li tudo

    • 29.08.2019

      Apreciada, não ha dois filhos iguais em feitio ou comportamento.
      A atitude do seu filho poderá ser explicado por vários motivos que trabalhado podem ser atenuados.
      Muitas vezes esses comportamentos podem-se dever a que em casa tem toda a sua atenção, mas não rua não, então provoca situações constrangedoras e alarmante para que tenha sempre a sua atenção mesmo em momentos que está a prestar atenção a outra pessoa ou situação.

  • Deborah
    28.08.2019

    Olá tenho uma filha de 4 anos e 8 meses, e ultimamente o comportamento dela está difícil, minha filha em casa é super calma, mas quando levo ela a lugares, qualquer lugar, ela entra em uma energia incontrolável, se é um restaurante, ou casa dos primos, parece uma criança que ñ tem limitações fico muito aborrecida com o comportamento dela, pois em casa é um amor e fora de casa parece um carro sem freio onde saí batendo e causando varios aborrecimentos, chego em casa converso, explico, as vezes bato, deixo de castigo, mas sempre reage assim, em casa ela comporta-se lindamente ñ me dá nenhum trabalho se recebo visitas ou levo ela a lugares ela faz de tudo pra chamar atenção e perde a noção das coisas, passo cada vergonha por que em casa ela tem um comportamento e na rua tem outro, e pra educar ela na rua na frente de todos nem sempre é possível as vezes pela vergonha, ou pelo agitamento dela mesma que vc pode falar, explicar e ñ resolve..
    pensava em um segundo filho, com esse comportamento dela perdi totalmente a vontade e ñ quero mais de jeito nenhum

  • Carina Pichel
    25.11.2019

    Boa noite Dtr. Sérgio,
    Li atentamente o seu post e gostei muito das dicas, pois tenho uma filha de 6 anos e recentemente foi diagnosticada com hiperatividade e déficit de atenção.
    A neurologista que a consultou passou me ritalina para lhe dar, mas eu confesso que não é por esse caminho que eu quero seguir. Quero muito ajudar a minha filha sim, mas antes de lhe dar o que lhe foi receitado, quero esgotar todas as outras hipóteses que tiverem ao meu alcance. Encontrei o seu post por acaso pois tenho pesquizado muito sobre este assunto.
    Gostava muito que o Dtr e toda a sua equipe me conseguisse ajudar a mim, mas principalmente, conseguissem ajudar a minha filha.
    Desde já, Muito obrigada

    • 24.02.2020

      O caminho da medicação é aconselhável desde que haja terapia complementar.
      Contacte-nos para lhe explicarmos ao detalhe esta terapia.
      Telefone: 21 938 4930

  • Lacy Maurity Gomide
    08.04.2020

    Obrigada Dr Sérgio por todo seu carinho e amor com os problemas dessas crianças. Não sei as demais familias, mais com meu neto e tendo lido tudo o que foi descrito e as suas respostas cada vez mais observo que agora com 10 anos o que meu neto precisa e de um bom psicologo(a) infantil. Desde criança, com menos de 2 anos apanha da mãe. Não é uma palmada é bater mesmo. Com 1ano e 7 meses os pais se separaram e qdo era o nosso final de semana e quando a mãe vinha pega-lo de volta Ele entrava em pânico, se escondia debaixo da cama, a traz do sofá, da mesa e me pedia para se esconder dentro do guarda roupas. Ele do ano passado pra cá está tomando remédio, não tenho acesso ao nome. Acredito a mais de 6 meses e não vejo nenhuma mudança. O que percebo e uma criança revoltada com as agressões da mãe e vejo que piorou a agitação. Antes acolhedor, sempre foi agitado mais muito amoroso. Agora agressivo. Que remédio é esse que está mudando uma criança de 10 anos. Agora o pai, meu filho não está tendo paciência e aqui em casa Eu com 64 anos não suporto ver o pai agora tratar o filho mal. Cadê o principal, a psicoterapia. E o médico e o mesmo desde que Ele nasceu. Médico da família e como ela estudou até o quinto período de medicina se acha médica. Não temos condições financeiras para ir a Potugal. Vou me informar sobre Skype.desde já agradeço. Deus o abençoe.

  • Lacy Maurity Gomide
    08.04.2020

    Meu neto com preto 10 anos e a mais de 6 meses toma remédio para hiperatividade. Ele sempre foi super inteligente, amoroso principalmente com crianças. Sou avó e tenho 64 anos . Tenho 3 filhos que foram agitados como Ele. O que observo e que o que Ele está se tornando é cada vez mais revoltado por apanhar e receber agrassividade por parte da mae desde bebê. O remédio só está piorando pois Ela achava que faria milagre. Ela se dirige a Ele com palavras de baixo calão, como fez ontem por telefone no viva voz. O pai mandou ele desligar na hora. Cadê a psicoterapia que é o que Ele na realidade precisa. O pai está perdendo a paciência e o esta tratando mal por ele o ter envergonhado. Sempre fiquei com crianças na igreja, conseguia controlar de dez a mais de vinte. Carinho, Amor e Atenção e ser compreendidas e o que as crianças precisam. As demais coisas como disciplina e etc., depende de como conversar e se fazer éden ter o certo e o errado. O que posso fazer por Ele?

    • 13.04.2020

      Apreciada Lacy, simplesmente fazemos o que sabemos e gostamos de fazer.
      Gostávamos muito de poder a poder ajudar.
      A modalidade de consultas por internet funciona muito bem, seja por skype ou outro programa apropriado.
      Estamos aqui para a poder ajudar.
      Att. Sérgio Pereira

  • Fabricia freire Gonçalves
    25.04.2020

    Tenho um neto crio ele des de que nasceu mas ele agota vai fazer 5 anos mas ele não fica queito em lugar nenhum muito agitado compulsivo para comer não gosta de feijao tonou raiva de feijão agora se escode e faz fezes nas calças grita nervoso preciso de quando ta com celular coloca no último volume mas não gosta de ficar no escuro muito difícil de lidar

  • Paula Cristina de oliveira
    10.06.2020

    Minha filha tem10 anos e muito agitada nao presta atenção na aula e nervosa toda hora tem que ficar chamando atenção dela vc fala pra fazer alguma coisa ela faz tudo alcontrario ta muito dificil nao sei como ajudar mais pode me ajudar pra poder ajudar ela

    • 12.06.2020

      Somos uma clínica especializada em problemas escolares. Nomeadamente, transtorno de deficit de atenção com hiperatividade, TADH.
      Dispomos de muitos pacientes estudantis e adultos a trabalharem a sua melhoria e condição cognitiva com os nossos técnicos.
      Colaboramos com muitos agrupamentos de escolas publicas para dispor desta ajuda especifica.
      Peça consulta com os nossos técnicos para lhe explicarmos o nosso modelo de intervenção e duração do tratamento para ficar mais esclarecida sobre o modelo que usamos para poder ajudar o seu filho a ser melhor aluno e ter a escolaridade mais facilitada.
      Atenciosamente Sérgio Pereira

  • THAIS P V DO CARMO
    10.07.2020

    É possível ajudarem com apoio pelo whatsapp e orientações , pois estou no Brasil/ Rio de Janeiro. Um casal de amigos está com muitas dificuldades de lidar com o pequeno de 3 anos … Obrigada. Aguardo um contato.

    • 10.07.2020

      Apreciada Thais, dispomos de consultas on line através de várias plataforma diferentes.
      Envie um email para institutoitad@gmail.com como seu pedido, para lhe enviarmos as informações sobre o procedimento a seguir.
      Atentamente Sérgio Pereira

  • Fátima Mendes
    20.07.2020

    Boa noite, venho por este meio.
    Gostaria de saber como acalmar uma criança que não para quieto.
    Preciso de sugestões de algo.
    Agradeço resposta! obrigada.

    • Fátima Mendes
      20.07.2020

      Tenho uma filha de 4anos
      Não consegui ficar muito tempo quieta.o que fazer nesse caso
      Normalmente fica quando esta destraida.fora isso não acontece.
      Sempre a correr não fica sentada.
      Em casa até fica sentada quando estamos juntos.fora isso é um stress
      Preciso de algumas informações de mães que estejam a passar pelo mesmo e o que fazer

      • 26.07.2020

        Existe muitas estratégias que acalmam as crianças. Contudo caso estejamos a falar de uma criança com hiperatividade, será necessário realizar terapia para que ela própria se consiga acalmar.

    • 26.07.2020

      As crianças precisam de trabalhar e desenvolver a capacidade de estarem quietas.
      Contudo, crianças hiperativas necessitam de terapia psicológica para o conseguir fazer, caso contrario será muito difícil até atingirem a idade adulta.

  • Edna dos Santos
    27.08.2020

    Olá eu tenho um filho de 12 anos ele não sabe falar direito ele não guarda recado ele não sabe dar um recado e ele é muito teimoso leva carão agora na mesma hora tá fazendo tudo de novo preciso de ajuda

    • Sérgio Pereira
      24.02.2021

      Teríamos que avaliar o seu filho para perceber a razão do seu comportamento.
      Tem possibilidade de vir a uma consulta para realizarmos uma avaliação ?

  • Joana
    04.09.2020

    Bom dia,

    O meu filho tem 5 anos, é surdo bilateral com surdez neuro sensorial e não pode ser implantado. Também foi recentemente diagnosticado com espectro de autismo. Por motivos pessoais não pude o colocar na escola mais cedo pois viajava para o país onde o pai dele vive. Ele começou na escola em fevereiro, na pré o que ajudou um pouco em relação da alimentação. Agora que ficou de férias o mês de agosto ele ficou muito inquieto e rebelde. Eu sempre saí com ele para a praia e para o parque o mais que podia. Mas tornou-se muito cansativo para mim que para ele. Enfim, vivo com os meus pais pois eu separei-me do pai dele. Na casa dos meus pais tornou-se um autentico inferno, eles não têm paciência e não colaboram muito a nível de ajudar a educar. Mas também não quero exigir mais deles pois têm 60+ anos. Ele está muito agitado, sobe tudo, estantes, mesas, armários etc, Já partiu imensos quadros e outras coisas em casa, desarruma tudo, abre tudo e tirar tudo para fora, agarra das cortinas para se balançar. Está a ser um caos e os meus pais já não aguentam e eu sinto-me muito desprezada com vontade de chorar a toda a hora, já chorei em público também por ele não andar direito, se jogar para o chão quando estou a segurar-lhe pela mão, ele uma vez fez tal movimento que eu caí com ele. A terapeuta ocupacional pediu para criar um espaço só dele em casa com os seus brinquedos e assim, só que os meus pais não concordaram pois o quarto que ele dorme também serve para outros dormirem quando vêm de férias. Fico triste por ele não poder ter o seu próprio espaço. Eu também não tenho, durmo no sótão e para privacidade uso uma cortina. Familiares já me disseram que talvez devia internar o meu filho numa instituição, só que não estou de acordo com isso e parte-me o coração só de pensar, eu amo o meu filho e quero fazer tudo o que puder para o ver suceder na vida com a sua autonomia. Eu estou desempregada e de momento mesmo por mais que queira nem posso trabalhar porque tenho de levar o meu filho a lugares durante a semana e não posso contar com ninguém para o fazer por mim. Estou mesmo no limite à beira de ter um ataque de nervos. Por favor ajudem-me.

    • Sérgio Pereira
      24.02.2021

      Apreciada Joana, recebemos o quanto a sua vida neste momento não está a beneficiar ninguém, gostaríamos de lhe poder oferecer uma consulta de psicologia de forma gratuita para lhe ensinar técnicas que lhe ajude a sentir-se melhor e que consiga reorganizar a sua vida.

  • Naya Souza
    04.10.2020

    Boa noite, minha filha tem 3 anos e 7 meses, é muito amorosa, agitada, e não gosta de ser contrariada,de uns tempos ela andar a nos levar ao limite, e qd VC tenta acalmar de todo, é bem pior…os gritos são uma tortura para todos(país,vizinhos, seja quem quer, que for) tem sido difícil, qs impossível, depois do surto de raiva, ela é capaz de ficar amuada, e diz que tá chateada e às vezes pede desculpa, pq já perdi um tanto do eixo tbm, as tantas digo que se ela continuar a polícia e a assistente social pode vir tirar-la de nós, por achar que é maus tratos….não há um dia sequer, que ela durma e não incomode a vizinhança, ela grita , chora, diz que não quer dormir…enfim é péssimo, e é uma criança que tem TD atenção , cuidado e amor…já não sei o que fazer, se digo que vou sair, ela põe se no chão e começar a chutar as portas, se digo para calar se não a polícia vem, ela grita mais ainda, se peço para vir dormir é um castigo, tem sido uma tortura psicológica, na creche dizem que é prestativa ,amorosa, ca em casa, me trata como se eu fosse a criada dela, qd imponho me ,ela surta , enfim ajudem -me por favor!!!

  • LUCIANA Almeida Barbosa
    12.10.2020

    Preciso de ajuda!
    Minha filha tem 1 ano e nove meses, ela é muito agitada, não sossega nem para se alimentar, não para quieta nem por um instante, ela quebra tudo que pega e a única brincadeira que ela gosta e jogar os brinquedos e desarrumar quando estão arrumados, ela sobe em todos os móveis, parece não ter medo do perigo.
    Mas ao mesmo ela se mostra ser bastante inteligente, pois já fala de tudo, conhece os números de 1 a 9, já sabe ler algumas letras e conhece algumas cores, formas e animais e sabe imitar os sons deles. Com essa agitação que ela tem, não me dá tempo pra nada, estou a beira de um colapso, vivo tentando encontrar paciência, pois ultimamente a perco com facilidade.
    Apesar de ser assim, minha filha é muito carinhosa e amorosa, só se revela se não fizer suas vontades.
    O que faço? Por favor me ajudem.

  • Bia
    20.01.2021

    Boa tarde! Meu filho tem 2 anos e meio, já levei na neuropediatra, ele fez terapia com a TO e fono, mas não vi melhora! A médica falou q ele tem traços de hiperatividade, é mto difícil e cansativo o dia a dia! Não obedece, agente fala mil vezes, e mesmo q nada, mto agitado, bagunça tudo, pra sair na rua é um problema, ir a festinhas, praia, tudo se torna uma dificuldade. Não sei mais o q faço!

  • José Manuel
    24.01.2021

    Joyce. O que serias “zap” ?

  • Julie Vitoria
    12.03.2021

    Bom dia tenho um filho de 2 anos é 7 meses está fazendo tratamento com Neuropediatra e acompanhamento na APAE de Alfenas mg que no caso é a onde eu moro. No começo ele respondeu bem ao tratamento faz uso de Risperidona mas n esta fazendo efeito. Ele se machuca, se morde, bate nos outros, nao sabe brincar so sabe tacar as coisas, grita muito,nao para nem pra comer, nao dorme direito, não possos sair com ele pq ele sempre sai correndo e é perigoso pq ele ja quase foi atropelado, e por ser assim ainda nao consegui fazer o desmame ele chora muito eu tento acalma ele de todas as formas mas não estou vendo resultado, peço uma orientação pq esta muitos difícil desde ja agradeço!!

    • 04.08.2021

      Apreciada Julie, muito tem de ser dito e trabalhado em relação à descrição que me deu.
      Preciso de algum tempo dedicado a si e ao seu caso para a poder ajudar a si e ao seu filho.
      Contudo a primeira coisa e mais urgente que lhe tenho de dizer é que é impossível diagnosticar uma criança de 2 anos com PHDA. Cuidado com o que estão a fazer a um menino com 2 anos que nem personalidade ainda foi criada.
      Somente depois dos 7 anos se deve fazer esse diagnostico e qualquer terapêutica.
      Atentamente Sérgio Pereira

  • Ana
    08.07.2021

    Bom dia,
    Tenho um filho de 11 anos com PHDA, diagnosticada em 2016. Quando recebi o diagnóstico, que ignorava por completo, procurei documentação científica para entender o seu problema. A ajuda que posso dar aos pais ou outros que lidem com crianças com PHDA é aconselhá-las vivamente a se adaptarem às características natas e involuntárias, compreender, falar (gritar não!, bater nunca!), repetir tantas vezes quanto seja necessário, criar horários diários (pequenos momentos de estudo, p.e., com pequenos momentos livres intercalados) e comprometer as crianças com esses horários, ajudar, ser tolerante, apoiar, incentivar, ouvir!!!, dialogar muuuuito (nada de monólogos), oferecer estratégias, estar do seu lado, sorrir, brincar e amar. Eles não têm culpa. Isto não retira a parte da educação (serena), das obrigações (programadas) e, claro, da medicação (ajuda de um neuropediatra ou pedopsiquiatra é essencial).
    O meu filho tinha baixíssima auto estima, enorme ansiedade, tiques nervosos, medos, dificuldades escolares, era repreendido (por outros familiares) de forma constante, redutora e acusadora. Um erro! Neste momento entende-se, gosta de si, esforça-se por se auto controlar, dá valor ao que faz, é cumpridor, educado, gentil e respeitador. Com ou sem PHDA se não respeitarmos também não podemos esperar respeito.
    Certo é que nós, pais ou mães, temos de nos dedicar e ajudar muito, mas muito mais do que com uma criança sem PHDA. Isto porque tenho um filho mais velho que não padece desta condição, portanto, tenho comparação.
    Espero que esta minha experiência e partilha seja uma ajuda para que pais com filhos com PHDA sejam capazes de viver felizes e tranquilos num ambiente envolvente e carinhoso. Estas crianças merecem ser felizes!

  • Ieda Maria Gomes de Araújo
    12.09.2021

    Muito proveitoso esses comentários

  • Rikineia cunha
    22.12.2021

    Boa tarde Dr. Meu filho de 4 anos é super agitado, adora chamar atenção, fala muito, é nervoso, grita, chora, mas é carinhoso demais e muito inteligente, ele tem muita facilidade em gravar as coisas ex história de livro contado apenas uma vez ele decora tudo, propaganda de tv etc. Ele também inventa muitas histórias o tempo todo. Não sei quando é realidade ou invenção dele. Fico me perguntando se as birras dele é apenas manha ou se realmente ele tem algum probleminha. Desde quando nasceu ele tem dificuldade em dormir, não gosta de ficar sozinho, tem muita necessidade de ser o centro das atenções.Tenho uma filha de 10 anos ela é oposta dele. Me ajuda por favor!

    • 16.02.2022

      Pela descrição parece que tem um filho com todas as capacidades cognitivas e emocionais adequadas e especáveis para a sua idade.
      Se ele aprende facilmente, como descreve, também tem de reagir com as informações novas, que vai aperfeiçoando com o tempo e exemplos dos outros. Nestas idades ele são uma esponja dos comportamentos dos outros. Ensine-lhe com exemplos pois será mais eficaz que pelas explicações complexas sem conhecimento de muitas das palavras que lhe podem ser transmitidas.
      Ter dois filhos diferentes em termos de comportamentos, é o esperado e desejado, pois não existe uma copia de nenhuma pessoa e ainda bem que cada um cria a sua própria identidade.
      As suas boas capacidades que descreve serão reconhecidas e aproveitadas para o seu proveito escolar aos 6 anos de idade.

  • ANDREZA
    04.02.2022

    Meu filho tem 6 anos fala muito e esta sempre ativo
    Na escola a professora fala para os outros aluno não falar com ele, se falar não vão bricar isso mem deixar tão triste
    Fui ao clínico do bairro ele men receitou risperona, mas não quero dar quero um acompanhamento psicológico infantil
    Mais até o momento não consegui pelo sus
    Mem dar uma dica por favor

    • 11.02.2022

      O uso de medicamentos para hiperativos são recomendados quando existe terapêutica psicológica associada. Tomar de forma isolada não recomendamos

  • Jaciara
    15.02.2022

    Minha filha tem 4anos e ela não para tá sempre correndo muito energética, ela tá na escolinha mais sou chamada várias vezes porque ela não para de corre e mexe com os colegas não presta atenção em nada .

    • 16.02.2022

      Com 4 anos é muito bom sinal que seja uma criança ativa, pois ainda não dispõe de muitas capacidades de concentração, somente vai aprender com as historias que são contadas e desenhos que goste de ver, entre outras atividades. Até aos 6 anos as capacidades dela vão ser mais elaboradas e vai ter um comportamento mais adequado a cada situação.
      Aproveite enquanto as crianças são crianças e querem brincar sem parar.

  • Josiane Aparecida Alves Campos
    01.04.2022

    Minha filha tem 3 anos esta cada vez mas agressivo respondona não obedece ninguém muito agitada nos para quieta um minuto não sei mais o que fazer

  • Sofia
    26.08.2022

    Olá Dr. Sérgio

    Tenho duas crianças com esclerose tuberosa! A doença foi-se manifestando de maneira diferente em cada uma delas.
    A mais nova (tem agora 10 anos) é a que mais me preocupa em relação ao comportamento. Ela foi diagnosticada com 6 meses, mas teve um desenvolvimento normal. Aos 4 anos e meio teve um aparagem cardiorrespiratória e ficou em coma 5 dias! Depois disto, desenvolveu crises epiléticas de difícil controlo e passou a ser medicada. Ficou muito agitada, mais que o normal. Ela sempre foi muito viva e traquina, o primeiro ano correu relativamente bem, mas do 2º em diante tem sido um tormento. Eu por vezes não consigo manter a calma necessária, o que não ajuda, mas estou muito cansada. Ela tem acompanhamento psicológico e psiquiátrico e medicada para tudo e mais alguma coisa! Tem muita dificuldade de gestão emocional e de frustração. Chora muito quando não se consegue controlar (que ela tem essa noção completa). Mas o ambiente escolar e de grupo é sempre o que me cria mais dificuldade, sendo que perco o trabalho porque ela não quer ficar na escola nem no ATL, diz que os meninos são maus com ela, que não tem amigos, que tem medo e que não se sente segura… chegando ao ponto de ficar com o comportamento de tal forma alterado que pode chegar a ter convulsão epilética. Não sei mais o que fazer.
    É real que as crianças são um bocadinho “mazinhas” com ela. Eu já assisti a situações de marginalização social. Matou-me por dentro, eu sei que ela não é fácil, mas é minha filha e é uma criança normalmente educada e doce! É sempre a primeira a ajudar quem cai, quem tem mais fragilidades e é amorosa. Ela não compreende porque lhe chamam nomes feios e a tratam mal não a querendo nos grupos, porque ela não tem esse comportamento.
    Está muito entusiasmada por ir para o 5 ano, porque vai mudar de escola, mas eu estou com receio que a rejeitem e ela volta outra vez a não querer ir para a escola e para as atividades. Eu não posso mudar a sociedade, nem corrigir o comportamento dos colegas na escola, não me compete a mim. Mas como posso ajudar a minha filha?
    Muito obrigada
    Um abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *