Agressividade em crianças
Todas as crianças e adultos, em algum momento da sua vida já sentiram sentimentos de agressividade. A questão é como canalizar essa emoção.
Agressão em crianças é uma das principais queixas de pais e professores sobre o comportamento das crianças.
Agressividade em Crianças
A agressividade é preocupante para todas as pessoas que estejam incluídas na vida da criança, pois o seu bem estar e integridade estão postas em questão. Quanto mais indefeso se sentir uma pessoa, mais ameaçada se vai sentir.
A falta de regras da criança agressiva está diretamente associado às pessoas de referencia (pais, professores…) que não conseguem impor regras. Mais facilmente entram em “guerra ou numa atitude submissa”.
O que é a agressão das crianças?
Agressividade em crianças é um estado emocional associado a sentimentos de raiva, ódio e desejo de prejudicar (físico e mental) outras pessoas, animais ou objetos.
Classificamos quatro tipos de Agressividade em crianças:
Física: Empurrões, arranhões, pontapés, murros, etc.
Verbal: Insultos, palavrões, provocações
Psicológica: Destinado a baixar a auto-estima da vítima (ex: difamar nas redes sociais como o facebook)
Social: Intenção de isolar um indivíduo em particular dentro do grupo
Agressões simples, sem dano para os outros (birras, palavrões, partir brinquedos, etc), fazem parte do desenvolvimento normal e benéfico de uma criança, pois aprende a lidar com a agressividade e a interação social. Se sentimos frustração por não conseguirmos o que desejamos, é normal sentir sentimentos agressivos e exteriorizá-los. O problema surge quando a agressão se torna constante e violenta, sem controle. A pessoa torna-se impulsiva.
O que causa a Agressividade em crianças?
Estão classificadas algumas razões para potenciar ou favorecer uma criança a ser agressiva, contudo, na nossa clínica de tratamento psicológico ITAD, são duas as que encontramos com mais frequência: a falta de assertividade dos pais e a falta de regras.
Normalmente, o comportamento agressivo das crianças costuma responder à existência de privação emocional e baixa auto-estima. Portanto, no tratamento de agressão na infância é essencial determinar a sua origem, conhecer as deficiências apresentadas pela criança, o seu comportamento e relação com os elementos familiares, amigos, colegas, professores, etc.
A terapia visa controlar a agressividade. Concentra-se em elementos de trabalho que estejam a cristalizar a agressividade. A melhor terapia nestes casos é a terapia familiar sistémica, para assim dispor de toda a ajuda para quem a necessite, criando um clima de suporte benéfico à mudança.