Clínica de Psicología em Lisboa

ITAD » Perturbação de Ansiedade Generalizada

Perturbação de Ansiedade Generalizada

A Perturbação de Ansiedade Generalizada tem como característica essencial a presença de sintomas de ansiedade/preocupação excessivas e de difícil controlo sobre vários acontecimentos e atividades.

Perturbação de Ansiedade Generalizada

O que é a Ansiedade?

A ansiedade é uma emoção necessária e adaptativa que nos ajuda a lidar com situações desafiantes ou perigosas. Numa sociedade pautada pela multiplicidade de exigências, tarefas e papéis que desempenhamos, existem momentos em que todos nós, adultos e crianças, nos sentimos preocupados, ansiosos, agitados ou tensos.

Porém, a ansiedade torna-se uma condição clínica quando é excessiva e prolongada, e interfere negativamente na qualidade de vida e no funcionamento da criança ou adolescente.

As Perturbações de Ansiedade nas crianças e jovens têm um impacto significativo no funcionamento quotidiano, com consequências no seu desenvolvimento e com interferência nas aprendizagens escolares, no estabelecimento de amizades e nas relações familiares.

As Perturbações de Ansiedade, quando ignoradas na infância, tendem a persistir na vida adulta e aumentam a probabilidade de desenvolvimento de outro tipo de patologias comórbidas e de maior severidade.

O que é a Perturbação de Ansiedade Generalizada?

A Perturbação de Ansiedade Generalizada tem como característica essencial a presença de sintomas de ansiedade/preocupação excessivas e de difícil controlo sobre vários acontecimentos e atividades. Note-se que a intensidade, duração e frequência da ansiedade e preocupação são desproporcionadas em relação à probabilidade real ou ao impacto do acontecimento antecipado.

Neste sentido, a ansiedade, a preocupação e os sintomas físicos que lhes estão associados causam mal-estar clinicamente significativo e défice no funcionamento social, ocupacional ou noutras áreas importantes do funcionamento diário.

Existe uma expetativa de ameaça (perceção exagerada de perigo) e antecipação da ameaça (preocupação, pensamentos negativos e ansiedade antecipada). Neste sentido, as crianças ou adolescentes podem evidenciar manifestações somáticas (tensão muscular, sudorese, palpitações) e cognitivas (dificuldades de concentração, de memorização, irritabilidade) da ansiedade que interferem no pensamento e na aprendizagem.

As crianças ou adolescentes manifestam dificuldade em controlar a preocupação e em evitar que esta interfira na atenção sobre as tarefas que realizam, revelando tendência para se preocupar excessivamente com as suas capacidades e com a qualidade dos seus desempenhos.

As crianças com Perturbação de Ansiedade Generalizada podem ser excessivamente conformistas, perfecionistas e inseguras de si próprias, procurando com frequência a aprovação dos outros e requerendo confirmação excessiva dos seus desempenhos. Os adolescentes com Perturbação de Ansiedade Generalizada apresentam normalmente características temperamentais que incluem insegurança e negativismo.

Quais as causas da Perturbação de Ansiedade Generalizada?

Existem múltiplos fatores que parecem estar na origem das Perturbações de Ansiedade em crianças e adolescentes, envolvendo uma complexa relação entre fatores biológicos, ambientais e individuais.

Os fatores genéticos (os antecedentes familiares constituem um dos fatores de risco) e o temperamento predispõem à vulnerabilidade. Os fatores ambientais assentam em aspetos familiares (ex. proteção parental excessiva), nas experiências de vida e aprendizagens.

Quais os sintomas de Perturbação de Ansiedade Generalizada?

• Agitação, nervosismo ou tensão interior
• Fadiga
• Dificuldades de concentração
• Irritabilidade
• Dores de cabeça
• Dores musculares
• Tensão muscular
• Alterações do sono (ex. dificuldade em adormecer ou sono agitado)
• Sudorese
• Náuseas e alterações gastrointestinais

Qual a prevalência da Perturbação de Ansiedade Generalizada?

O sexo feminino tem uma probabilidade duas vezes superior à do masculino de desenvolver Perturbação de Ansiedade Generalizada.

O início da Perturbação raramente ocorre antes da adolescência. Os sintomas da Perturbação de Ansiedade Generalizada tendem a ser crónicos e a ter um agravamento e melhoria recorrentes ao longo da vida.

Como ajudar o meu filho/a?

• Não desvalorize os medos do seu filho (ex. não deve dizer “Isso são coisas da tua cabeça, és um medroso…”). Ele/a necessita da compreensão e apoio da família.
• Ajude-o/a a distinguir quando o medo é protetor e deve ser respeitado (situações realmente perigosas) e quando o devemos vencer e não lhe dar importância.
• Transmita-lhe a ideia de que juntos vão vencer os medos devagar, gradualmente e com muita paciência.
• Dê-lhe pequenos objetivos para vencer um medo.
• Quando o seu filho/a estiver com medo, ajude-o a pensar em coisas boas (ex. ida à praia, passeio com os amigos) para que as suas preocupações se vão tornando menos intensas.
• Permita que recorra a um objeto de transição (peluche, almofada, cobertor) que sirva como conforto em momentos de insegurança, medo ou tristeza.

Pelo sofrimento psíquico que a Perturbação de Ansiedade Generalizada causa ser intenso e invasivo e causar mal-estar clinicamente significativo, deverá recorrer a um Psicólogo que possa avaliar a situação e intervir de forma atempada e eficaz.

Obrigado pelo vosso interesse e espero ver-vos em breve na nossa clínica em Lisboa.

Dr. Sérgio Filipe Pereira – Psicólogo em Lisboa
Clínica de psicologia ITAD
Psicólogo, Terapeuta da Fala e Terapeuta Ocupacional
Psicóloga na Clínica do Itad em Lisboa
Clínica de Psicologia ITAD
Rua Professor Fernando da Fonseca N8A. 1600-618 Lisboa – Portugal
211 371 412 – 961 429 911