O que provoca o Autismo?
De acordo com algumas estatísticas, 1 em cada 88 crianças sofre de Autismo, mas ninguém sabe o que lhes provoca. Os cientistas acreditam que há uma ligação genética. Algumas crianças podem ser mais propensas a desenvolver a perturbação de Autismo porque já apresentam algum membro na familia. No entanto, é também comum aparecer sem ninguém na sua família ter este tipo de problemas.
O que provoca o autismo?
Saber a causa exata do autismo é difícil porque o cérebro humano é muito complicado. Contém mais de 100 bilhões de células nervosas denominadas de neurónios. Cada neurónio pode ter centenas ou milhares de conexões que levam mensagens para outras células nervosas no cérebro e no corpo. As ligações e os mensageiros químicos que enviam (chamados neurotransmissores) mantêm os neurónios a funcionar como deveriam. Quando isso acontece, podemos ver, sentir, perceber, recordar, experimentar emoções, comunicar e fazer muitas outras coisas importantes.
No cérebro de uma criança com Autismo, algumas dessas células e conexões não se desenvolvem normalmente ou não se organizam como deveriam. Os cientistas ainda estão a investigar como e porque é que isto acontece.
Se vai ser pai ou mãe, há exames precisos e quase infalíveis para diagnosticar e assim saber se a sua criança nos primeiros meses de gestação apresenta esta doença ou se irá ter um crescimento normal.
Existe também medicação que o seu médico lhe pode passar para antes e durante a gravidez, como vitaminas para que o seu corpo possa sentir-se mais saudável e assim nutrir melhor o seu bebé nestes meses importantes do seu crescimento. Normalmente, os meninos são mais afetados do que as meninas.
Existem outras teorias que fundamentam que o Autismo é uma problemática relacional e que se houver um acompanhamento especializado por psicólogos que potenciem as dificuldades sociais do Autista, então este irá recuperar algumas das suas limitações e sentir-me mais equilibrado, mas não há estudos conclusivos sobre tratamentos ou eliminação do Autismo em qualquer criança.