Falar de sexo
Falar de sexo com os filhos adolescentes, à medida que vao crescendo, pode ajudá-los na sua saúde sexual a estarem mais preparados para terem relações sexuais saudáveis.
Falar de sexo com os filhos
Existem estudos que constatam que um em cada quatro (25%) adolescentes sentem-se confusos, preocupados e até mesmo com medo da sexualidade e de relacionamentos. Mais ainda, a maioria dos adolescentes sentem vontade de falar com os seus pais ou cuidadores sobre este tema.
Os adolescentes vêem sexo em filmes, revistas, jornais, anúncios, na televisão e na Internet, mas isso não significa que estejam esclarecidos. Podem, pelo contrário, estar a receber mensagens confusas e imprecisas.
Falar de sexo com os filhos adolescentes, faz com que se sintam menos pressionados a ter relações sexuais, o que significa que estarão mais propensos a esperar. Falando abertamente do assunto, constrói-se a confiança necessária para abordar o tema com um namorado ou namorada no futuro. Isto ajuda-os a tomar decisões sobre o sexo de forma mais segura.
Um dos grandes benefícios de falar de sexo com os filhos adolescentes, é garantir que conhecem os meios de contracepção (métodos, como funcionam e onde obtê-los) de fazer sexo seguro, é ajudar a fazer escolhas quando decidem ter relações sexuais evitando riscos que podem levar à gravidez indesejada ou doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Cada adolescente deve ter conhecimentos acerca da contracepção e do sexo seguro, se é um rapaz ou uma rapariga, gay ou lésbica, hetero ou bissexuais.
Uma vez na escola secundária, o seu filho vai passando pela puberdade a ouvir preconceitos e mitos dos seus pares. Eles podem pensar que toda a gente faz sexo, mas a verdade é que a maioria dos adolescentes inicia a vida sexual aos 16 anos.
Todas as ajudas que pode oferecer ao falar de sexo com o seu filho adolescente são certamente com a melhor intenção para o seu crescimento equilibrado. A tarefa de pais é essencial pois muitos dos problemas sexuais que advêm em adultos, são originados não tanto pelas experiências em si mas pela educação sexual ou pela falta deste suporte.
Se como pai ou mãe sente que não está a conseguir falar de sexo com o seu filho adolescente, receando não saber escolher a melhor informação, consulte os nossos técnicos do centro ITAD para o ajudar a si e ao seu filho nesta fase tão importante da vida.