Clínica de Psicología em Lisboa

ITAD » Transtorno Bipolar

Transtorno Bipolar

Transtorno Bipolar é caracterizado por alterações graves de animo e comportamento extremas e constantes.

Transtorno Bipolar

Transtorno Bipolar

O transtorno bipolar (também conhecido como psicose maníaco-depressiva ) provoca mudanças graves a nível do humor, energia, pensamento e comportamento. Subidas de episódios de mania por um lado, e picos de episódios de depressão, por outro.
Pode apresentar-se de forma muito diferente de pessoa para pessoa. Pois existem afetados com mais tendência para a Depressão e outros como ais tendência para a Mania, enquanto outros tendem para os dois lados igualmente, umas pessoas sentem com muita periodicidade enquanto outros tendem para sofrer de sintomas com pouca frequência.
Os sintomas prejudicam o seu trabalho e desempenho escolar, os seus relacionamentos, e prejudicam imenso a sua vida diária. -Embora seja tratável, muitas pessoas não reconhecem os sinais de alerta e por isso não obtêm a ajuda de que necessitam. Sem qualquer tipo de ajuda o transtorno bipolar tende a piorar.
Mais do que apenas um bom ou mau humor fugaz, os ciclos do transtorno bipolar podem durar dias, semanas ou meses. E ao contrário de humor comum, as mudanças de humor são tão intensas que interferem gravemente com a sua capacidade de funcionamento.
Durante um episódio maníaco, uma pessoa pode impulsivamente sair de um emprego, comprar objetos de elevado valor económico sem qualquer necessidade. Após os episódios de euforia e manía, a pessoa tende a ficar com sentimentos de culpa e arrependimento pelo dinheiro gastou ou comportamentos que teve.
O primeiro episódio de mania ou depressão geralmente ocorre na adolescência ou início da idade adulta . Os sintomas podem ser subtis e confusos, por isso muitas pessoas com transtorno bipolar são negligenciados ou mal diagnosticados.
Com o tratamento adequado nas nossas clínicas ITAD, de tratamento de psicologia em Lisboa, você poderá sentir uma vida mais equilibrada. Ajudamos-lhe a controlar os sintomas e a sentir-se melhor.
Mania também pode ser tão leve que passa despercebido. Embora também exista episódios gravíssimos que requerem internamento pelo extremo episódio de depressão. Pessoas com transtorno bipolar também pode ir por longos períodos sem sintomas. Caso o entorno extremo seja favorável a um equilíbrio e a gravidade da patologia a presentada.
A doença bipolar pode ser bastante difícil para si que a sofre, contudo com ajuda psicológica e tratamento farmacológico os sintomas tendem a melhorar imenso. Contudo há imensas coisas que pode fazer para se ajuar a si mesmo a viver com esta doença.
Aprenda – Pergunte ao seu psicólogo tudo o tipo de a informação sobre o tema, pois quanto mais informado melhor e mais fácil será lidar com a situação. Conhecer-se a si e à doença beneficia imenso o processo de tratamento.
Controla e Evita o Stress – Evita situações que te estão a provocar mal estar e ansiedade. Pratica desposto e relaxamento, assim como atividades que lhe dão prazer.
Grupos de Ajuda – Amigos e companheiros são uma excelente ajuda se os formarmos e orientarmos para estarem preparados para atuar nos seus picos de humor.
Faça escolhas saudáveis – Durma uma média de 8 horas seguidas, alimente-se bem e quando o fizer faça com tempo e de forma relaxada, controle o seu humor em situações que lhe são desagradáveis de assumir.
O transtorno bipolar afeta também o seu nível de energia , julgamento, memória, concentração, apetite, sono, desejo sexual e auto- estima. Além disso , o transtorno bipolar tem sido associado à ansiedade, abuso de substâncias, e problemas de saúde como diabetes, doenças cardíacas , enxaquecas e pressão arterial elevada.

Existem quatro tipos:

Mania Severa

Mania Moderada

Equilibrado

Depressão Moderada

Depressão Severa