Clínica de Psicología em Lisboa

ITAD » Dra. Patricia Carreto

Dra. Patricia Carreto

Terapeuta da Fala do Instituto de Apoio e Desenvolvimento (ITAD), Dra. Patricia Carreto está a desempenhar funções no Agrupamento de Escolas de Pegões.

Dra. Patricia Carreto

Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve e Pós-graduada em Motricidade OroFacial pela Epap e Pós-graduada em Cuidados Continuados Integrados pela Escola Superior de Enfermagem pela Universidade de Évora. Formadora certificada pelo IEFP.

Colaborou com o Hospital são João de Deus de Montemor-o-Novo onde realizava consultas no Serviço de Medicina Física e de Reabilitação para utentes crianças e adultos. Nesta valência atendeu, essencialmente crianças e adultos que apresentavam patologias nas áreas da linguagem, fala, leitura e escrita, comunicação (atrasos no desenvolvimento da linguagem, perturbações no desenvolvimento da linguagem, perturbações articulatórias, dislexias, disortografias, perturbações da comunicação, paralisia cerebral, perturbações do espetro do autismo, perturbações motoras da fala, perturbações da fluência – gaguez, paralisia facial, afasias, disartria, disfagias, perturbações neurológicas e neurodegenerativas – AVC’s, TCE’s, ELA, EM), perturbações da voz – disfonias.

Colaborou também na Unidade de Convalescença – Unidade de Cuidados Continuados e Cuidados Paliativos onde atendeu essencilamente utentes com patologias neurológicas e oncológicas.

No âmbito ainda do estágio, a Dra. Patricia Carreto colaborou também com o Centro de Desenvolvimento e Intervenção Precoce – CDIP de Évora, onde contatou e atendeu crianças com patologias na área da linguagem, entre elas Atraso de Desenvolvimento da Linguagem, Perturbações do Desenvolvimento da Linguagem, na área da fala, entre elas Perturbações articulatórias fonéticas, perturbações articulatórias fonológias e perturbações articulatórias mistas.

Tem também exercido em contexto de clínica com pacientes de todas as faixas etárias, essencialmente crianças e adolescentes.

Paralelamente ao percurso profissional, tem complementado a sua formação, participando em congressos e formações alusivas a temas como a aplicação de bandas neuromusculares na Terapia da Fala, estimulação tegumentar cérvicofacial mediante Taping, avaliação e reabilitação na Disfunção do Processamento Auditivo, Reabilitação das disfonias, encontros e conferências de práticas clínicas de Terapia da Fala, Inclusão de jovens adultos e com necessidades educativas especiais, perturbações da leitura e escrita, dislexia, autismo.

Clínica de psicologia e de terapia da fala –  ITAD
Terapeuta da Fala na Clínica do Itad em Lisboa
Clínica de Psicologia em Lisboa ITAD
Av. Almirante Reis nº59 1ºEsq 1150-011 Lisboa – Portugal
211 371 412 – 961 429 911