Clínica de Psicología em Lisboa

ITAD » Tipos de Dislexia

Tipos de Dislexia

Os diferentes Tipos de Dislexia são os seguintes:

Dislexia Auditiva ou Disfonética

Dislexia Auditiva ou Disfonética: é a mais frequente. As crianças com dislexia auditiva apresentam dificuldades na diferenciação, na análise e na nomeação dos sons da fala. Têm igualmente problemas na nomeação de séries e nas rimas. A sua principal característica é a dificuldade de integração grafema (letra)-fonema (som). Soletrar é uma tarefa árdua e podem não conseguir dividir uma palavra em sílabas.

Apresentam dificuldade em diferenciar letras e palavras cujo som é semelhante /m/ com /n/, não perceber que os sons iniciais e finais de certas palavras são iguais, trocar a ordem das consoantes e confundir dígrafos /telha/ por /tenha/.

Podem apresentar problemas na memória auditiva e são crianças que tendem a escrever muito devagar, rasuram muito o texto, devido à sua insegurança em soletrar as palavras.

Dislexia Visual ou Diseidética

Dislexia Visual ou Diseidética: As crianças com dislexia visual apresentam dificuldades sobretudo nas tarefas de perceção e discriminação visual. Especificamente, evidenciam erros de orientação, problemas de discriminação de tamanhos e formas, confusões entre grupos de letras e dificuldades em transformar letras em sons. Confundem letras e palavras parecidas, revertendo-as por vezes – por exemplo: /b/ por /d/ ou /apartar/ por /apertar/.

A escrita tende a ser inconstante, apresentando letras de tamanhos diferentes, omissões, rotações, inversões, sendo as emendas e as rasuras frequentes.

Dislexia Visual ou Diseidética

Dislexia Mista ou Visuoauditiva: Quando existe a combinação de mais de um tipo de dislexia. Provoca uma quase total incapacidade para a leitura. A dificuldade das crianças verifica-se tanto na análise fonética das palavras como na perceção de letras e palavras completas.

Quais os direitos de um aluno disléxico com Necessidade Educativas Epeciais (NEE)?

O aluno tem o direito ao enquadramento no Decreto-Lei n.º3/2008, com adequações no processo educativo de acordo com necessidades educativas especiais do mesmo. Podendo usufruir de condições especiais na realização das provas finais de ciclo dos 4º, 6º e 9º anos de escolaridade.

Disortografia

É uma perturbação específica da escrita e é importante ter em atenção que nem sempre faz parte da dislexia. Consiste numa inaptidão para transmitir o código linguístico falado ou escrito por meio de grafemas ou letras correspondentes, respeitando a associação correta entre os fonemas e os grafemas, as peculiaridades ortográficas de algumas palavras em que essa correspondência não é tão clara (palavras com /b/ ou /v/, palavras sem /h/, e as regras ortográficas.

Esta pode dever-se a deficiências na perceção e na memória visual e auditiva, défice ou imaturidade intelectual, problemas de linguagem, baixo nível de motivação ou a dispedagogias (o próprio método de ensino pode ser inadequado por utilizar técnicas que não se ajustam às necessidades diferenciais e individuais do aluno, não respeitando o ritmo de aprendizagem do mesmo).