Clínica de Psicología em Lisboa

ITAD » Perturbações do Sono

Perturbações do Sono

As perturbações do sono apresentam-se com alguma frequência em crianças e, embora não sejam um fenómeno de grande alarme, merecem a nossa atenção.

Perturbações do Sono

O sono é o período em que o corpo descansa, mas também é o momento de consolidar informações retidas durante o dia e de desenvolver e fortificar as estruturas envolvidas na aprendizagem.

As perturbações do sono apresentam-se com alguma frequência em crianças e, embora não sejam um fenómeno de grande alarme, merecem a nossa atenção.

Não é raro ouvir pais dizer “o meu filho custa a dormir”; “a hora de deitar é um inferno”; ou por outro lado “Quando acorda a meio da noite não há nada que o faça dormir”; “tem muitos pesadelos e quer vir deitar-se na nossa cama com medo”. Estas e outras frases semelhantes são comuns entre pais e todos invejam os que dizem “o meu dorme como um anjinho”.

Várias são as perturbações do sono que existem (insónias, pesadelos, terrores noturnos, etc.), sendo igualmente diversas as suas causas, mas, na maioria das vezes estas encontram-se associadas a fases de mudança/crise para a criança tais como: entrada/mudança de escola; momentos de avaliação; viagem de um dos pais; divórcio dos pais; perda de um familiar.

É importante compreender que embora na maioria das vezes estas perturbações sejam passageiras têm consequências a curto e longo prazo, devendo por isso existir uma intervenção com a criança por parte de técnicos especializados.

Sintomas mais frequentes:
 Excessiva sonolência durante o dia;
 Dificuldades em deixar-se dormir;
 Acordar muitas vezes durante a noite;
 Diminuição do período de sono e da sua qualidade;
 Cansaço;
 Irritabilidade;
 Impulsividade
 Baixa capacidade de manter a atenção;
 Baixo rendimento escolar.

O que poderá fazer para ajudar o seu filho:

Para criar rotinas relativas ao período de sono é importante criar regras e saber mantê-las. A hora de deitar das crianças deverá ter em conta a hora do acordar e os hábitos dos pais, contudo será importante que não varie e que compreenda o número de horas aconselhado à idade em questão. Será importante que estabeleça um horário certo para que o seu filho vá para a cama, tendo em conta as tarefas necessárias antes de dormir, bem como o tempo para a realização das mesmas.

Deverão igualmente estabelecer-se certos hábitos no período anterior. A criança deverá ter despendido algum tempo com os pais após a hora de jantar, embora as atividades não devam ser extremamente ativas. Assim, não só se sentirá mais sonolento na hora de ir dormir como terá fortalecido a relação com os pais.

Outro aspeto relevante é como deitar a criança. Deverá deitá-lo e despedir-se, dando-lhe afeto sem provocar demasiada excitação, poderá ainda introduzir alguns objetos relacionados com o sono (chupeta, manta, brinquedo), deixando bem claro que a criança deverá permanecer na sua cama, mas que caso necessite poderá chamá-lo.

Caso o seu filho acorde durante a noite não deverá poder permanecer acordado nem no quarto dos pais, também não deverá alimentá-lo nem brincar com ele, uma vez que desta forma estará a associar o “não dormir” a momentos de diversão, criando um padrão que não irá ajudar à manutenção do sono e da sua qualidade.

Nestes momentos a criança deve retornar à sua cama e poderá dar-lhe os objetos com os quais gosta de dormir, ou ler-lhe uma pequena história que a acalme, saindo posteriormente do quarto.

Importante

Quando as crianças possuem dificuldades em dormir, ou mais especificamente perturbações do sono, é normal que toda a família sinta grande irritabilidade, prejudicando assim as relações entre os diversos elementos e por consequência a vida familiar e até mesmo profissional.

É importante que mantenha a calma e que resolva as situações com paciência em conjunto com o seu filho, lembre-se que também ele está a sentir dificuldades e necessita da sua ajuda.

Obrigado pelo vosso interesse e espero ver-vos em breve na nossa clínica em Lisboa.

Dr. Sérgio Filipe Pereira – Psicólogo em Lisboa
Clínica de psicologia ITAD
Psicólogo, Terapeuta da Fala e Terapeuta Ocupacional
Psicóloga na Clínica do Itad em Lisboa
Clínica de Psicologia ITAD
Rua Professor Fernando da Fonseca N8A. 1600-618 Lisboa – Portugal
211 371 412 – 961 429 911