Crianças Desorganizadas
Uma das situações que as mães mais nos descrevem em consulta, é o facto dos seus filhos serem crianças desorganizadas. De não conseguirem que os filhos arrumem a bagunça que fazem quando brincam em casa, ou o quarto deles.
Crianças Desorganizadas
A razão porque este texto está no apartado de problemas escolares, é porque dos 6 anos até aos 20, a vida de estudante é a mais predominante e onde mais vai afectar o seu desempenho.
A arrumação de um local ajuda a organizar o nosso pensamento, permitindo-nos encontrar objetos com eficácia e mais rápido quando necessário. A organização é uma questão fundamental na vida diária de qualquer pessoa. No entanto, a tendência para a desarrumação é a causa de um dos conflitos entre pais e filhos. As crianças desorganizadas têm de ser ensinadas a organizar o seu espaço, o tempo e as suas tarefas, de modo a sublimar uma ordem e organização na vida deles, evitando futuros conflitos, laborais e pessoais.
Existem variadas razões para as crianças serem desorganizadas. As crianças aprendem por observação e imitação, por isso, se os seus modelos parentais não tiverem rotinas de organização, também elas não as terão. Na mesma linha de pensamento, o nível de exigência dos pais também influencia o hábito de organização dos mais pequenos; outras possíveis razões, são também a superproteção e o desleixe dos pais, pois propiciam crianças desorganizadas.
Todas as crianças são diferentes e existem aquelas com um caráter mais metódico e rígido e aquelas mais dispersas que focam a sua atenção em vários estímulos ao mesmo tempo, deixando tarefas a meio ou por realizar, o que contribui para que os pais tenham de os chamar constantemente à atenção. Crianças com dificuldades ao nível da orientação espácio-temporal terão uma maior tendência para serem crianças desorganizadas, uma vez que a perceção distorcida do ambiente levará a uma desordem no espaço e na gestão do tempo. A perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, pelo facto de ter implicações ao nível do excesso de atividade, da concentração nas tarefas e do planeamento das mesmas, também influencia e fomenta o desenvolvimento de crianças desorganizadas.
Podemos dizer que mais de 80% dos casos em que encontramos crianças desorganizadas nas nossas clínicas de tratamento psicológico, ITAD em Lisboa, se deve a problemas de educação. Isto faz com que os pais se sintam desesperados, pois os métodos que estão a usar são incapazes de provocar mudanças.
Em geral as meninas tendem a ser mais organizadas e arrumadas que os meninos. Isto porque as mães são mais exigentes com as filhas que com os filhos. Inclusive pedem ajuda às filhas nas tarefas de casa, como limpar, arrumar, cuidar da roupa, da comida, das compras, etc. Por outro lado, os filhos conseguem escapar mais facilmente a estas tarefas. Os pais devem ser igualmente exigentes.
Existem algumas habilidades que podem fazer muita diferença no comportamento das crianças, independentemente da sua idade. Podemos ensinar-lhe muitas técnicas que farão os seus filhos serem mais organizados.
Alguns conselhos que lhe podemos dar são:
Crie rotinas. Não peça nem pergunte se ele quer arrumar o quarto. Ordene que o faça consigo sempre no mesmo dia da semana à mesma hora. Isto pode custar ao início, mas em pouco tempo será muito fácil para si pois será quase automático arrumar o quarto.
Quando ele estiver a arrumar, seja consigo ou sozinho, tente que a tarefa não seja um calvário, mas sim algo divertido: está no quarto do seu filho, ponha música, brinque com as coisas à medida que vai arrumando, dê ideias para melhorar e adequar melhor o aspecto do quarto. Assim passarão tempo de qualidade que será muito mais educativo e facilitador de se repetir.
Seja muito mais intensivo no espaço que não é dele, sala, cozinha, w.c., etc, no quarto dele seja mais benévolo. Os seus filhos vão perceber que o seu quarto é responsabilidade deles. Mas o resto da casa você não permite que aconteça tal desorganização. Em pouco tempo eles vão perceber que devem adoptar as suas regras pois o contrário não resulta.
No final, faça como que o trabalho que fizeram seja uma trabalho em equipa, e criem uma saudação de vitória para festejarem no fim. Este acto fortaleze imenso os laços entre os membros familiares.