Orientação Vocacional
A Orientação Vocacional subjaz o estudo do desenvolvimento e do comportamento humano no trabalho e em contextos alargados.
O que é a Orientação Vocacional?
Na prática, é um processo cujo objetivo é auxiliar a criança/ jovem na sua tomada de decisão escolar e/ou profissional.
A Orientação Vocacional pode desenvolver-se durante todo o percurso escolar do aluno, assumindo uma importância fulcral na promoção de competências de planeamento de carreira e tomada de decisão que devem ser transversais a toda a vida.
Como é que o psicólogo pode ajudar?
A Orientação Vocacional é prestada por psicólogos na escola, caso existam profissionais ou programas disponíveis, ou em serviços externos à escola.
O psicólogo assume extrema importância no processo de Orientação Vocacional. O seu trabalho visa auxiliar o aluno no seu processo de tomada de decisão, através da avaliação e análise do seu perfil de competências e interesses e de outros fatores externos. Assim, o psicólogo realiza a intervenção pedagógica personalizada, individual ou em grupo, sustentada por testes de personalidade, testes de avaliação de competências e inventários de interesses e preferências profissionais.
Os objetivos principais da intervenção dos psicólogos são:
• Promover o conhecimento de si próprio, nomeadamente as suas aptidões, capacidades e destrezas;
• Promover o desenvolvimento de expetativas e ambições;
• Levar o aluno a refletir sobre os seus valores e sobre as suas características, fomentando o desenvolvimento do autoconceito;
• Apresentar as várias profissões e ofícios e competências necessárias;
• Dar a conhecer o processo de acesso a uma profissão: requisitos académicos e formação profissional;
• Educar os alunos para a pesquisa de informação relevante e credível e a analisá-la criticamente;
• Fomentar a reflexão acerca do ajuste entre as características do aluno e as profissões;
• Dotar os alunos de estratégias de tomada de decisão entre as alternativas existentes.
Como é que a escola pode ajudar?
Até aos anos 70, o papel da Orientação Vocacional nos curricula era quase inexistente. Hoje em dia é reconhecida a importância da Orientação Vocacional, sendo os professores essenciais neste processo. Para ajudar os alunos, os professores podem:
• Desenvolver atividades que promovam o conhecimento das profissões, como por exemplo, trabalho sobre uma área ou profissão à escolha, entrevistas a profissionais, entre outros;
• Discutir em sala de aula sobre profissões ou ofícios que os alunos gostariam de conhecer mais aprofundadamente;
• Promover a reflexão, incentivando os alunos a relacionar o que aprendem com os seus objetivos de vida;
• Ajudar os alunos a perceberem o papel da escola e do trabalho na consecução de objetivos de vida;
• Fomentar a reflexão acerca das decisões que tomam e as suas consequências nos vários contextos de vida;
• Incentivar a persistência face às dificuldades;
• Promover atividades, tais como visitas de estudo, para fomentar novos interesses e competências;
• Facilitar a reflexão acerca dos conteúdos académicos, relacionando-os com as profissões;
• Promover o debate acerca dos novos paradigmas da sociedade, por exemplo, trazendo temas relacionados com a flexibilização dos postos de trabalho, a constante reciclagem de conhecimentos, a transversalidade das competências de várias áreas, a extinção de algumas profissões e o surgimento de outras, entre outros;
• Incentivar a exploração de novas capacidades e competências.
Qual o papel dos pais na Orientação Vocacional?
O envolvimento dos pais é essencial para o processo de Orientação Vocacional. É na família que desde cedo se desenvolvem matrizes de afetos, saberes e experiências que servirão de base para o estabelecimento de relações com os outros e com o próprio indivíduo. A família, intencionalmente ou não, direta ou indiretamente, influencia o projeto vocacional das crianças e jovens. É essencial que a família tenha consciência da importância do seu papel na construção de um projeto vocacional.
No sentido de um apoio intencional e consistente na Orientação Vocacional, os pais poderão:
• Fomentar o diálogo com os filhos, dando espaço para eles conversarem acerca dos seus sonhos, desejos e expetativas. Podem aproveitar algumas ocasiões propícias, por exemplo, o visionamento de um filme para desenvolver o diálogo em torno da temática;
• Conversar acerca do futuro perspetivando cenários positivos e questionando quais os seus objetivos para o futuro;
• Promover a autonomia e a responsabilidade pelas suas decisões, incluindo-o nas questões da gestão familiar, como compras ou gestão do tempo;
• Contar experiências pessoais relacionadas com o percurso profissional;
• Conhecer os gostos dos filhos e promover um maior conhecimento nessas áreas, por exemplo, incentivando a experimentar algumas atividades relacionadas durante as férias, tal como voluntariado;
• Incentivar a cooperação e o trabalho em equipa, por exemplo, através de desportos de equipa, escotismo e dialogar com os filhos sobre o que aprendem nessas situações e como se sentem.
Dra. Raquel Baia
Psicóloga do ITAD
Clínica de psicologia e terapia da fala em Lisboa
Av. Almirante Reis nº59 1ºEsq 1150-011 Lisboa – Portugal
211 371 412 – 961 429 911