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Indicadores de dislexia

A dislexia é uma perturbação que se traduz numa dificuldade de distinção ou memorização de letras ou grupos de letras e/ou problemas de ordenação, de ritmo e de estruturação das frases, afetando tanto a leitura como a escrita.

Indicadores de dislexia: Sinais e Sintomas

Esta perturbação aparece em indivíduos com uma inteligência normal ou até mesmo superior, sem problemas neurológicos ou físicos evidentes, que não apresentam problemas emocionais ou sociais, que não provêm de meios socioeconómicos-culturais desfavorecidos e que não foram submetidos a processos de ensino inapropriados.

O conhecimento das características – sinais e sintomas – desta perturbação permite que os pais e os professores sinalizem a criança para um especialista, para além de constituir importante informação diagnóstica para este profissional.
A faixa etária mais típica de manifestação situa-se entre os 4 e os 6 anos, aproximadamente.

Alguns indicadores primários na fala e linguagem de uma provável dislexia:

  1. Alterações articulatórias: confusões entre fonemas, omissões em sílabas compostas e inversas, inversões, etc;
  2. Vocabulário pobre;
  3. Falta de expressão;
  4. Compreensão verbal deficiente;

Na psicomotricidade:

  1. Atraso na estruturação e no conhecimento do esquema corporal;
  2. Dificuldades senso-perceptivas responsáveis pela confusão entre cores, formas, tamanhos e posições;
  3. Dificuldades motoras na execução de exercícios manuais e de grafismos;
  4. Tendência para a escrita em espelho (por exemplo, /b/ em vez de /d/, /p/ em vez de /q/.

Problemas escolares associados:

As principais características escolares são observáveis, basicamente na leitura, na escrita e na matemática, sendo consideráveis nesta última as dificuldades em manipular os símbolos numéricos. Entre as matérias escolares em que as dificuldades podem incidir estão a história (problemas em captar as sequências temporais), a geografia (dificuldade no estabelecimento de coordenadas) e a geometria (dificuldades nas relações espaciais).

A leitura nas crianças disléxicas é de uma forma geral lenta, sem ritmo, com leitura parcial de palavras, pode haver perda da linha que está a ser lida, confusões quanto à ordem das letras, inversões de letras ou palavras e mescla de sons ou incapacidade para ler fonologicamente.

Na escrita, é afetada a componente motora do ato de escrever, provocando compressão e cansaço muscular, que, por sua vez são responsáveis por uma caligrafia deficiente, com letras pouco diferenciadas, mal elaboradas e mal proporcionadas. Também a ortografia pode estar muito afetada devido a uma perceção e memorização visual deficientes.