Clínica de Psicología em Lisboa

ITAD » Blog » Workshop Direito para Psicólogos

Workshop Direito para Psicólogos

Postado por sergio, em 4 Outubro 2017 na Formações

Data:  27 e 28 de outubro 2017

Horário: 18h-21h
Local: ITAD – Lisboa
Preços: 70 euros

Destinatários: Psicólogos que intervêm no âmbito judicial, e estudantes, particularmente da área forense. Técnicos de reinserção social.

Workshop Direito para psicólogos

Objetivos: Familiarizar os psicólogos com os roteiros do Direito, privilegiadamente no mundo jurídico-judicial, fornecendo-lhes competências para a compreensão da discursividade específica dos juristas. Dado que é cada vez mais recorrente a aproximação entre profissionais da justiça e psicólogos, torna-se conveniente estabelecer canais de aprendizagem das práticas de ambos os setores, de molde a fomentar a troca e partilha de informação.

Programa:

  • Noção de Direito: do conceito clássico à sua desconstrução e reconstrução, assente esta na observação e descodificação dos comportamentos.
  • Comportamentos, normas e desvios: a gestão disciplinar promovida pelo Direito e a sanção enquanto entidade de renormativização.
  • A visão radioscópica da Pessoa: o apelo dos atores judiciários e intercontribuição entre ambos os saberes.
  • Ramos do Direito e intervenção juspsicológica: a diversificação dos espaços jurídicos. Onde, como e quando pode o psicólogo intervir.
  • Enunciação dos principais dispositivos de justiça (tribunais, polícias, prisões, reinserção…) e os tempos da Psicologia.

Pretende-se com a formação: A arquitetura jurídica e o seu léxico constituem uma dificuldade acrescida no desempenho profissional dos psicólogos junto dos dispositivos de justiça, tanto mais que a formação psicológica dispensa, frequentemente, essa aprendizagem. Daí advém a complexidade da comunicação entre os profissionais do foro, razão por que é adequado dotar os técnicos de Psicologia de competências que lhes permitam movimentarem-se com êxito no atlas juspsicológico.

Formador:
Professor Doutor Carlos Alberto Poiares

Licenciado em Direito (Universidade de Lisboa, 1978); doutor em Psicologia (Universidade do Porto, 1996). Foi professor da Universidade Nova de Lisboa (1979-2012), nas Faculdades de Economia e de Direito, e é, desde 1996, professor da Universidade Lusófona, cuja unidade orgânica de Psicologia dirigiu entre 2006-2015. Desempenha, desde 2013, o cargo de vice-reitor desta universidade. Fundou, em 2001, a PSIJUS – Associação para a Intervenção Juspsicológica, a cuja direção preside, sendo também vice-presidente da Asociación Iberoamericana de Psicología Jurídica (AIPJ). Autor de dezenas de obras de Psicologia Forense, repartidas por artigos, capítulos de livros e livros, especialmente a intervenção juspsicológica, a Psicologia do Testemunho, as adições, as transgressionalidades juvenis e a intervenção na exclusão social.

Inscrições:
formacao.itad@gmail.com – nome, número de identificação e comprovativo de pagamento
NIB: 0035 0100 0003 2042 8304 6
Banco: Caixa Geral de Depósitos

Estamos disponíveis para prestar qualquer esclarecimento através de:

  • Telefone: 211 371 412
  • Telemóvel: 961 429 911
  • Email: formacao.itad@gmail.com


Inscrever-me

Palavras relacionadas:

Comentários

Não há comentários para "Workshop Direito para Psicólogos"

Os comentários estão fechados