Clínica de Psicología em Lisboa

ITAD » Burnout

Burnout

O tema que iremos abordar é mais conhecido pode ser burnout, contudo em português será denominado como esgotamento profissional.

O que é o burnout?

É provável que nunca tenho ouvido falar desta problemática e doença psicológica, até alguém lhe dizer que está a sofrer de “burnout”. Ainda assim teve que procurar informação para saber do que se trata. Iremos ajudar a entender e daremos conselhos de como se recuperar de forma mais rápida.
“Burnout” em inglês significa queimar por fora. Este nome foi denominada pelo psicanalista nova-iorquino, Freudenberger, após constatá-la em si mesmo, no início dos anos 1970.
Definimos o burnout ou desgaste profissional, quando uma pessoa se encontra num estado emocional e anímico de extremo cansaço proveniente diretamente pelo seu envolvimento no trabalho.
burnout

Sintomas do Burnout

Existem características de personalidade que podem influenciar e potenciar o aparecimento do burnout
Falta de energia muito acentuada
Ir trabalhar sem vontade e desanimado
Dedicar uma enorme percentagem do seu dia ao trabalho
Querer ser perfecionista no trabalho, dedicando muito mais tempo do que era necessário, nada está suficientemente bem feito
Falta de reconhecimento ou recompensa no trabalho
Trabalhar em ambiente caótico ou de elevada exigência e responsabilidade
Estar envolvido em demasiadas obrigações ou atividades
Assumir demasiadas responsabilidades
Dificuldades em dormir
Cansado e esgotado por muito tempo
Não ter tempo ou falta de interesse em atividades relaxantes ou sociais
Tremores
Extrema dificuldade de planeamento
Dificuldade de concentração
Lentidão ao realizar as tarefas simples
Apático perante a vida
Falta de memória a curto prazo
Dificuldades em respirar e falta de ar
Dores focalizadas, principalmente dores de cabeça, cervicais e lombares
Mudança no apetite
Emagrecimento rápido
Mudanças de humor graves
Sentimentos de impotência perante a situação que vive
Baixa tolerância ao stress
Desinteresse pela família
Isolamento social
Uso de substâncias aditivas (álcool ou drogas) como forma de aliviar a pressão

Causas do Burnout

As causas do aparecimento desta patologia grave, são na verdade poucas. Está diretamente associado à colossal dedicação que uma pessoa entrega ao trabalho e que não é (suficiente ou inexistente) compensada de forma reparatória por outras atividades.

É comum as pessoas entrarem em burnout quando trabalham muitas horas do dia, com poucos descansos, mesmo na supostas folgas dedicam tempo e pensamentos ao trabalho, e pouco cuidado com o corpo, como má alimentação e fora de horas, pouco tempo disponível para dormir.

Outra causa igualmente importante do burnout é não estarem envolvidos em atividades que promovam prazer e momentos alegres, que são os que tendem a diminuir o stress, como em grupos de pertença.

Como prevenir o burnout

Se a determinado momento da sua vida, reconhecer alguns dos sintomas que expusemos, deverá ter cuidado com esses sinais de aviso de esgotamento iminente.

É muito importante conseguir ter um equilibro na vida. Não pode dedicar cerca de 80 % do seu tempo acordado, dedicado ao trabalho e não aproveitar o resto que a vida tem para lhe oferecer, nem conseguir relaxar nem divertir-se.

É muito perigoso não fazer nada, nem procurar tratamento se você se reconhecer nesta situação. Quando mais precocemente atuarmos, mais fácil será o tratamento. Aconselhamos a que recorra ao nosso psicólogo da clinica ITAD de tratamento de problemáticas do foro psicológica em Lisboa, para uma avaliação rigorosa do seu estado, com a finalidade de despistar ou começar um tratamento o quanto antes.

Mas se mudar comportamentos, adoptar hábitos saudáveis e potenciar o seu circulo social, irá prosperar bastante a sua vida de volta ao equilíbrio e bem estar.

Os primeiros sintomas de burnout, são sinais de alerta ou bandeiras vermelhas que algo está errado, que precisa de ser mudai ou tratado. Se conseguir prestar atenção a estes sinais de alerta, pode evitar um grande colapso. Se os ignorar, vai finalmente queimar-se, ou esgotar-se.