Clínica de Psicología em Lisboa

ITAD » Bruxismo Infantil

Bruxismo Infantil

O bruxismo infantil é mais severo nas crianças em idade pré-escolar devido às características estruturais e funcionais dos dentes decíduos, embora também apareça em crianças maiores e na dentição permanente.

Bruxismo Infantil

 

O que é o Bruxismo Infantil?

O bruxismo é uma atividade involuntária parafuncional rítmica e espasmódica do sistema mastigatório, que é produzida pela contração rítmica de vários músculos, e que é caracterizada pelo ato de ranger ou apertar os dentes durante a noite ou mesmo durante o dia.

O bruxismo pode ocorrer de forma consciente quando a criança morde um lápis, caneta ou dedos, ou de forma inconsciente.

Por norma o ranger dos dentes ocorre durante a noite, devido a períodos de preocupação, stress e excitação, este ranger apresenta um ruído notável. Durante o dia o ranger que acontece é sem ruídos, mas é considerado mais destrutivo.

O ato de ranger os dentes pode afetar seriamente a saúde da criança, pois causa o desgaste dos dentes, modifica a sua estrutura óssea da face e pode causar aumento da pressão craniana.

Quais as causas?

As causas do bruxismo infantil, podem dever-se a vários fatores, sendo eles:

– Fatores oclusais, quando existem interferências nos dentes que impedem um correto encaixe aquando da mordida;
– Fatores de ordem sistémica, podem estar relacionados com a respiração oral, deficiências nutricionais e distúrbios neurológicos;
– Fatores emocionais, podem estar relacionados com o stress, preocupações escolares, chegada de um irmão, divórcio dos pais, hiperatividade;
– Fatores hereditários;
– Fatores alimentares inadequados, causados por a criança não mastigar alimentos consistentes e não usar a função mastigatória.

Quais os sinais e sintomas?

Os sinais e sintomas mais frequentes do bruxismo são:

– Desgastes oclusais e/ou incisais;
– Destruição das estruturas de suporte;
– Hipersensibilidade pulpar;
– Mobilidade dentária;
– Fratura de cúspides e restaurações;
– Dores e distúrbios na articulação temporo mandibular (ATM);
– Hipertrofia do masséter;
– Dor de cabeça ao acordar.

O porquê de acontecer?

Estudos referem que é comum as crianças rangerem os dentes por uma necessidade natural do organismo se preparar para a troca de dentição.

Quais os tipos de bruxismo infantil?

Fisiológico, quando a criança faz movimentos de lateralidade e pode apresentar uma abrasão das pontas dos caninos. Esta atividade muscular ativa o crescimento e desenvolvimento fisiológico das bases ósseas.

Patológico, quando a criança apresenta um desgaste dental, dores musculares, dores de cabeça ou dores na articulação temporo mandibular (ATM).

Qual a incidência?

Durante a infância, o bruxismo é mais severo nas crianças em idade pré-escolar devido às características estruturais e funcionais dos dentes decíduos, embora também apareça em crianças maiores e na dentição permanente.

Estudos relatam uma prevalência de 40% em pré-escolares de três a seis anos de idade, de 17% na faixa de seis a sete anos e 24% na faixa dos oito aos nove anos.

Quem avalia?

A avaliação de ser feita pelo Médico Dentista em parceria com o Terapeuta da Fala e deve realizar-se através da anamnese, completada com um exame orofacial e uma avaliação odontológica. Pode alinda ser realizado um exame polissonográfico com gravação de áudio e vídeo, para uma correta confirmação do diagnóstico clínico.

É também importante consultar o pediatra, pois o bruxismo infantil pode ser causado por uma obstrução nasal, apneia do sono, ingestão de alguns remédios ou até mesmo quando a criança tem uma inflamação no ouvido que provoca dor, fazendo ranger os dentes. Nestes casos, o pediatra avalia a criança, indica a realização de alguns exames.

Como tratar?

O primeiro ponto na intervenção é detetar a causa do bruxismo. Após isso o dentista deve traçar um plano de tratamento individual para a criança.

O bruxismo pode ser tratado com protetores de dentes ou placas de mordida feitos pelo dentista, para evitar o desgaste dentário. O dentista também pode ir acompanhando o crescimento dos dentes e restaurar os dentes à medida que estes se vão alterando e desgastando.

O Terapeuta da Fala atua na forma como a criança ao nível da mandíbula, realizando exercícios de relaxamento de forma a aliviar as dores que possam ocorrer ao acordar. Atua também na adequação das funções da mastigação.

O psicólogo também tem um papel importante no tratamento do bruxismo infantil, nomeadamente na realização de técnicas e exercícios de relaxamento para a criança lidar com o stress, ansiedade ou hiperatividade.

Estratégias pais:

– Ler uma história antes de dormir;
– Proporcionar um ambiente tranquilo antes do sono, ouvindo uma música relaxante;
– Colocar gotas de óleo essencial de lavanda na almofada;
– Evitar deixar luzes acesas;
– Evitar que a criança veja televisão, no computador ou jogar videojogos antes de ir para a cama;
– Estimular a alimentação através da introdução de alimentos fibrosos e em pedaços para que a mastigação seja vigorosa e eficiente;
– Não prolongar o uso da chupeta e do biberão, pois alteram a mordida podendo criar interferências dentais e alterações musculares e ósseas.

Obrigado pelo vosso interesse e espero ver-vos em breve na nossa clínica em Lisboa.

Dra. Sónia Rosado – Terapeuta da Fala em Lisboa
Clínica de psicologia ITAD
Psicólogo, Terapeuta da Fala e Terapeuta Ocupacional
Psicóloga na Clínica do Itad em Lisboa
Clínica de Psicologia ITAD
Rua Professor Fernando da Fonseca N8A. 1600-618 Lisboa – Portugal
211 371 412 – 961 429 911