Hiperatividade
A Hiperatividade é uma problemática complicada quando os pais, professores e amigos não sabem como lidar com as crianças. Assim, o ITAD deixa algumas sugestões que lhe vão ser muito úteis.
Tratamento da Hiperatividade com psicólogo em Lisboa
Já ouviu termos como “está quieto”, “estás distraído”, “não estavas a prestar atenção”, “não sabes onde colocaste os livros”, “Não interrompas”, “pára de te mexer”, estas e outras palavras são os termos que uma criança hiperactiva ouve no seu dia a dia.
A Hiperatividade numa criança não significa necessariamente que a mesma tem um mau comportamento, que age com maldade ou que é preguiçosa, mas sim uma criança que tem dificuldades em manter a atenção e concentração ou estar quieta no mesmo local demasiado tempo. As crianças que sofrem do síndrome de Hiperatividade não possuem a capacidade de controlar os seus impulsos, por isso tendem a reagir conforme as ideias lhes vão surgindo.
Sintomas gerais de Hiperatividade
-
- Dificuldade extrema de concentração;
- Dificuldade em manter a atenção seja no trabalho ou lazer;
- Dificuldades em permanecer imóveis no mesmo local por extensos períodos de tempo;
- Dificuldades em concluir as tarefas até ao fim, apresentando alguns descuidos durante as mesmas;
- Facilmente se distrai com estímulos exteriores;
- Dificuldades em organizar as tarefas que lhe foram incumbidas;
- Perda frequente dos seus materiais (ex lápis, cadernos, brinquedos, etc);
- Etc.
Quem lida com crianças com Hiperatividade, sente-se constantemente desafiado. Contudo, tal como muitas das capacidades do ser humano, estar quieto e concentrado numa única tarefa é uma das capacidades que são facilmente desenvolvidas nas nossas clinicas de Psicologia do centro ITAD em Lisboa.
Algumas ajudas para que saiba como lidar com crianças com Hiperatividade:
-
- Converse bastante com o seu filho (seja ele hiperativo ou não), ao contrário do que fazem imensos pais não deve abandonar o filho por se sentir saturado, mas sim converse com ele de temas que lhe sejam interessantes, ele acabará por passar alguns minutos quieto, envolvido e concentrado na tarefa.
- Ajude a criança a ser flexível no seu dia a dia. É essencial que a criança saiba distinguir o contexto de “disciplina” e de lazer;
- Crie rotinas para que a criança sabia como lidar com diferentes situações que ocorrem com frequência;
- Desvie a atenção da criança para atividades de desgaste de energia e concentração. Assim não sentirá a necessidade de procurar algo “mais ativo”;
- Envolva a criança em atividades domésticas (como limpeza de casa, jardim, etc).
- Incentive a leitura deixando que seja a criança a escolher o material de leitura que seja do seu agrado, aos poucos irá ganhar poder de concentração e aumentar a atenção despendida na tarefa.
Para lidar com a Hiperatividade é necessário ser paciente e mantar a calma constantemente, pois a criança não vê as coisas da mesma forma como nós. Passar tempo de qualidade com a criança hiperativa vai cultivar uma relação de qualidade e ao mesmo tempo aumentar a comunicação entre ambos fazendo com que desta forma a criança vá fazendo progressos.
Dr Sérgio Pereira
Clínica de psicologia ITAD
Psicólogo na Clínica do Itad em Lisboa
Clínica de Psicologia ITAD
Av. Almirante Reis nº59 1ºEsq 1150-011 Lisboa – Portugal
211 371 412 – 961 429 911