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Indisciplina em Sala de Aula – Reguengos de Monsaraz 16 de Maio

Formação do Instituto de Apoio e Desenvolvimento – ITAD sobre Indisciplina em Sala de Aula orientado a técnicos que trabalhem com alunos com problemas comportamentais em sala de aula será administrado em Reguengos de Monsaraz no dia 16 de Maio.

O curso é orientado tanto a psicólogos como a professores, assim como todos interessados no tema da indisciplina dos alunos em contexto escolar.

Formação de Indisciplina em Sala de Aula


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Justificação da Ação e Plano de Atividades
O fenómeno da indisciplina na escola revela-se uma preocupação crescente, nas últimas décadas, nas comunidades educativas. A universalidade desta inquietação assenta na globalização do fenómeno e nas implicações que o mesmo assume na ação dos diversos agentes da comunidade educativa.

É um fenómeno complexo existindo a necessidade de o encarar de modo sistémico e holístico, na medida em que os seus fatores são múltiplos e instalados em domínios muito diversificados, designadamente de ordem social, institucional, familiar, individual.

Sendo que estes comportamentos prejudicam as condições de aprendizagem, o ambiente de ensino e o relacionamento dos indivíduos na escola é fundamental que os profissionais de educação desenvolvam competências humanas e técnicas para uma ação efectiva neste domínio. Pretende-se que através de técnicas e estratégias de ação saibam antever, compreender e reagir a situações de indisciplina e que consigam, deste modo, aumentar o seu bem estar na gestão da sala de aula.

Destinatários da Ação
Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial, Psicólogos e Psicopedagogos.

Objetivos
Promover conhecimentos, metodologias e técnicas especificas para intervir em contexto escolar e familiar.

Competencias a Adquirir
Conhecimentos científicos sobre os comportamentos disruptivos em contexto escolar.
Aquisição de procedimentos de avaliação na indisciplina.
Conhecimentos práticos sobre os fatores potenciadores e inibidores dos comportamentos indisciplinados.

Docentes do Curso
Mestre Sérgio Pereira, Psicoterapeuta em Saúde Mental e da Exclusão Social.
Diretor Clínico do ITAD. Investigador e escritor para revistas de saúde
Mestre em Psicologia Clinica e da Saúde Mental. Mestre em Terapia Familiar Sistémica. Mestre em Gestão de Recursos Humanos. Pós-Graduações em várias especialidades da Saúde Mental. Neuropsicólogo Clínico.
Vasta experiência aplicada na intervenção psicoterapeutica em famílias, adultos e jovens em contexto privado, hospitalar e escolar.

Mestre Susana Marques da Cunha, Psicóloga da Educação e Neuropsicóloga Clínica.
Doutoranda em Psicologia da Educação. Investigadora nos domínios da psicologia da aprendizagem e do comportamento. Com mais de 10 anos de experiência enquanto docente no ensino superior, na capacitação de psicólogos, educadores e professores. Formadora certificada pelo conselho científico pedagógico de formação contínua nos domínios da educação especial e psicologia e educação. Vasta experiência aplicada na avaliação de crianças e adolescentes, em contexto hospitalar, clínico e escolar.

PROGRAMA
I. MODELOS CONCEPTUAIS DOS COMPORTAMENTOS DISRUPTIVOS
1.1. Perspetivas da Ciência Psicológica e das Ciências da Educação
1.2. Modelo Ecológico da Compreensão da Indisciplina na escola
1.3. Fatores de risco e de proteção: aluno, família, escola e sociedade

II. DIFERENTES TIPOS DE COMPORTAMENTOS DISRUPTIVOS
2.1. Incumprimento de Regras Escolares
2.2. Condutas de Desafio aos Agentes Educativos
2.3.Conflitos entre Pares: Bullying na Escola

III. AVALIAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS DISRUPTIVOS
3.1. Análise Sociométrica dos grupos-turma
3.2. Social Skills Rating System: pais, alunos, professores
3.3. Escala de Avaliação do Bem Estar Psicológico: alunos
3.4. Escalas de Autoavaliação: Estilo de Liderança e Gestão de Sala de Aula: professores

IV. INTERVENÇÃO NOS COMPORTAMENTOS DISRUPTIVOS
4.1. Análise de Casos
4.2. Estratégia Sistémica de intervenção na indisciplina: Comunidade escola, pais, alunos e professores.
4.3. Técnicas Comportamentais e Cognitivas de combate à indisciplina.

Duração
O curso de iniciação Indisciplina na sala de aula: gestão de alunos e professores para intervir terá a duração de 6 horas, decorrerá no dia 16 de Maio.

Horário
Dia 16 de Maio: das 10:00 às 13:00h e das 14:00 às 17h00m

Investimento
Público Geral – 75,00 euros
Professores – 50,00 euros
Psicólogos e Terapeutas da Fala – 50,00
Grupos >4  –  45,00 euros
Educadores Jardins-Escolas João de Deus –  40,00 euros

Documentos Necessários
Enviar Informações por email:
Nome completo, Número de Identificação,
Profissão ou situação laboral, Idade e comprovativo de pagamento.

Pagamento
Cheque, Transferência CGD: 0035 0333 0000 2586600 84
* 10% de desconto a profissionais de escolas protocoladas com o ITAD

Local da Formação
Na sede de Agrupamento da Escola de Reguengos de Monsaraz

Contactos
www.itad.pt
211 371 412
961 429 911
912 071 213