Clínica de Psicología em Lisboa

ITAD » Blog » Terapeuta da Fala nas Escolas

Terapeuta da Fala nas Escolas

Postado por sergio, em 23 Março 2015 na Blog

Antes de esclarecer o papel do Terapeuta da Fala nas escolas, é importante perceber primeiro quem é o Terapeuta da Fala!

O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, tratamento e estudo científico da comunicação humana e problemas relacionados. Neste contexto, a comunicação humana engloba todos os processos associados à compreensão e produção da linguagem oral e escrita, assim como formas de comunicação não-verbal. Engloba ainda a prevenção, avaliação e tratamento da deglutição e das suas perturbações.

Nas escolas, o Terapeuta da Fala é responsável por intervir com crianças com problemas de fala, de linguagem, de comunicação e motricidade orofacial.

Terapia da Fala ITAD
A comunicação é o processo ativo de troca de informação que envolve a formulação, a transmissão e a compreensão de uma mensagem entre dois ou mais intervenientes. Deste modo, o Terapeuta da Fala intervém com crianças com dificuldades de comunicação ou de interação (por ex. em casos de surdez ou de autismo), podendo-se em algumas situações implementar e desenvolver um Sistema Aumentativo e/ou Alternativo de Comunicação, de forma a otimizar a comunicação em todos os contextos.

Já a linguagem é uma capacidade humana complexa, através da qual as pessoas comunicam umas com as outras e que consiste num conjunto estruturado de símbolos. A linguagem pode ser verbal (oral e escrita) ou não verbal (por exemplo com gestos). Assim, o Terapeuta da Fala nas Escolas desenvolve atividades com crianças com Atraso de Desenvolvimento da Linguagem (crianças em que a aquisição e o processo de desenvolvimento de linguagem se processa de forma mais lenta em todas as suas componentes), com crianças com Perturbação Especifica do Desenvolvimento da Linguagem (o desenvolvimento da linguagem apresenta um desvio ao desenvolvimento “normal”), com crianças com Perturbações Especificas da Leitura e Escrita (por ex. Dislexia, Disortografia) ou que apresentam dificuldade na aquisição das competências de leitura e escrita.

Dentro dos problemas de fala, o Terapeuta da Fala nas Escolas intervém com as Perturbações Articulatórias e/ou Fonológicas, que são a dificuldade de produzir um som, distorção de um ou alguns sons da fala, realização de trocas consistentes ou inconsistentes de um ou vários sons durante o discurso, existindo casos em que pode existir um discurso ininteligível. Dentro dos problemas de fala, existem também as alterações de fluência, que é a facilidade de encadear os sons, sílabas ou palavras da linguagem oral. Uma perturbação do ritmo e fluência da expressão verbal denomina-se de gaguez, chamando-se a um débito aumentado taquifémia.

Na Motricidade orofacial, o Terapeuta da Fala nas Escolas é o principal  responsável pelo tratamento de disfunções relacionados com a mobilidade e tonicidade muscular orofacial e pelas alterações de mastigação, sução e deglutição.

Dra Andreia Marques
Terapeuta da Fala no ITAD em Lisboa
Psicologo em Lisboa do ITAD
Clínica de psicologia e terapia da fala ITAD
Terapia da Fala e Psicólogo na Clínica do Itad em Lisboa
Av. Almirante Reis nº59 1ºEsq 1150-011 Lisboa – Portugal
211 371 412 – 961 429 911

Palavras relacionadas:

Comentários

Não há comentários para "Terapeuta da Fala nas Escolas"

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *