PECS
A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é um processo que engloba formas alternativas de comunicação tendo dois objetivos: promover e desenvolver a fala e garantir uma forma de comunicação mais eficaz. A comunicação alternativa é qualquer forma de comunicação diferente da oralidade e usada por um indivíduo em contextos de comunicação frente a frente (ex: gestual, por códigos (morse), a escrita, entre outros). A Comunicação aumentativa significa que existe uma comunicação complementar ou de apoio à oralidade. Este tipo de comunicação tem um duplo objetivo: promover e apoiar a fala e garantir uma forma de comunicação alternativa se existirem dificuldades de expressão oral.
Atualmente, existe um número significativo de pessoas incapacitadas de comunicar através da fala. Esta incapacidade é transversal e verifica-se em crianças, jovens e adultos devido a deficiência motora, mental, atraso no desenvolvimento da linguagem e outras perturbações de linguagem adquiridas ou de desenvolvimento. Existem diversos sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa nomeadamente o sistema alternativo de Comunicação por Pictogramas e Ideogramas para Comunicação (PIC), o sistema
alternativo de comunicação Bliss (Blissymbolics), o sistema de Símbolos Pictográficos para a
Comunicação (SPC) e o Picture Exchange Communication System (PECS).
Picture Exchange Communication System – PECS
O Sistema PECS foi desenvolvido em 1985 por Lori Frost e Andy Bondy, respetivamente terapeuta da fala e psicólogo. Este sistema é definido por um método de comunicação alternativa e aumentativa criado para colmatar as necessidades comunicativas de um paciente diagnosticado com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) nos Estados Unidos da América. Consiste em fornecer um tipo eficaz de comunicação para pessoas não verbais, podendo também servir de apoio para pessoas com alterações da oralidade.
Inicialmente o Sistema PECS tinha por objetivo ajudar somente crianças em idade pré escolar diagnosticadas com PEA e que não apresentassem uma oralidade funcional e socialmente aceitável.
Contudo, ao longo dos anos, os autores verificaram que podiam aplicar este sistema em diferentes alterações da comunicação e em diferentes faixas etárias.
O Sistema PECS é um sistema eficaz e com taxas elevadas de sucesso, onde são utilizadas estratégias pedagógicas de reforço, correção de erro e generalização, com o objetivo primordial de ensinar novas competências de comunicação.
O Sistema PECS é constituído por seis fases, que são alcançadas e ultrapassadas progressivamente mediante a evolução de cada individuo, caminhando em paralelo com o desenvolvimento normal da linguagem em que numa fase inicial a criança/adulto aprende a comunicar e as regras básicas da comunicação. Essa comunicação é feita com base em imagens que inicialmente são apresentadas isoladamente, e cujo aumento gradual da sua complexidade permite, numa fase final, que a criança/adulto conjugue diferentes imagens de forma a construir frases, estruturas gramaticais e relações semânticas.
O desenvolvimento da linguagem é o resultado de interações socias e tangíveis, onde as crianças com um desenvolvimento dentro dos padrões esperados para a sua faixa etária adquirem competências de comunicação sem treino especifico, sendo essa aquisição realizada através da interação com os seus pares.
Os profissionais que trabalham com crianças que necessitam da utilização de um meio de Comunicação aumentativa e alternativa têm que elaborar um plano específico para ensinar a linguagem ativamente. É necessária a construção de ambientes em que as crianças fiquem suscetíveis para desenvolver habilidades comunicacionais, criando oportunidades para a criança comunicar dentro de ambientes físicos que envolvam materiais interessantes e atividades estimulantes.
PECS e a Oralidade
Ao longo dos anos têm surgido dúvidas sobre os benefícios da introdução de sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa em crianças com alterações na comunicação. Contudo, num estudo realizado em 1994 nos Estados Unidos da América, surge a informação de que num grupo de sessenta e sete crianças com cincos anos de idade utilizadores do meio Comunicação Aumentativa PECS à mais de um ano, 59% das mesmas desenvolveram a oralidade.
Pode afirmar-se, portanto, que para nós, Terapeutas da Fala, os sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa podem ser vantajosos quando bem ensinados e executados. Contudo a aplicação deficiente destes sistemas de comunicação podem trazer consequências negativas, uma vez que este é um sistema facilitador da comunicação onde a criança poderá não sentir necessidade de comunicar oralmente.
Drª Marisa Santos
Terapeuta da Fala
Clínica de psicologia e terapia da fala em Lisboa ITAD
Av. Almirante Reis nº59 1ºEsq
1150-011 Lisboa – Portugal
211 371 412 – 961 429 911