Indisciplina em Sala de Aula
Curso de Formação do Instituto do ITAD sobre Indisciplina em Sala de Aula orientado a Técnicos que trabalhem com alunos com problemas comportamentais em sala de aula.
O curso é orientado tanto a psicólogos como a professores, assim como todos interessados no tema da indisciplina dos alunos em contexto escolar.
Formação de Indisciplina em Sala de Aula
Justificação da Ação e Plano de Atividades
O fenómeno da indisciplina na escola revela-se uma preocupação crescente, nas últimas décadas, nas comunidades educativas. A universalidade desta inquietação assenta na globalização do fenómeno e nas implicações que o mesmo assume na ação dos diversos agentes da comunidade educativa.
É um fenómeno complexo existindo a necessidade de o encarar de modo sistémico e holístico, na medida em que os seus fatores são múltiplos e instalados em domínios muito diversificados, designadamente de ordem social, institucional, familiar, individual.
Sendo que estes comportamentos prejudicam as condições de aprendizagem, o ambiente de ensino e o relacionamento dos indivíduos na escola é fundamental que os profissionais de educação desenvolvam competências humanas e técnicas para uma ação efectiva neste domínio. Pretende-se que através de técnicas e estratégias de ação saibam antever, compreender e reagir a situações de indisciplina e que consigam, deste modo, aumentar o seu bem estar na gestão da sala de aula.
Destinatários da Ação
- Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial, Professores de Formação
- Profissional e Professores do Ensino Recorrente de Adultos, Educadores, Psicólogos e Psicopedagogos.
Objetivos
- Promover conhecimentos, metodologias e técnicas especificas para intervir em contexto escolar e familiar.
Competencias a Adquirir
- Conhecimentos científicos sobre os comportamentos disruptivos em contexto escolar.
- Aquisição de procedimentos de avaliação na indisciplina.
- Conhecimentos práticos sobre os fatores potenciadores e inibidores dos comportamentos indisciplinados.
Critérios de Seleção
- Técnicos profissionais que trabalham com alunos em contexto escolar.
- Vagas disponíveis de acordo com a capacidade do local .
Docentes do Curso
Mestre Sérgio Pereira, Psicoterapeuta em Saúde Mental e da Exclusão Social.
Diretor Clínico do ITAD. Investigador e escritor para revistas de saúde
Mestre em Psicologia Clinica e da Saúde Mental. Mestre em Terapia Familiar Sistémica. Mestre em Gestão de Recursos Humanos. Pós-Graduações em várias especialidades da Saúde Mental. Neuropsicólogo Clínico.
Vasta experiência aplicada na intervenção psicoterapeutica em famílias, adultos e jovens em contexto privado, hospitalar e escolar.
Mestre Susana Marques da Cunha, Psicóloga da Educação e Neuropsicóloga Clínica.
Doutoranda em Psicologia da Educação. Investigadora nos domínios da psicologia da aprendizagem e do comportamento. Com mais de 10 anos de experiência enquanto docente no ensino superior, na capacitação de psicólogos, educadores e professores. Formadora certificada pelo conselho científico pedagógico de formação contínua nos domínios da educação especial e psicologia e educação. Vasta experiência aplicada na avaliação de crianças e adolescentes, em contexto hospitalar, clínico e escolar.
PROGRAMA
I. MODELOS CONCEPTUAIS DOS COMPORTAMENTOS DISRUPTIVOS
1.1. Perspetivas da Ciência Psicológica e das Ciências da Educação
1.2. Modelo Ecológico da Compreensão da Indisciplina na escola
1.3. Fatores de risco e de proteção: aluno, família, escola e sociedade
II. DIFERENTES TIPOS DE COMPORTAMENTOS DISRUPTIVOS
2.1. Incumprimento de Regras Escolares
2.2. Condutas de Desafio aos Agentes Educativos
2.3.Conflitos entre Pares: Bullying na Escola
III. AVALIAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS DISRUPTIVOS
3.1. Análise Sociométrica dos grupos-turma
3.2. Social Skills Rating System: pais, alunos, professores
3.3. Escala de Avaliação do Bem Estar Psicológico: alunos
3.4. Escalas de Autoavaliação: Estilo de Liderança e Gestão de Sala de Aula: professores
IV. INTERVENÇÃO NOS COMPORTAMENTOS DISRUPTIVOS
4.1. Análise de Casos
4.2. Estratégia Sistémica de intervenção na indisciplina: Comunidade escola, pais, alunos e professores.
4.3. Técnicas Comportamentais e Cognitivas de combate à indisciplina.
Duração
O curso de iniciação Indisciplina na sala de aula: gestão de alunos e professores para intervir terá a duração de 7 horas, decorrerá no dia 13 de Dezembro.
Horário
Dia 13 de Dezembro: das 9h30m às 13h e das 14 às 17h30m
Investimento
Público Geral 75,00 euros
Professores 55,00 euros
Estudantes 50,00 euros
Formandos ITAD 35,00 euros
Grupos superiores 4 pessoas 45,00 euros
Documentos Necessários
Enviar Informações por email:
Nome completo, Número de Identificação,
Profissão ou situação laboral, Idade e comprovativo de pagamento.
Pagamento
Cheque, Transferência CGD: 0035 0100 00032042 830 46
* 10% de desconto a profissionais de escolas protocoladas com o ITAD
Local da Formação
Nas instalações do ITAD em Lisboa
Avenida Almirante Reis, nº59 – 3ºesq.
1150-190 LISBOA
Contactos
www.itad.pt
211 371 412
961 429 911
912 071 213