Clínica de Psicología em Lisboa

ITAD » Dra. Cristina Gaspar

Dra. Cristina Gaspar

Dra. Cristina Maria Gaspar é licenciada pela Universidade Atlântica desde julho de 2010 e colabora com o ITAD na região Alentejo.

Dra. Cristina Gaspar

Em julho de 2009, altura em que concluiu o grau de bacharel, iniciou a sua atividade profissional enquanto terapeuta da fala.

Titular do curso de Formação Profissional de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, desde julho de 2013.

Em julho de 2017, concluiu a pós-graduação em intervenção precoce na Universidade de Évora.

Ao longo destes 7 anos de trabalho, tem desenvolvido a sua atividade em vários Agrupamentos de Escolas, em projetos de parceria entre o Ministério da Educação e os Centros de Recursos para a Inclusão (CRI), em itinerância por diversas escolas e na intervenção precoce, particularmente em unidades de Autismo, Multideficiência, sala de snoezelen e outras necessidades educativas especiais.

Durante a sua prática clínica tem realizado intervenção terapêutica em várias áreas de atuação:
i) comunicação, ii) linguagem oral, iii) linguagem escrita, iv) articulação, v) deglutição e vi) motricidade orofacial com crianças e adolescentes desde o pré- escolar (intervenção precoce), 1.º, 2.º, 3.º ciclos e secundário.

Constituiu esta experiência, sem dúvida, um enriquecimento profissional e pessoal, tendo sempre presente, o quanto é indispensável estar sempre em formação contínua, permitindo desta forma estar atualizado em relação às técnicas e métodos de terapia e reabilitação.

• 2016 – Realização da formação modular de curta duração “Primeiros Socorros”, com aproveitamento, dinamizada pelo Centro de Emprego de Portalegre, com 25 horas.
• 2016 – Participação na ação de formação “Criação e Implementação de uma Sala Snoezelen numa Instituição”, na sala de formação da Forbrain Snoezelen Room, no Parque das Nações em Lisboa, com o formador Francisco Alvernaz.
• 2015 – Participação no “1.º Congresso Luso-brasileiro de Terapia Cognitiva da Infância e adolescência e 2.ºCongresso Internacioanal em Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem”, promovido pelo Centro de Formação SEPLEU.
• 2014 – Frequentou o “Curso de Leitura e Escrita/Avaliação e Intervenção em Dificuldades Específicas de Aprendizagem” – Edição 3 –, organizado pela COMUNI 4 ALL.
• 2013 – Curso Prático de Perturbações do Espetro do Autismo para Terapeutas da Fala – 1.ª Edição (16 horas).
• 2012 – Participação no “1.º Encontro de Alunos e Antigos Alunos de Terapia da Fala da UATLA”, organizado pela Universidade Atlântica, no dia 5 de maio de 2012, no qual apresentou o poster, em co-autoria, com a temática “Caracterização das Competências Comunicativas dos Alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do Concelho de Arruda dos Vinhos Encaminhados pelos Educadores/Professores para Terapia da Fala no ano de 2008”.
• 2012 – Curso de Língua Gestual Portuguesa: I Nível de Iniciação, (91 horas).
• 2012 – Participação no 7.º workshop “Autismo Ensino Estruturado no Modelo TEACCH”, com 6 horas.
• 2011– Participação na formação “PECS – Sistema de Comunicação por Troca de Imagens”, com 6 horas.
• 2011– Participação na formação “PECS – Sistema de Comunicação por Troca de Imagens”, com 6 horas.
• 2010 – Participação na formação “Conhecimento Fonológico vs Oralidade e Escrita”, organizado pelo Relicário dos Sons.
• 2010 – Participação na formação “Fundamentos sobre a Aplicação e Cotação do TALC
• 2009 – Curso do Programa de Linguagem do Vocabulário Makaton (42 horas).
• 2008 – Participação na apresentação do folheto de divulgação ao público “Conselhos aos Pais – Ajude o seu filho a fa-fa-falar”, em co-autoria, nas comemorações do Dia Europeu da Terapia da Fala na Universidade Atlântica.

Realça, ainda, o quanto é importante o trabalho em equipa pluridisciplinar, sendo indispensável que todos os técnicos partilhem informações entre si, estando também atentos às necessidades das crianças e expectativas dos familiares/cuidadores, envolvendo-os no processo terapêutico. Só assim será possível aumentar as capacidades de participação e diminuir as restrições à atividade, promovendo um aumento da qualidade de vida das crianças e dos seus familiares/cuidadores.

Dra. Cristina Gaspar
Terapeuta da Fala na Clínica do Itad
Clínica de Psicologia ITAD
Av. Almirante Reis nº59 1ºEsq 1150-011 Lisboa – Portugal
211 371 412 – 961 429 911