Clínica de Psicología em Lisboa

ITAD » Sigmatismo

Sigmatismo

O sigmatismo é uma alteração articulatória, caraterizada pela pronúncia incorreta de fonemas fricativos como o /s/, /x/, /j/ e /z/, a que vulgarmente se chama “sopinha de massa”.

Sigmatismo

O que é?

O sigmatismo é uma alteração articulatória, caraterizada pela pronúncia incorreta de fonemas fricativos como o /s/, /x/, /j/ e /z/, a que vulgarmente se chama “sopinha de massa”. Por norma, está associado a disfunções nos orgãos fonoarticulatórios, dentários ou craniofaciais e ainda, pelo uso abusivo de chupeta, pela respiração oral e alterações nas arcadas dentárias. Assim, o sigmatismo, é causado pela alteração da posição da língua dentro da cavidade oral, aquando da produção dos fonemas referidos, o que, provoca distorção destes sons, uma vez que a língua se projeta anteriormente ou lateralmente.

Características da problemática?

Mediante a alteração na posição da língua dentro da cavidade oral, assim são produzidos diferentes tipos de distorções nos fonemas e como tal diferentes tipos de sigmatismos. Consequentemente temos:

sigmatismo interdental – que é causado pela saliência da língua entre os dois dentes incisivos frontais
sigmatismo anterior – a língua encosta nos dois dentes frontais, o que provoca um som /s/ mais assobiado.
sigmatismo lateral – em que o ar escapa pelas laterais da língua, fazendo com que o som /s/ fique com uma conotação “molhada”
sigmatismo palatal – em que a língua toca no palato mole durante a articulação.

O sigmatismo anterior está associado a hábitos orais como a sucção digital ou de outros objetos e o uso de chupeta e é também muito frequente em respiradores bucais.

O sigmatismo lateral tem maior relação com a sucção digital e da língua e está quase sempre presente nas mordidas abertas laterais.

Intervenção terapêutica?

A prioridade na intervenção terapêutica nos casos de sigmatismo é o trabalho de reabilitação oral. Para isso são realizados exercícios de reeudcaçao do posicionamento da língua e da direção da corrente de ar durante a articualção de determinados fonemas como os fricativos em que exertirem distorções.

Assim, são realizados exercícios para a língua com o objetivo de melhorar a sua mobilidade e tonicidade (que por norma se apresenta hipotónica), tais como:

-estalos com a ponta da língua: a criança estala a língua contra o palato duro, elevando a sua parte anterior;
-estreitar e alargar a língua: a criança deve estreitar e alargar a língua sem movimentá-la para trás ou para a frente;
-movimentar a língua para os lados: estirar a ponta da língua e movimentá-la em direção às comissuras labiais direita e esquerda sem chegar a tocar nestas comissuras;
-movimentar a língua para cima e para baixo;
-manter na língua um halter labial e ir aumentando o tempo de resistência;
-movimentar a ponta da língua, mantendo nesta um elástico ortodôntico;
-exercícios de articulação com a técnica do “Lazy-t”: adicionar à produção do fonema /s/ um /t/ anterior, o que se irá traduzir em /tsssssss/ e assim auxilia a criança a direcionar o ar para a corrente frontal;
-intervenção ao nível articulatório em palavras iniciadas com o fonema a ser trabalhado e em final de sílaba e de palavra;
-Automatização da posição da língua para a artiulação em discurso espontâneo.

Estratégias para pais e professores?

Além das orientações relativamente à articulação, devem também ser dadas indicações e estratégias a adotar aquando da deglutição e respiração.
Importa salientar que na intervenção terapêutica nos casos de sigmatismo é muito impostante a repetição dos exercícios prescritos, sendo a dedicação o fator fundamente para o a intervenção seja eficaz e tenha bons resultados, pois é com a repetição dos exercícios que a musculatura e a posição da língua melhoram.
Para os pais e professores salienta-se a necessidade de acompanhamento na realização dos exercícios prescritos em casa e em ambiente escolar; a correção do erro articulatório e ainda reforço positivo aquando da produção correta nestas crianças, de forma a que o discurso e o ato de comunicar com os colegas, não se transforme num momento de tensão e de evitação para as crianças.

Obrigado pelo vosso interesse e espero ver-vos em breve na nossa clínica em Lisboa.

Dr. Sérgio Filipe Pereira – Psicólogo em Lisboa
Clínica de psicologia ITAD
Psicólogo, Terapeuta da Fala e Terapeuta Ocupacional
Psicóloga na Clínica do Itad em Lisboa
Clínica de Psicologia ITAD
Rua Professor Fernando da Fonseca N8A. 1600-618 Lisboa – Portugal
211 371 412 – 961 429 911