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Problemas de Linguagem

Os problemas de linguagem são muito comuns e frequentes nas crianças e associados às dificuldades de aprendizagem na escola e problemas de interação social. Muitos destes problemas têm fácil tratamento na clínica de psicologia em Lisboa – ITAD.

Problemas de Linguagem

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A linguagem é o sistema mais complexo que existe na comunicação. Desenvolve-se através da aprendizagem e por etapas desde o nascimento da criança, sendo por isso um processo bastante complexo. Tal como acontece com outras áreas de desenvolvimento do ser humano, a linguagem depende dos processos cognitivos e por isso desenvolve-se a ritmos diferentes, gerando umas crianças mais precoces que outras.

 

Contudo, quando há problemas de linguagem, as capacidades pré-verbais e verbais não se desenvolvem segundo o padrão normal de desenvolvimento, existindo motivo para preocupação. Se os problemas de linguagem não forem detectados e trabalhados atempadamente, podem vir a tornar-se num Atraso de Desenvolvimento da Linguagem (ADL).

Estima-se que os problemas da linguagem e da fala atinjam cerca de 5 a 10% de crianças, sendo por isso a perturbação do desenvolvimento mais frequente em crianças de idade pré-escolar.

Quando comparadas com outras crianças da mesma idade cronológica, e se encontram problemas de linguagem, este atraso pode dever-se a 2 factores:
Factores orgânicos – como atrasos no desenvolvimento, deficiência auditiva e visual, prematuridade, etc;
Factores sócio ambientais – como reduzida estimulação linguística, bilinguismo, etc

Quando a criança evidência problemas no desenvolvimento da linguagem, é necessário realizar uma avaliação completa à criança para questionar o seu desenvolvimento global e a forma como se expressa para se poder realizar um diagnóstico diferencial.

Para que a linguagem se desenvolva, normalmente é necessário que a criança tenha o sistema sensorial integro e que o seu ambiente envolvente seja estimulante e rico em interacções tanto com os adultos como com os seus pares.

Existem alguns sinais de alerta para detectar problemas de linguagem, a ter em consideração tanto pelos pais, como pelos profissionais que acompanham a criança tais como:
• Se aos 18 meses a criança não produz palavras isoladas; não comunica verbalmente e não brinca, não sorri e não estabelece contacto ocular;
• Se aos 24 meses tem um vocabulário reduzido a 4-6 palavras e não compreende ordens simples;
• Se entre os 2-3 anos não combina 2 palavras de forma a produzir frases simples;
• Se entre os 3-4 anos utiliza um discurso que não é compreendido por todos, com um vocabulário reduzido, recorrendo aos gestos e não a palavras para exprimir o que quer;
• Se aos 4-5 anos omite e/ou troca sons nas palavras e não relaciona acontecimentos simples e recentes;
• Se aos 5-6 anos possui um discurso incoerente, sem conteúdo, com frases mal estruturadas e pronuncia mal algumas palavras.

As crianças que possuam alguns problemas de linguagem, devem ser avaliadas por um Terapeuta da Fala, uma vez que um diagnóstico precoce permite minimizar o impacto desta dificuldade no desenvolvimento da criança.

O adulto deve estabelecer com a criança conversas “a dois”, saber escutar e esperar uma resposta, explicar as diferentes actividades e aquilo que está a ser realizado, dar instruções simples e falar de modo claro e sem pressa de modo a desenvolver a linguagem da criança, e a promover uma comunicação eficaz.

A intervenção com este tipo de patologia da linguagem tem como objectivo dotar durante toda a infância da criança, uma linguagem funcional que a permita comunicar socialmente no contexto em que está inserida. Os profissionais que acompanham a criança devem ter em atenção as etapas do desenvolvimento linguístico, de modo a identificar possíveis défices.