Formação sobre Hiperatividade
O fenómeno da hiperatividade tem-se tornado nos últimos anos, uma das principais preocupações dos professores, diretores de turma e pais.
Formação sobre Hiperatividade em Sala de Aula
Sendo que a hiperatividade influencia diretamente o aproveitamento escolar, então uma sala de aula com crianças hiperativas significa fracasso escolar para os alunos que não conseguem aprender e chumbam ou abandonam a escola, fracasso escolar para os professores que chumbam os seus alunos e colegas de sala de aula que têm maior dificuldade em aprender devido ao comportamento dos colegas.
Existem muitos conhecimentos sobre a hiperatividade, mas pouco consenso em relação à sua etiologia, avaliação e principalmente sobre o trabalho terapêutico que se deve fazer para ajudar estas crianças, assim como técnicas a usar com o objetivo de normalizar o seu comportamento à sala de aulas.
É esperado com esta formação que os formandos adquiram conhecimentos para entender melhor a hiperatividade, assim como técnicas para usar em sala de aula e também metodologia de intervenção terapêutica. Para assim deste modo os formandos adquirem técnicas e estratégias de ação, para compreender e reagir a situações de alunos hiperativos e que consigam, deste modo, aumentar o seu bem estar na gestão da sala de aula.
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Mestre Susana Marques da Cunha, Psicóloga da Educação e Neuropsicóloga Clínica. Doutoranda em Psicologia da Educação. Investigadora nos domínios da psicologia da aprendizagem e do comportamento. Docente no ensino superior, na capacitação de psicólogos, educadores e professores. Formadora certificada nos domínios da educação especial e psicologia e educação. Vasta experiência aplicada na avaliação de crianças e adolescentes, em contexto hospitalar, clínico e escolar.
Mestre Sérgio Pereira, Psicoterapeuta em Saúde Mental e da Exclusão Social. Diretor Clínico do ITAD. Mestre em Psicologia Clinica e da Saúde Mental. Mestre em Terapia Familiar Sistémica. Mestre em Gestão de Recursos Humanos. Pós-Graduações em várias especialidades da Saúde Mental. Neuropsicólogo Clínico. Investigador e escritor para revistas de saúde. Vasta experiência aplicada na intervenção psicoterapeutica em famílias, adultos e jovens em contexto privado, hospitalar e escolar.
DESTINATÁRIOS
Professores, Psicólogos e Terapeutas.
COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR
a) Adquirir competências teórico-práticas de reconhecimento do Défice de Atenção com Desordem de Hiperatividade – DADH
b) Desenvolver aptidões de avaliação pedagógica no DADH.
c) Dominar metodologias e práticas pedagógicas inclusivas orientadas para crianças e jovens com DADH.
METODOLOGIA DE ENSINO
A formação será expositiva e ativa com recurso a suporte audiovisual, análises de casos e atividades em grupo
CERTIFICADO
O formando terá direito a certificado de formação profissional emitido pelo conselho cientifico-pedagógico ITAD
PROGRAMA
I. ETIOLOGIA E DESENVOLVIMENTO DOS DISTÚRBIOS DE COMPORTAMENTO
1.1. Etiologia do DADH
1.2. Evolução e sinais de alerta do DADH ao longo do desenvolvimento infantil
II. IDENTIFICAÇÃO DO DADH
2.1. Sinalização, referenciação pedagógica
III. INTERVENÇÃO NO DADH
3.1. Médico-farmacológica
3.2. Cognitivo-comportamental
3.3. Comportamental. Organização da sala de aula e pedagogias diferenciadas
3.4. Habilitação Neuropsicologica em Hiperatividade.
LOCAL DE REALIZAÇÃO
Instalações do ITAD em Lisboa
Av. Almirante Reis N59 – 1Esq em Lisboa