Clínica de Psicología em Lisboa

ITAD » Métodos de estudo

Métodos de estudo

Conselhos simples para melhorar os teus métodos de estudo e teres melhores notas escolares, elaborados pelo Dr. Sérgio Pereira, psicólogo na clínica ITAD de tratamento de problemáticas do foro psicológico.

Como melhorar o teu método de estudo e notas escolares

EstudarQuando estás na escola e os professores dizem que tens dois testes para a semana, de entregar trabalhos de casa e ainda queres ir jogar com os amigos para a rua ou jogar consola.
É imensa coisa, como vai conseguir?

Pois há imensos truques que te podemos ensinar para gastares menos tempo e teres melhores notas escolares. Segue os nossos conselhos e verás como ser melhor aluno e teres melhores notas rapidamente.

Regra 1- Quando estás na sala de aula, senta-te nas primeiras filas e não nas cadeiras atrás. É muito fácil distrairmo-nos quando não estamos perto do interlocutor, como é o professor neste caso. Se te sentares no final da sala de aula, podes passar mais de uma hora na aula e sair com a sensação desmotivadora que não “apanhaste” nem apreendeste nenhuma informação que o professor explicou.
Nas primeiras filas, mesmo sem estares com a máxima concentração consegues compreender e assimilar quase tudo o que te digam e expliquem. Este simples truque vai melhorar as tuas notas escolares e o teu método de estudo.

Regra 2 – Tem sempre os apontamentos bem organizados e completos, feitos à medida para poderes estudar toda a matéria. Quem tem bons apontamentos consegue sempre ter melhores notas por várias razões. Uma delas é porque um aluno para ter bons apontamentos, teve que estar com atenção ao professor, logo a matéria está aprendida. Só falta fazer um estudo breve no dia antes do exame e não precisas de estar semanas a estudar.

Regra 3 – A Linguagem organiza o pensamento. Um dos métodos de estudo muito bons que deves adoptar é, quando terminares de estudar cada capítulo, falares contigo mesmo da matéria que estiveste a ler. Como se estivesses a explicar a outra pessoa, mas neste caso é a ti mesmo. Se o conseguires fazer em condições acredita que estás pronto para ter uma boa nota no exame. Quanto mais falas contigo mesmo sobre um assunto, mais claro e simples fica o seu pensamento sobre o que pensas desse assunto.

Regra 4 – Um método de estudo muito importante é ler três vezes o mesmo bocado de matéria. Seleciona uma parte da matéria para estudar, agora lê uma vez sem pausas. Esta vez serve só para ter uma boa ideia do que se vai estudar. Serve para ter uma ideia global da matéria. Não te preocupes se não ficou tudo decorado, é importe perceber o que se trata. Lê uma segunda vez, agora com muita atenção pois tens que perceber tudinho. Não pode haver qualquer dúvida ou esqueceres alguma coisa. Escreve, aponta, repete, arranja comparações, etc, para ajudar a perceber todo o significado da matéria. Por último, lê a terceira vez e agora de forma mais interativa, como falando e explicando a ti mesmo, pois é para assimilar tudo e para não te esqueceres de nada. Como se alguém te perguntasse essa matéria e tu lhe explicasses sem dúvidas. Isto evita impulsividade e esquecimento da matéria. Vais ver como isto vai melhorar o teu método de estudo e as tuas notas escolares.

Regra 5 – Outra técnica para melhorar o teu método de estudo e as notas escolares é a chamada “segmentação”: consiste em repartir grandes temas em pedaços. Por exemplo, tens uma prova de história sobre as conquistas portuguesas ou os reis de Portugal. Em vez de pensares em estudar todas as conquistas, tenta dividir as tuas sessões de estudo em pedaços de 1 ano ou estudando a matéria por anos ou por dinastia no caso dos reis. Assim é mais fácil organizares-te e não te esqueceres.

Regra 6 – A maioria das pessoas podem-se concentrar bem cerca de 45 minutos. Depois disso, provavelmente vais querer fazer uma pequena pausa. Se estás a começar a distrair-te e a pensar em outras coisas enquanto estudas, podes fazer uma pausa pequena (15 minutos). Isto serve para não te saturares e não te sentires cansado pois é mais difícil assimilar a matéria se estás exausto. A pausa não deve ser ver televisão pois costumam ser pausas bem longas, mas sim sair à rua ou buscar uma peça de fruta ou água.

Regra 7 – Estuda com base no tipo de teste que vais fazer. Muitos professores mantêm o mesmo tipo de teste e dizem aos alunos com antecedência como será o teste. De escrita extensa, de cruzes, de escolha múltipla, com temas de opções várias, com consulta ao material de estudo, opção livre, etc.
Isto ajuda-te a adaptar o teu método de estudo de forma bem mais adequada. Pois não vais estudar eficazmente para um teste de cruzes da mesma forma que estuda para um teste de escrita extensa.
Por exemplo, se sabes que vais ter um teste de escolha múltipla sobre as conquistas portugueses, concentra-te em estudar detalhes desses factos. Mas se o teste for de perguntas de desenvolvimento em que terás que escrever imenso sobre cada pergunta, então vais querer saber ponto inicial, algo do meio da história e  final, não terá tanta necessidade em decorar detalhes, mas sim saberes fazer uma síntese da história.

Regra 8 – Se tens imensa dificuldade em te organizar, em ter bons apontamentos ou se não percebes mesmo nada da matéria do exame, então seria bom estudar com algum outro colega ou num grupo de estudo que estejam em melhor situação que tu. Se isto acontece é porque não tiveste com atenção na sala de aula e então usa um colega que esteja na disposição de fazer o que não fizeste com o professor, que foi prestar atenção à explicação da matéria. Um colega pode-te dispor de bons apontamentos, explicar o que é para estudar, dar bons conselhos sobre o teste e explicar a matéria que não percebes, mas tenta não fazer isto no último dia antes do teste pois vai ser mais difícil encontrar pessoas disponíveis.

Regra 9 – Faz apontamentos de apontamentos. Assim que estudaste uma matéria do livro, dos teus apontamentos e de outros locais como a internet, tens a matéria estudada. Aí, escreve numa folha uma síntese muito pequena sobre este tema que estudaste e verás que jamais te esqueces e podes levar para a escola no dia do teste, para servir de última consulta.

Regra 10 – Conversa com o seu professor sobre o que ele está a explicar da matéria. Não sejas um aluno que se senta atrás da sala de aula e não participa nem está com atenção ao professor. Um aluno que durante a aula fala e participa durante a matéria, tem mais de metade do estudo feito. Não tenhas medo ou vergonha de pedir ajuda ou que o professor explique novamente algo da matéria que não tenhas percebido. Os professores dão imenso valor aos alunos que estão interessados em aprender e preocupados em saber a matéria.

Acima de tudo, não te preocupes se não te consegues lembrar de tudo o que estudaste. Mesmo que tenhas passado a noite toda a estudar, o cérebro precisa de tempo para digerir toda essa informação. Vais-te surpreender com o que o cérebro consegue lembrar depois de dormires. Estes truques ajudam-te a combater o insucesso escolar para que optes por ser um bom aluno sem teres que estudar muito e assim não desistas dos teus estudos e da tua profissão de sonho.