Clínica de Psicología em Lisboa

ITAD » Blog » Workshop Psicologia para Juristas

Workshop Psicologia para Juristas

Postado por sergio, em 22 Janeiro 2018 na Formações

Data: 28 de Fevereiro e 1 de Março de 2018.
Horário: 18h30-21h30
Local: ITAD – Lisboa
Preço: 50 euros
Destinatários: Juristas e operadores judiciários (advogados e magistrados judiciais e do ministério público). Estudantes de Direito, especialmente ao nível dos mestrados em áreas forenses, e estagiários de advocacia ou auditores em formação para as magistraturas.

Workshop Psicologia para Juristas

Objetivos:
Familiarizar os juristas com a Psicologia, independentemente do segmento do mundo jurídico em que operam, permitindo-lhes compreender os momentos em que devem recorrer ao apoio de técnicos, tendo em vista a melhor captação e descodificação das realidades com que se vêem confrontados nos respetivos contextos profissionais.

Programa:
1. Psicologia: noção. Sua articulação com o Direito. Psicologia e Direito: os comportamentos enquanto denominador.
2. Psicologia e justiça: razões, trajetórias e confluências.
3. A Psicologia na cartografia jurídica e judicial: Psicologia Forense e intervenção juspsicológica. Génese. Metodologia.
4. As áreas da justiça mais permeáveis à intervenção juspsicológica: exemplificação. Os recursos da Psicologia no âmbito forense.
5. As funções dos psicólogos forenses nos dispositivos de justiça.

Justificação da ação:
A Psicologia está ausente da formação dos juristas, com raríssimas exceções, o mesmo acontecendo na formação profissional ministrada pela Ordem dos Advogados. Importa capacitar os juristas para detetarem quando se torna necessária a intervenção de um profissional de Psicologia Forense, desdramatizando, do mesmo passo, esta cooperação técnico-científica e fomentando outro modelo de relacionamento entre aqueles que se ocupam da leitura dos comportamentos humanos, seja nas suas internalidades, seja nas externalidades.

Formador:
Professor Doutor Carlos Alberto Poiares
Licenciado em Direito (Universidade de Lisboa, 1978); doutor em Psicologia (Universidade do Porto, 1996). Foi professor da Universidade Nova de Lisboa(1979-2012), nas Faculdades de Economia e de Direito, e é, desde 1996, professor da Universidade Lusófona, cuja unidade orgânica de Psicologia dirigiu entre 2006-2015. Desempenha, desde 2013, o cargo de vice-reitor desta universidade. Fundou, em 2001, a PSIJUS – Associação para a Intervenção Juspsicológica, a cuja direção preside, sendo também vice-presidente da AsociaciónIberoamericana de Psicología Jurídica (AIPJ).
Autor de dezenas de obras de Psicologia Forense, repartidas por artigos, capítulos de livros e livros, especialmente a intervenção juspsicológica, a Psicologia do Testemunho, as adições, as transgressionalidades juvenis e a intervenção na exclusão social.

Inscrições:
formacao.itad@gmail.com – nome, número de identificação e comprovativo de pagamento
NIB: 0035 0100 0003 2042 8304 6
Banco: Caixa Geral de Depósitos

Estamos disponíveis para prestar qualquer esclarecimento através de:

    • Telefone: 211 371 412
    • Telemóvel: 961 429 911
    • Email: formacao.itad@gmail.com

Inscrever-me

Palavras relacionadas:

Comentários

Não há comentários para "Workshop Psicologia para Juristas"

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *