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Dislexia

A Dislexia é uma das razões que mais preocupam hoje em dia Encarregados de Educação, Profissionais da Psicologia e da Educação. Por isso a razão e importância desta formação.

Dislexia – Compreender para Intervir

Dislexia

O instituto de Apoio e Desenvolvimento – ITAD, coopera com dezenas de escolas Públicas e Privadas de Norte a Sul do país e contamos com um conjunto de profissionais com uma vasta experiência nacional e internacional no âmbito da formação e prática clínica. Visite a nossa página em www.itad.pt.

No ITAD desenvolvemos diversos programas de intervenção e colaboramos com diversos organismos públicos e privados com especial incidência na intervenção com alunos com necessidades educativas especiais.

O Instituto de Apoio e Desenvolvimento – ITAD é uma instituição altamente especializada na avaliação e desenvolvimento do potencial cognitivo de crianças e adolescentes no domínio da Psicologia, Educação e Neuropsicologia.

Informamos assim que o ITAD vai desenvolver uma formação, que terá como objetivos a compreensão e intervenção nas perturbações de aprendizagem de leitura e escrita.

O curso de iniciação DISLEXIA: da sinalização à intervenção terá a duração de 7 horas e decorrerá em Lisboa.

O nosso compromisso centra-se em ajudar os diferentes profissionais a desenvolver estratégias de intervenção ajustadas às necessidades especiais destas crianças e jovens.

 

RAZÕES JUSTIFICATIVAS DA AÇÃO E SUA INSERÇÃO NO PLANO DE ATIVIDADES

No âmbito das sociedades contemporâneas, as dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita comprometem acentuadamente as capacidades escolares e do desenvolvimento global. O diagnóstico e intervenção precoce assume-se como a mais eficaz medida de prevenção e intervenção. Um conhecimento cientifico das suas causas torna-se imperativo para implementar estratégias de intervenção ajustadas a cada criança. Esta formação pretende dotar os diversos profissionais das ferramenta necessárias para trabalharem com crianças e adolescentes com estas perturbações.

 

DESTINATÁRIOS DA AÇÃO

Professores, Psicólogos e Terapeutas da Fala. Outros profissionais ou educadores interessados na temática.

OBJETIVOS

Promover a capacitação de profissionais para uma compreensão e intervenção nas perturbações de leitura e escrita.

 

COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR

a) Assimilar conhecimentos sobre o desenvolvimento linguístico;

b) Conhecer os processos e modelos de aprendizagem da leitura e escrita;

b) Identificar e avaliar de alunos com dislexia, disortografia e disgrafia;

c) Dominar instrumentos de avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita.

 

DOCENTE

 Mestre Susana Marques da Cunha, Psicóloga da Educação e Neuropsicóloga clínica. Doutoranda em Psicologia da Educação. Com 10 anos de experiência enquanto docente no ensino superior, na capacitação de psicólogos, educadores e professores. Formadora certificada pelo conselho científico pedagógico de formação contínua nos domínios da educação especial e psicologia e educação. Experiência aplicada na avaliação de crianças e adolescentes, em contexto hospitalar, clínico e escolar. Coordenadora de Formação e Supervisora Clínica no ITAD.

 

PROGRAMA

I. DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

1.1. Bases biológicas e sociais para o desenvolvimento linguístico

1.2. Modelos e métodos de aprendizagem da leitura e aquisição do código escrito

1.3. Dificuldades e perturbações globais e específicas na aprendizagem da leitura e escrita

 

II. DIFICULDADE ESPECIFICA DA APRENDIZAGEM DA LEITURA

2.1. Etiologia e sinais de alerta ao longo do desenvolvimento infantil

2.2. Diagnóstico e procedimentos de avaliação pedagógica

2.3. Estratégias de intervenção pedagógica em contexto escolar

2.4. Análise e resolução de problemas aplicados

 

III. DIFICULDADE ESPECIFICA DA APRENDIZAGEM DA ESCRITA

3.1. Etiologia e sinais de alerta ao longo do desenvolvimento infantil

3.2. Diagnóstico e procedimentos de avaliação pedagógica

3.3. Estratégias de intervenção pedagógica em contexto escolar

3.4. Análise e resolução de problemas aplicados

 

HORÁRIO

O curso terá a duração de 7 horas e decorrerá das 9h30m às 13h00m e das 14h00m às 17h30m

 

LOCAL DE REALIZAÇÃO

Auditório Principal Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches

Rua Fernando Palha 69, 1900-693 Lisboa

 

INVESTIMENTO

Captura de ecrã 2015-02-15, às 23.55.34

Captura de ecrã 2015-02-15, às 23.55.44

PRÓXIMAS FORMAÇÕES

Necessidades Educativas Especiais: 3/2008 da sinalização à intervenção;

Violência e Mediação de Conflitos na Escola;

Autismo e Asperger: compreender para intervir.