Abandono Escolar
O Abandono Escolar é a incapacidade de uma criança ou jovem para fazer face aos padrões mínimos académicos de uma instituição educacional.
Evitar o Abandono Escolar
O abandono escolar é um processo no qual um estudante não se adapta aos padrões exigidos igualmente a todos aos da sua turma e, gradualmente, se desinteressa pelo sistema educacional. Muitos casos de Abandono Escolar acontecem aos estudantes que têm a capacidade e inteligência para ter sucesso, mas que são incapazes ou não estão dispostos a aplicar essas habilidades no ambiente escolar.
O que leva os alunos a abandonar a escola?
Existem vários fatores que podem levar ao abandono escolar, entre eles a depressão, ansiedade, problemas na família, dificuldades de aprendizagem, etc.
A Depressão é uma das causas mais comuns de abandono escolar. É uma condição que pode fazer as pessoas sentirem-se tristes, com baixa energia e sem interesse em atividades que normalmente lhes dariam prazer. Perdem a capacidade de se concentrar e tomar decisões e podem até pensar em suicídio.
A Ansiedade é um sentimento de preocupação excessiva sobre um possível perigo ou uma situação desconfortável, que é intensa o suficiente para interferir com a capacidade de concentração da pessoa. Normalmente acontece a pessoas inseguras e de baixa auto-estima, que foram vítimas de bullying, que têm problemas familiares.
Falta de incentivo e baixas expectativas parentais, pois muitos pais não incentivam os filhos a estudarem mas sim a irem trabalhar pois não reconhecem os benefícios de um percurso académico e o filho acaba por desejar mais ir trabalhar do que estudar.
Dificuldades de Aprendizagem são condições que interferem nas capacidades e habilidades académicas específicas, como leitura ou escrita, capacidade de se concentrar e memória. Quando essas dificuldades são reconhecidas cedo, certas estratégias de ensino podem ajudar um aluno a superar a deficiência de aprendizagem. Infelizmente, muitos problemas de aprendizagem podem não ser diagnosticados ou serem incorretamente confundidos com problemas de comportamento.
Outras causas: são muitos os fatores sociais que podem aumentar o risco de abandono escolar. Estes incluem a falta de uma habitação e condições físicas próprias para o estudo, pobreza, mudanças frequentes de escola para escola, e da incapacidade de falar português.