Clínica de Psicología em Lisboa

ITAD » Stress

Stress

A vida moderna é cheia de exigências, tarefas, prazos, horários, pressão, frustrações e exigências. O que é o Stress, para ser tão comum que se tornou um modo de vida.
Mas quando você está constantemente a correr em modo de emergência, o corpo e a mente pagam um preço.

Como afeta o Stress?

Ansiedade

O stress é uma resposta física normal a acontecimentos ou pensamentos que o ameaçam ou perturbam o seu bem estar. Quando se sente em perigo, seja ele real ou imaginário, as defesas do corpo põe-se em funcionamento. A resposta ao stress é a maneira que o corpo tem de se proteger.

O que provoca?
Em situações adequadas às suas capacidades, ele ajuda-o a manter a atenção e a obter soluções. Ajuda-o a enfrentar as situações do dia a dia. Pode por exemplo estimulá-lo a pisar o travão para evitar um acidente, ou incentiva-o a estudar para um exame quando você preferia estar a assistir TV.
Em situações de sobrecarga, deixa de ser útil e começa a causar grandes problemas para a saúde, para o humor, para a produtividade, para os relacionamentos e qualidade de vida. Pode bloquear ou mesmo pô-lo em muito mau estado físico e psicológico, provocando assim um acidente.

Como reagir ao stress ?
Pode prevenir que o stress chegue a proporções descontroladas pelo reconhecimento dos sinais e sintomas físicos e psicológicos próprios do stress. Deste modo, pode assim tomar medidas e estratégias já trabalhadas em terapia nas nossas clínicas de tratamento de psicologia ITAD, para reduzir os seus efeitos nocivos.
É importante aprender a reconhecer quando os níveis de stress começam a atuar. Um dos grandes perigos do stress é a facilidade com que ele pode transformar-se rapidamente, de um aviso a um perigo. É importante perceber que cada pessoa experimenta o stress de maneira própria e diferente.

Sintomas do stress
Quantos mais sinais e sintomas você detetar em si mesmo, mais perto está de entrar em sobrecarga:

Sintomas Afetivos
Preocupação excessiva
Impulsividade
Irritação
Pessimismo
Agitação
Dificuldade em relaxar
Sentimentos de tristeza
Incapacidade em concentrar
Problemas de memória
Isolamento

Sintomas Comportamentais
Suores extremos
Respiração demasiado acelerada
Dores físicas, principalmente nas costas (lombar e cervical)
Dor no peito
Roer as unhas
Diarreia ou obstipação
Náuseas
Tonturas
Batimentos cardíacos acelerados
Perda do desejo sexual
Perda de apetite
Problemas em dormir
Uso exagerado de substâncias aditivas tóxicas

Todas as pessoas apresentam stress, mas o mais importante é perceber as suas capacidades para lidar com ele. Se forem baixas capacidades, então vai estar constantemente a ser bombardeado por sentimentos e sensações desgastantes típicas desta problemática.

A capacidade de tolerar o stress depende de muitos fatores. De origem interna ou externa ou ambas. Da qualidade de seus relacionamentos, da sua visão geral sobre a vida, da sua inteligência emocional, e genética, da capacidade para relaxar e descansar, assim como da sua capacidade para se conhecer e conectar consigo mesmo.