VIOLÊNCIA FILIOPARENTAL – 19 Março, Lisboa
CURSO EM VIOLÊNCIA FILIOPARENTAL – 19 Março, Lisboa
RAZÕES JUSTIFICATIVAS DA AÇÃO
A Violência Filioparental caracteriza-se por atos intencionais de filhos em relação aos pais envolvendo ameaça, intimidação e domínio para obtenção de controlo sobre eles.
Pode assumir a forma de dano físico, psicológico, emocional ou financeiro nos pais ou adultos que ocupem este lugar e manifestar-se de forma repetida nos seguintes comportamentos violentos: físicos (agressões, empurrões, atirar objetos); verbais (insultos repetidos, ameaças) ou não verbais (ameaças de agressão, destruição de objetos apreciados).
Emerge numa dinâmica relacional pautada pela inversão da hierarquia familiar, onde os filhos assumem o poder sobre os pais, quer através da manipulação e chantagem implícita, quer na forma de gritos ou agressões. Uma vez conseguido o pretendido, este padrão relacional intensifica-se e rigidifica-se.
Os estudos indicam que a violência filioparental é maioritariamente dirigida às mães. Entende-se contudo, que tanto pais como filhos estão em sofrimento e são vítimas do padrão de relação que estabelecem: os pais, porque se sentem inibidos de exercer o seu papel por medo e insegurança, e os filhos, porque na ausência de figuras de referências normativas veem comprometido o seu desenvolvimento adequado.
DESTINATÁRIOS DA AÇÃO
Profissionais na área da família, infância e juventude.
OBJETIVOS GERAIS
Sensibilizar os profissionais para este tipo de violência familiar, visando o reconhecimento atempado e uma intervenção eficaz na violência filioparental.
COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR
Reconhecer o padrão de relação da violência filioparental; identificar o padrão de relação que favorece a violência filioparental; enquadrar o fenómeno da violência filioparental na história da família; promover competências práticas de intervenção na violência filioparental.
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Mestre Sérgio Pereira, Psicoterapeuta em Saúde Mental e da Exclusão Social. Investigador e escritor. Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde Mental, Mestre em Terapia Familiar Sistémica, Mestre em Gestão de Recursos Humanos. Pós Graduações em várias especialidades em saúde mental, das quais se destaca Psicopatologia da Criança e do Adolescente. Neuropsicólogo clínico. Diretor Clínico e SEO do ITAD. Formador especializado no desenvolvimento humano.
DOCENTE
Neusa Patuleia, Psicóloga Clínica e Terapeuta Familiar, membro efetivo da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (SPTF) e da European Family Therapy Association (EFTA); Especialista em Psicologia da Família e Intervenção Familiar, pelas Universidades de Coimbra e Lisboa (FPCE-UC e FP-UL); Investigadora doutoranda na violência filioparental pelas Universidades Coimbra e Lisboa (FPCE-UC e FP-UL); Especialista em Violência Filioparental, membro da Sociedade Espanhola para o Estudo da Violência Filioparental (SEVIFIP); Experiência aplicada de trabalho clínico e sistémico com crianças, adolescentes, adultos e famílias nas seguintes áreas de intervenção: Proteção na Infância e Juventude| Competências Parentais| Terapia Familiar| Acolhimento Institucional Terapêutico| Violência Doméstica| Violência Filioparental; Área científica com diversas participações em congressos nacionais e internacionais, bem como artigos publicados.
PROGRAMA
CAPÍTULO 1
O que é a Violência Filioparental
CAPÍTULO 2
Dados de Prevalência da Violência Filioparental
CAPÍTULO 3
Compreender a Violência Filioparental
CAPÍTULO 4
Diagnóstico da Violência Filioparental
CAPÍTULO 5
Caso Prático de Violência Filioparental
HORÁRIO e LOCAL
Dia 19 de Março das 11h às 13h00 e das 14:00 às 18h
Instalações da Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
Na Rua Fernando Palha 69, 1900-693 Lisboa, Portugal
N 38º 44’ 49.0”
W 9º 06’ 00.7”
INVESTIMENTO
Público Geral – 60
Professores – 42
Psicólogos – 45
Estudantes – 40
Grupos Superiores a 4 – 38
*10% de desconto a profissionais de escolas protocoladas com o ITAD.
* Limite Mínimo de 20 inscrições para abertura da Formação
* Descontos para Educadores e Professores do Jardim Escola João de Deus
Enviar informações por email: institutoitad@gmail.com – nome, número de identificação, comprovativo de pagamento NIB: 0035 0100 0003 2042 8304 6
Preencher ficha web apresentada em :
http://localhost/formacao/formacao-itad-2/inscricoes/
CONTACTOS DE DÚVIDAS
Av. Almirante Reis, nº59, 3ºEsq.
1150-190, Lisboa
Telefone: 211 371 412
Telemóvel: 961 429 911