Clínica de Psicología em Lisboa

ITAD » A Terapia da Fala

A Terapia da Fala

Ainda que muito já tenha sido escrito acerca da terapia da fala, a presente revisão, marcada por uma linguagem acessível a todos, responde às principais dúvidas, esclarece conceitos e mostra que o terapeuta da fala, ao contrário do que a nomenclatura da profissão sugere, não se dedica apenas a problemas de fala.

A Terapia da Fala

 

O que é um terapeuta da fala?
Um terapeuta da fala é um profissional com um curso superior (independente da medicina) que exerce terapia da fala, ou seja, avalia, previne e intervém em problemas de fala (que inclui a voz, a articulação e a fluência), de linguagem, de comunicação e de deglutição.

Vamos agora explicar cada uma destas áreas nas quais o terapeuta da fala intervém.

A voz

A voz é o som que fazemos quando falamos, gritamos, choramos, espirramos…

É produzida na laringe, que é uma espécie de tubo que fica na zona da garganta onde se encontram as cordas vocais. Quando respiramos elas estão abertas, para permitir a passagem do ar. Quando falamos elas vibram, ou seja, abrem e fecham muito depressa, saindo som.

Alguns problemas que afectam a voz: cancro da laringe; pólipos, nódulos e paralisia das cordas vocais.

A articulação verbal

A articulação é a produção dos sons da fala (vogais e consoantes) através da realização de movimentos feitos pela língua, lábios, mandíbula e úvula.

Quando alguém não consegue produzir determinado som (não diz, por exemplo, o som L) tem uma dificuldade articulatória.

A fluência

A fluência é o ritmo normal e constante de falar (harmonioso), sem que existam repetições, prolongamentos, hesitações ou tensões, nem uma fala muito rápida ou demasiado lenta.

O problema mais conhecido de fluência é a gaguez.

A linguagem

A linguagem é a capacidade que nos permite comunicar uns com os outros, produzindo e compreendendo palavras e frases escritas ou faladas.

Algumas crianças têm dificuldades em desenvolver a linguagem (ex.: crianças com surdez, síndrome de Down, atraso de linguagem, etc) mas também existem adultos que depois de terem adquirido a linguagem têm problemas no seu uso (ex.: pessoas que têm tromboses, tumores cerebrais ou acidentes de viação e ficam com dificuldades em falar, ler, escrever, compreender, repetir ou em fazer contas).

A comunicação

A comunicação é o processo que nos permite transmitir e receber mensagens.
A fala não é a única forma de comunicar, também se usam gestos enquanto se fala, escrita, desenhos, expressões faciais (de medo, alegria)…

Quando as pessoas não conseguem comunicar através da fala e não transmitem o que desejam podem ter um problema de comunicação (como acontece com algumas pessoas surdas ou com outras deficiências) o objetivo é ajudá-las a escrever, apontar, usar gestos ou fazer o que quiserem e conseguirem para alcançarem os seus propósitos (existem sistemas de comunicação alternativa como tabelas comunicativas e programas de comunicação para instalar em computador).

O que é a deglutição?

A deglutição é o conjunto de movimentos que efetuamos quando engolimos.

Quando temos dificuldades em engolir (alimentos sólidos ou líquidos) temos disfagia. Esta afeta crianças, adultos e principalmente idosos. Pode ser causada por problemas cerebrais, tumores, problemas de estômago ou outros.

Para quem é a terapia da fala?

Para todas as pessoas, desde bebés a idosos, que tenham alterações em qualquer das áreas acima mencionadas.

Como funcionam as sessões de terapia da fala?

Frequentemente as sessões são semanais e individuais e têm a duração aproximada de 1h, mas depende de cada caso e do terapeuta.

Com quem trabalha o terapeuta da fala?

O terapeuta da fala pode trabalhar sozinho ou estar ligado a outros profissionais, realizando um trabalho de equipa sempre que necessário. Alguns desses profissionais poderão ser médicos (otorrinolaringologistas, fisiatras, ortodentistas, dentistas…), professores, informáticos, entre muitos outros.

As sessões de terapia da fala são pagas?

Existe a possibilidade de serem gratuitas, o que acontece normalmente quando a terapia é dada em hospitais, centros de saúde e escolas (ou em clínicas, desde que a família apresente um baixo rendimento, o utente não tenha mais de 18 anos e a segurança social comparticipe). Também existem seguros de saúde que podem contemplar esta valência. As sessões em domicílio ou em clínica são normalmente pagas pelo beneficiário, sendo os preços variáveis.

Locais onde poderá encontrar terapeutas da fala: hospitais, clínicas, centros de saúde, santas casa da misericórdia, centros de reabilitação, lares de idosos, escolas e infantários.

Não se deve ter pena ou vergonha das pessoas com problemas, deve-se sim tentar ajudá-las.

Como o fazer?

Fale com o seu médico de família ou contate um terapeuta da fala – o aconselhamento e a prevenção são sempre uma mais-valia.

Obrigado pelo vosso interesse e espero ver-vos em breve na nossa clínica em Lisboa.

Dr. Sérgio Filipe Pereira – Psicólogo em Lisboa
Clínica de psicologia ITAD
Psicólogo, Terapeuta da Fala e Terapeuta Ocupacional
Psicóloga na Clínica do Itad em Lisboa
Clínica de Psicologia ITAD
Rua Professor Fernando da Fonseca N8A. 1600-618 Lisboa – Portugal
211 371 412 – 961 429 911