Défice de Atenção e Hiperatividade – Lisboa 27 Fevereiro
Défice de Atenção e Hiperatividade – Lisboa 27 Fevereiro
RAZÕES JUSTIFICATIVAS DA AÇÃO
A Hiperatividade é atualmente uma das principais Dificuldades de Aprendizagem nas escolas portuguesas. Quanto mais se conhece esta problemática, maior capacidade temos de dar respostas ajustadas às necessidades especiais destas crianças e adolescentes.Alunos com Défice de Atenção e Hiperatividade sentem diversas dificuldades na sala de aula, como desajuste académico, social e incompreensão, ou seja, aspetos que podem influenciar o abandono escolar.
Por outro lado, os intervenientes que lidam com eles, são igualmente invadidos por sentimentos por vezes destrutivos para a sua educação e crescimento saudável:
Os professores lidam com comportamentos de alunos tão impróprios, que muitas vezes conseguem boicotar a aula. Aprender estratégias e técnicas eficazes para aplicar em sala de aula, significa um ano escolar mais proveitoso e menos desgastante.
Psicólogos são os técnicos de melhor referencia para tratar esta problemática. Além da terapia emocional, também dispõem de conhecimentos em habilitação neuropsicológica fundamentais para perceber e assim desenvolver no aluno as capacidades cognitivas responsáveis pelo desajuste de comportamento na sala de aula ou em casa. Serão disponibilizados trabalhos e exercícios específicos para a atenção, concentração, inibição, planeamento, entre outros.
Os pais que contam somente com a ajuda da medicação, podem assim aprender estratégias para lidar com os seus filhos de forma mais nutrida.
Esta formação de Défice de Atenção e Hiperatividade – “perceber e tratar”, vai ajudar professores e psicólogos a compreender este distúrbio e desmistificar quaisquer dúvidas existentes em torno do tema Hiperatividade, assim como dotar de técnicas de intervenção eficazes.
DESTINATÁRIOS DA AÇÃO
Professores, Psicólogos e Técnicos do Ensino Especial
OBJETIVOS
ADQUIRIR COMPETÊNCIAS TEÓRICO-PRATICAS
Adquirir competências teórico-práticas de reconhecimento do TDAH
Desenvolver aptidões de avaliação pedagógica TDAH
Dominar metodologias e práticas pedagógicas inclusivas para professores
Dominar metodologias psicoterapêuticas e trabalhos de desenvolvimento cognitivo
DOCENTES
Mestre Sérgio Pereira, Psicoterapeuta em Saúde Mental e da Exclusão Social. Diretor Clínico do ITAD. Investigador e escritor. Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde Mental, Mestre em Terapia Familiar Sistémica, Mestre em Gestão de Recursos Humanos. Pós Graduações em várias especialidades em saúde mental, das quais se destaca Psicopatologia da Criança e do Adolescente. Neuropsicólogo clínico. Diretor Clínico e SEO do ITAD. Formador especializado no desenvolvimento humano.
Dra. Joana Cabral, Psicoterapeuta e Formadora no ITAD certificada pelo IEFP. Vasta experiência de trabalho no contexto escolar com dificuldades de aprendizagem. Atualmente é Coordenadora do Projeto Construir o Futuro no ITAD. Realiza acompanhamentos psicoterapêuticos e habilitação neuropsicológica, em várias escolas do distrito de Évora. Supervisora de uma equipa de 18 psicólogos que acompanham cerca de 400 crianças a nível nacional.
Dr. Raquel Silva Psicologia Formadora certificada pelo IEFP. Colaborou com o Núcleo de Neurodesenvolvimento do Hospital Garcia de Orta. Coordenação de centro de formação privado e gestão de recursos humanos. Colaborou com diversas Associações e Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental. Certificação Profissional de Metodologias Práticas de Intervenção Snoezelen nas Necessidades Educativas Especiais.
PROGRAMA
1. O que é ?
Definição Perturbação Deficit de Atenção e Hiperatividade
Diagnóstico
Enquadramento Social
Testemunhos
2. Etiologia
Etiologia do Défice de Atenção (DA)
Etiologia da Desordem de Hiperatividade (DH)
3. Deficit de Atenção
Definição e Explicação do Deficit de Atenção
Manifestações
4. Impulsividade
Definição e Explicação da Impulsividade
Manifestações
5. Hiperatividade
Definição e Explicação da Hiperatividade
Manifestações
6. Sinais de Alerta ao longo do desenvolvimento infantil
7. Estudo de caso
8. Avaliação
9. Capacidades Chave Comprometidas
10. Tratamento Multidisciplinar
Farmacológico
Pedagógico
Capacitação Parental
Psicoterapêutico
Habilitação Neuropsicológica
HORÁRIO e LOCAL
Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
Rua Fernando Palha 69, 1900-693 Lisboa
N 38º 44’ 49.0”
W 9º 06’ 00.7”
Metro: Linha vermelha, estação Bela Vista.
Comboio: estação Braço de Prata
Autocarros da Carris: 718, 755, 782
INVESTIMENTO
Público Geral 70
Professores 42
Psicólogos 45
Estudantes 40
Grupos > 4 38
*10% de desconto a profissionais de escolas protocoladas com o ITAD.
Enviar informações por email: institutoitad@gmail.com – nome, número de identificação, comprovativo de pagamento NIB:
Preencher ficha web apresentada em :
http://localhost/formacao/formacao-itad-2/inscricoes/
Instituto de Apoio e Desenvolvimento – ITAD
Clínica de Psicologia e Terapia da Fala
Av. Almirante Reis nº59 1ºEsq
1150-011 Lisboa – Portugal
211 371 412 – 961 429 911