Clínica de Psicología em Lisboa

ITAD » Fibromialgia

Fibromialgia

O Síndrome da Fibromialgia é uma doença que apresenta muitos sintomas físicos e psicológicos que podem afetar bastante o nível de vida da pessoa afetada.

O que é a Fibromialgia?

De onde vem o termo “fibromialgia”? A definição de fibromialgia é derivada de três palavras:

fibro” é uma palavra latina que significa tecidos fibrosos, tais como tendões e ligamentos que ligam os ossos aos músculos e ossos, respectivamente.

mi” é derivado da palavra “mio” que significa músculos

algia” significa dor.

A palavra significa, literalmente, a dor nos tecidos fibrosos. A Fibromialgia é assim uma Síndrome de múltiplos sintomas em vez de apenas dor.

A quem afeta?

A Fibromialgia tem uma presença mundial que afeta quase 1 em cada 20 pessoas no mundo. Embora os homens possam ser afetados por esta condição, as mulheres são vistas com sete vezes mais hipóteses de desenvolver a doença.

A condição desenvolve-se geralmente a partir dos 20 anos, mas pode afetar também crianças e idosos.

Causas

A causa exata desta doença não é reconhecida mundialmente pelos médicos que a estudam. Contudo, no nosso centro, pelos nossos estudos e experiência encontramos nos nossos pacientes vivencias idênticas, como a relação de dependência e subtis maus tratos psicológicos com a mãe. Viveram a infância e adolescência nas suas famílias aglutinadas. São elas que muitas vezes cuidaram dos irmãos ou familiares mais novos. Mais recentemente, a sua vida está dedicada a um casamento em que o marido é dominador e a paciente assume um papel submisso.

Sintomas

Dor generalizada, depressão, ansiedade, rigidez muscular, extrema sensibilidade a emoções como a cheiros e luzes e ruídos, problemas de sono, fadiga, problemas cognitivos como falta de memória, concentração, confusão mental e alterações na perceção, dores de cabeça, secura da garganta e olhos, cólon irritável, síndrome das pernas inquietas, formigueiro nas mãos e pés, entre muitos outros.

O diagnóstico

A condição pode muitas vezes ser um desafio de diagnosticar. Isto ocorre porque não há testes sensíveis de corte raso que possam diagnosticar a doença com convicção.

Realizamos uma avaliação completa da história de vida da pessoa assim como dos seus sintomas.

Tratamentos

Não existe cura para esta condição dolorosa. Contudo, o nosso tratamento na clínica ITAD em Lisboa é constituído por fases distintas onde o objetivo final é a redução quase total da dor e tensão corporal.