Terapia psicológica para crianças
A Terapia psicológica para crianças deve ter em conta que cada criança é única e influenciada por diferentes fatores que contribuem para as suas dificuldades, emoções e comportamentos.
É por isso que todas as crianças que apresentem dificuldades psicológicas necessitam de ser tratadas como indivíduos e que o seu plano terapêutico seja adequado às suas necessidades específicas.
Por exemplo, muitas vezes pode ser útil trabalhar sistematicamente com as famílias ou usar uma determinada abordagem terapêutica. As técnicas mais comuns usadas pelo psicólogo com crianças incluem a terapia cognitivo-comportamental, a ludoterapia, a terapia familiar e o aconselhamento parental.
Psicólogo infantil
As razões mais comuns para a procura de um psicólogo infantil
- Os problemas de comportamento, raiva, birras
- A depressão, choro, ansiedade, auto-mutilação, baixa auto-estima
- Trauma ou dor Superando
- Problemas de comunicação.
- Dificuldades de relacionamento social e ruturas familiares.
- Dificuldades relacionadas com a alimentação, com o sono, encoprese
O que faz um psicólogo infantil?
A Psicologia Infantil foca-se na compreensão, prevenção e tratamento de problemas psicológicos vividos pelas crianças. Estes profissionais têm formação para compreender a complexidade de tais problemas e saber como os ultrapassar. Trabalham de forma colaborativa com a criança e com os pais no planeamento do processo de terapia. Os Psicólogos infantis são capazes de explorar o que uma criança pode estar a sentir ou comunicar através de uma avaliação, discussão, observando o seu comportamento e o processo de brincar. Utilizam conceitos como a teoria do desenvolvimento infantil e a teoria da vinculação para entender os jovens e a sintomatologia que apresentam.
Como pode um psicólogo infantil ajudar? Quais os benefícios da terapia para crianças segundo Sociedade Britânica de Psicologia?
Ajuda a determinar a causa do problema apresentado
Oferece um espaço ao seu filho para ser compreendido e ter as suas preocupações abordadas
Ajuda a desenvolver as habilidades de comunicação do seu filho e os níveis de confiança
O seu filho pode aprender a lidar com emoções negativas, como a frustração
A família pode tornar-se mais dinâmica e comunicativa
A criança pode voltar a viver uma infância feliz e saudável