Clínica de Psicología em Lisboa

ITAD » Problemas Escolares

Problemas Escolares

Os problemas escolares são uma das principais preocupações dos pais. É preciso dispor de recursos cognitivos e uma estabilidade emocional para uma criança sentir-se motivada e empenhada nas questões escolares.

Os problemas escolares que tratamos

Problemas escolares

Hoje em dia Portugal sofre grandes problemas não só a nível de estruturas, como de formação dos professores, como as diretrizes escolares que chegam do ministério da educação. Ainda assim, consideramos que o principal problema da educação em Portugal é que está desatualizada. Mantemos o mesmo modelo de ensino há imensos anos sem uma alteração, atualização ou adaptação profunda à atualidade.

O sistema de ensino considera que todas as crianças têm as mesmas capacidades desde que tenham a mesma idade, por isso as turmas têm 30, 40 ou mais alunos numa sala de aula e todos têm que ouvir, reter as informações, aprender, estudar e ter as mesmas notas. Caso isto não aconteça é bem provável que a criança seja marginalizada e deixada ao abandono escolar.

Albert Einstein disse: “Todas as pessoas são um gênio . Mas se você julgar um peixe pela sua capacidade de subir a uma árvore, ele vai viver toda a sua vida a acreditar que é estúpido.” Por isso acreditamos que cada aluno devia ter um acompanhamento mais individual e específico de acordo com as suas limitações mas também capacidades.

O trabalho dos nossos psicólogos, psicoterapeutas, neuropsicólogos e terapeutas da fala, para poder realizar um parecer clínico, consiste numa avaliação às capacidades ou debilidades do aluno. Avaliamos a componente cognitiva e a emocional pois são os dois principais fatores que influenciam as capacidades de aprendizagem.

Tipos de Problemas Escolares que tratamos no ITAD
  1. Problemas de Comportamento;
  2. Problemas Emocionais;
  3. Problemas Cognitivos;
  4. Evitar o abandono escolar;
  5. Agressividade;
  6. Melhorar o insucesso escolar;
  7. Falta de motivação para estudar;
  8. Falta de método de estudo;
  9. Bullying;
  10. Dislexia;
  11. Hiperatividade e Falta de Atenção;
  12. Disortografia;
  13. Dificuldade em fazer novos amigos;
  14. Autismo;


Existem outros tipos de problemas escolares, mas que não são apresentados aqui pela sua enorme variedade, mas aqui estão os principais que existem e que se apresentam nas nossas clínicas ITAD de tratamento de psicologia em Lisboa.