Terapeuta da Fala na Escola
O Terapeuta da Fala, é atualmente, definido como o técnico de diagnóstico e terapêutica responsável pelo “desenvolvimento de atividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações na comunicação humana, englobando, não só, todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não-verbal” (Dec. Lei nº564/99 de 21 de Dezembro).
Terapeuta da Fala: áreas de intervenção
A população sobre a qual o Terapeuta da Fala é bastante abrangente, visto que pode abarcar diversas patologias, presentes quer em recém-nascidos, crianças, adolescentes, adultos e em pacientes de terceira idade. Essas patologias podem ser decorrentes de alterações sensoriais (visão e/ou audição), atrasos de desenvolvimento da linguagem, perturbações do espectro do autismo, multideficiência, défice cognitivo, perturbações específicas de linguagem, perturbações articulatórias e/ou fonológicas, perturbações vocais, perturbações de alimentação, dificuldades na motricidade orofacial, decorrentes, por exemplo, de um acidente vascular cerebral, paralisia cerebral, síndromes, traumatismos crânio encefálicos, entre outros.
Esta abrangência implica uma adaptação algo exigente deste técnico superior de saúde, quer aos pacientes que apoia, quer aos contextos onde desenvolve a sua atividade, que variam entre o sector da saúde e da educação.
No primeiro sector, o Terapeuta da Fala desenvolve a sua prática em equipas de instituições de cuidados de saúde públicos ou privados, hospitais, centros de reabilitação, centros de saúde ou clínicas, atuando em parceria com áreas específicas da medicina, tais como cirurgia plástica reconstrutiva dos órgãos envolvidos na produção de fala, neurologia, ortodontia, otorrinolaringologia, pediatria, psiquiatria, entre outros.
No segundo sector, este profissional está envolvido na área da educação, uma vez que se encontra habilitado a atuar em parceria com outros elementos (educadores, professores, etc) que trabalham com crianças/alunos que se encontram em Jardins-de Infância, Escolas de Ensino Regular e Ensino Especial.
O trabalho do Terapeuta da Fala em Contexto Educacional, pode desenvolver-se desde a prevenção até à intervenção, ou seja, os terapeutas da fala trabalham ao nível da Prevenção, Rastreio, Avaliação, Diagnóstico e Intervenção. O papel preventivo deste profissional pode ser considerado de extrema importância, uma vez que efetua a identificação precoce de dificuldades escolares tanto na aprendizagem da linguagem como, mais tarde, no processo de aquisição da leitura e escrita, otimizando os resultados dos alunos. Além disso, este profissional tem a obrigação de manter os encarregados de educação esclarecidos e articular com os outros elementos da equipa, através da partilha de informação, orientações e estratégias, promovendo atividades na escola para estimular a aquisição de novas aprendizagens.
Na área da linguagem, a identificação e intervenção precoce são de extrema importância, uma vez que com estes procedimentos se evitam consequências graves não só na área académica como nas áreas comportamentais e psicossociais.
Os Terapeutas da Fala estão habilitados a intervir nas áreas de: Articulação Verbal; Discriminação Auditiva; Linguagem; Estrutura Morfo-Sintáctica; Fluência; Motricidade Oro Facial; Mastigação e Deglutição; Voz; Respiração e Comunicação Funcional/pragmática.
Após o processo de avaliação o Terapeuta da Fala terá reunido as condições para desenvolver as atividades com os alunos, dentro das diversas áreas: comunicação, linguagem oral (fonologia, morfologia, semântica, sintaxe e pragmática); matemática e linguagem escrita (habilidade no uso da palavra, reconhecimento dos fonemas, soletração, cópia e ditado).
Essas áreas são fulcrais para que os alunos compreendam a informação que é transmitida na sala de aula, que será imprescindível para o desenvolvimento e aprendizagem dos mesmos, que consequentemente serão competências de extrema importância na vida da criança, quer do ponto de vista relacional, como de desenvolvimento. Uma alteração no desenvolvimento destas competências coloca a criança em risco para a ocorrência de variado tipo de alterações em diferentes esferas de desenvolvimento, tais como aprendizagem escolar, socialização, comportamento.
A atuação do Terapeuta da Fala na escola tem uma importância significativa para o desenvolvimento da comunicação oral e escrita. O trabalho que o Terapeuta da Fala desenvolve deve ser sempre realizado, em parceria com o professor, professor de educação especial e encarregados de educação, viabilizando desta forma um melhor desenvolvimento e desempenho escolar dos alunos. Assim, o facto de o terapeuta atuar na escola, permite uma interação próxima com os restantes intervenientes na vida escolar da criança. Esta articulação possibilita a discussão dos casos, a passagem de estratégias e, acima de tudo, traçar objetivos comuns e adequados às características de cada criança.
Dra. Marisa Santos
Terapeuta da Fala do ITAD
Clínica de psicologia e terapia da fala em Lisboa
Av. Almirante Reis nº59 1ºEsq 1150-011 Lisboa – Portugal
211 371 412 – 961 429 911