Cyberbullying
O uso massivo, frequente e excessivamente disponível das tecnologias, significa que o bullying não se limita somente às escolas. Embora nunca deve ser tolerado qualquer tipo de agressão a um indefeso, o cyberbullying é cada vez mais frequente nos jovens.
Cyberbullying
O que é Cyberbullying?
Cyberbullying acontece quando uma criança ou adolescente usa aparelhos electrónicos para aceder à internet e assim usar e-mails, mensagens privadas ou de acesso geral, sites de média social, fóruns online, salas de messenger, ou outras tecnologias digitais para assediar, ameaçar ou humilhar outra criança ou adolescente.
Ciberbullying pode ocorrer em qualquer lugar, como em casa, por e-mail, textos, telemóveis e o mais usual são as mensagens no facebook. Podendo ocorrer a qualquer hora, 24 horas por dia, sete dias por semana.
As pessoas que sofrem de cyberbullying, sofrem de efeitos que podem ser devastadores para a sua integridade, deixando-as feridas, humilhadas, irritadas, deprimidas, ou mesmo com pensamentos suicidas.
Ao contrário do tradicional bullying, cyberbullying não exige força física ou presença de contato, e não se limita a apenas um punhado de testemunhas de cada vez. Cyberbullies pode afectar as vitimas de todas as formas e intensidades.
No bulling a vitima, tem um enorme receio e resistência de ir para a escola, pois é lá que se encontrava o perigo e a ameaça. Outros locais, como casa sao local de conforto e segurança. Contudo, no cyberbullying a pessoa sente-se ameaçada todos os dias e em qualquer local.
É extremamente fácil duas pessoas estarem chateadas e uma colocar por motivos de vingança, mensagens pejorativas e ameaçadoras para a outra pessoa. Basta ter internet ou telemóvel e pode cyberbullyzar uma outra pessoa. Inclusive, muitas vezes pode ser feito sem ter que revelar sua verdadeira identidade.
Se você ou um ente querido é atualmente vítima de cyberbullying , é fulcral lembrar que não está sozinho. Há muitas pessoas que lhe podem ajudar nesta momento. Caso seja você mesmo, não hesite em ligar-nos para lhe podermos ajudar, a resolver o seu problema.
O tratamento não passa por repreender o agressor ou implementar medidas disciplinares na outra criança. Isto porque, até pode parar de ameaçar, mas haverão muitas outras e nao podemos controlar ou afastar todo o mundo.
Não seja como muitos adolescentes que foram vítimas de cyberbullying em algum momento das suas vidas e por isso ainda sofrem dos abusos que tiveram e a sua personalidade ficou bastante mais frágil.
Por isso, o nosso tratamento na clinica ITAD de tratamento de problemas do foro psicológico em Lisboa, dotamos a vitima de assertividade suficiente para ter capacidades e armas para se defender caso seja atacada.