Psicólogo e Depressão
Antes de haver tantos tratamentos psicológicos para a depressão como existem hoje em dia, as pessoas falavam com amigos, familiares ou mesmo com o padre.
Psicólogo e Depressão
Em momentos difíceis de baixa energia e sentimentos de tristeza profundos, é habitual as pessoas irem procurar amigos, familiares, médicos, ou mesmo um guia espiritual para poder conversar. Isto porque conversar com alguém em quem sentimos confiança, muitas vezes alivia a dor e a pressão que se possa estar a sentir. Felizmente, hoje em dia estas conversas têm lugar num consultório com um psicólogo.
Psicoterapia e outros tratamentos
Psicoterapia refere-se ao tipo de ajuda e tratamento que o psicólogo lhe pode oferecer. Também lhe podemos chamar terapia pela fala. Da mesma forma como existem vários tratamentos farmacológicos, vários médicos com abordagens diferentes, também existem vários psicólogos, cada um com a sua abordagem terapêutica diferente.
Devido à falta de informação e desespero pela pouco eficácia dos tratamentos encontrados, as pessoas que sofrem de depressão costumam procurar não só psicólogos para o tratamento da depressão mas sim ajuda médica, farmacológica, familiar, religiosa para ajudar na recuperação.
Aconselhamento é a ajuda que as pessoas encontram quando vão falar com alguém. Consiste em receber conselhos e informações gerais do que essas pessoas conhecem do problema. Tal como fazem os seus amigos etc, quando lhes fala do seu problema.
Enquanto que psicoterapia é desempenhada por um psicólogo terapeuta qualificado, que trabalha na solução mais eficaz de tratamento e cura para a depressão.
Tipos de Psicólogo
De acordo com a personalidade, aprendizagens, vivências, e experiência, assim será o tipo de terapia que é realizada pelo psicólogo. Assim, é necessário ter algum rigor na hora de escolher o seu psicólogo. Pode acontecer que as características do psicólogo não sejam apropriadas ou as desejadas por si, como idade, pois alguns pacientes preferem profissionais mais jovens pelo dinamismo, simpatia e conhecimentos mais recentes, e outros pacientes sentem-se mais confortáveis com terapeutas mais velhos pela sua experiência e supostamente ter tratado mais casos com o mesmo problema que o seu e de forma eficaz.
Alguns psicoterapeutas trabalham a depressão orientados para o comportamento da pessoa, outros orientados para os pensamentos, assim como outros para o entorno da pessoa, e também há quem procure uma explicação marcada na idade juvenil da pessoa, etc.
Isto pode colocar os pacientes em diferentes formas de tratamento, fazendo com que não entendam uma diferença tão acentuada de tratamento, por terem mudado de psicólogo.
Há diversos factores que não estão diretamente ligados ao paciente mas sim a fatores que podem influenciar um bom trabalho terapêutico, pois podem, favorecer ou impossibilitar a cura da depressão. Anunciamos os mais evidentes:
Características próprias de cada psicólogo
Orientação psicológica
Experiência profissional
Plano terapêutico
Idade
Sexo
Na hora de escolher um psicoterapeuta para o ajudar no tratamento da depressão, assegure-se de partilhar com ele qualquer sentimento que possa comprometer a sua adaptação e empatia com o psicólogo, para assim conversarem sobre esse tema e o psicólogo o poder ajudar a superar esses sentimentos.