Clínica de Psicología em Lisboa

ITAD » Melhorar o Insucesso Escolar

Melhorar o Insucesso Escolar

Obtenha orientação e ajuda de como melhorar o insucesso escolar de forma a conseguir ajudar os seus filhos, amigos ou os seus alunos.

melhorar o insucesso escolar

Melhorar o Insucesso Escolar

Os alunos precisam de ser identificados o mais cedo possível no seu percurso escolar para que possam receber a ajuda que precisam e assim melhorar o insucesso escolar.

A tarefa de melhorar o insucesso escolar normalmente cai sobre o professor, diretor de turma, pais e psicólogos. Neste espaço, vamos dar-lhe indicações de como ultrapassar este problema.

São muito poucos os alunos que decidem pedir ajuda, porque não sentem muito interesse em ultrapassar o seu insucesso escolar. Se não lhes for oferecida ajuda, de livre vontade não a pedem.

Os pais podem ajudar:

1. Abordando o tema do insucesso escolar como uma problemática séria;
2. Envolverem-se na vida escolar dos seus filhos;
3. Ouvir e compreender as preocupações dos seus filhos sobre a escola;
4. Estar atento aos sintomas por mais subtis que possam ser, como mudanças no comportamento, dormir, comer e humor;
5. Intervir quando se apercebem que existem situações de risco que estão a causar ansiedade nos filhos ou estes evitam ir para a escola;
6. Definir a aplicação de normas adequadas de comportamento escolar com o objectivo de melhorar o insucesso escolar, estabelecendo metas realistas e aperfeiçoamento académico;
7. Trabalhar com uma equipa de professores e conselheiros.

Os professores podem ajudar:

1. Identificar o aluno em questão e não o tratar com indiferença ou críticas;
2. Desenvolver planos de aprendizagem apoiados nos pontos fortes do aluno;
3. Avaliar as dificuldades de aprendizagem ou um possível Défice de Atenção e Hiperatividade;
4. Elaborar programas que ofereçam ajuda escolar extra como estratégias de apoio à aprendizagem;
5. Incentivar os alunos a participar em atividades escolares, tais como desportos, jogos, ou clubes, para que sintam que são uma parte da escola;
6. Comunicar preocupações ou mudanças no desempenho escolar aos pais imediatamente;
7. Comunicar e orientar os pais a um psicólogo para uma avaliação rigorosa sobre as capacidades do aluno;
8. Efectuar uma triagem para problemas emocionais oferecendo tratamento adequado;
9. Ouvir as preocupações dos alunos sobre as dificuldades familiares e escolares;
10. Elaborar, juntamente com outros recursos, estratégias adequadas de aprendizagem para o aluno.