Sindrome de Fadiga Crónica
O Síndrome de Fadiga Crónica afeta pessoas de todas as idades e leva-as a sentirem-se constantemente cansadas, independentemente de realizarem alguma tarefa ou não.
O Síndrome da Fadiga Crônica (SFC) é uma condição centrada nos sintomas de fadiga grave e exaustão. É também conhecida como ME, que significa Encefalomielite Miálgica, sendo que Mialgia significa dores musculares, e Encefalomielite refere-se a uma inflamação do cérebro e da medula espinhal. Embora ambos os termos sejam usados vulgarmente, tem havido um debate considerável entre doentes e médicos especialistas para saber se estes termos se referem ao mesmo ou a diferentes condições. Cerca de 250 mil pessoas no Reino Unido sofre com SFC. Embora qualquer pessoa possa potencialmente sofrer desta condição, o SFC é mais comum em mulheres e geralmente desenvolve-se nos primeiros 20 anos de vida até meados dos 40.
Inevitavelmente, os sintomas da SFC variam de pessoa para pessoa e a condição é muitas vezes caracterizada por sentimentos de fadiga intensa e exaustão, juntamente com dificuldades que envolvem a memória, a concentração e uma sensação geral de mal-estar ou falta de bem-estar. Muitos destes sintomas coincidem com os da Depressão, incluindo falta de concentração, fadiga extrema, e distúrbios do sono. No entanto, é o destaque dos sintomas físicos do SFC que separa o diagnóstico. Se sofre de SFC, haverá frequentemente momentos em que estes sintomas diminuem e você é capaz de desfrutar de atividades diárias, mas muitas vezes isso pode ser desconsiderado devido ao número de vezes que os sintomas afetam gravemente a sua vida quotidiana, saúde e felicidade. Não há atualmente cura para o SFC, e assim, consequentemente, o tratamento é principalmente destinado a gerir os sintomas e ajudar o doente a adaptar-se à vida diária. A seguir, enumeramos alguns dos principais sintomas associados à Síndrome de Fadiga Crónica. Nem todas as pessoas podem ter estes sintomas mas talvez uma série de outros sintomas que não estejam presentes aqui. Estes sintomas-chave devem estar presentes hà pelo menos 6 meses e serem distintos de uma sensação de estar “cansado”.
Os principais sintomas da Síndrome de Fadiga Crónica incluem:
- Fadiga severa que não desaparece com o sono ou repouso;
- Dores musculares, dor nas articulações ou dores de cabeça,
- O esforço físico ou mental agrava os sintomas;
- Dores de garganta;
- Dificuldades na memória a curto prazo e concentração;
- Nódulos linfáticos dolorosos;
- Dores de estômago e outros problemas, como inchaço, constipação, diarréia e náuseas;
- Problemas de sono, como a insónia ou sono unrefreshing;
- Sensibilidade à luz, sons, álcool e certos alimentos;
- Sensações na pele;
- Perturbações emocionais, tais como ataques de depressão, ansiedade, irritabilidade e pânico;
- Os sintomas menos comuns, tais como tonturas, sudorese excessiva, problemas de equilíbrio e dificuldade em controlar a temperatura corporal.
Como pode o Counselling ajudar no Síndrome de Fadiga Crónica?
Apesar de não haver cura atual para a Síndrome da Fadiga Crónica (SFC), está provado que o Aconselhamento e Psicoterapia ajuda as pessoas a gerir os seus sintomas e a superar os problemas psicológicos e emocionais. Em particular, os sentimentos de stress, raiva, medo, frustração e impotência podem agravar os sintomas e levar a um ciclo vicioso de problemas de saúde. O Aconselhamento e a Psicoterapia podem quebrar esses ciclos. Durante a Terapia, você e o seu terapeuta começam a desvendar essas emoções complexas e poderosas e a desenvolver estratégias eficazes que levam à mudança de pensamentos, sentimentos e se comportamentos. Ao identificar-se com o seu terapeuta, os pensamentos e comportamentos que acarretam infelicidade, começa a aumentar a sua sensação de controle sobre o seu estado e a gerir os seus sintomas de forma mais eficaz. O seu terapeuta pode ajudá-lo a permanecer na pista com golos, incluindo mudanças de estilo de vida e ensinar-lhe técnicas de relaxamento, a fim de superar os aspetos dolorosos e desconfortáveis do SFC. Durante o tratamento, o terapeuta pode usar uma abordagem específica, como a terapia comportamental cognitiva, que se tem mostrado eficaz na redução do stress proveniente deste Síndrome ou combinar várias abordagens, a fim de adequar a Terapia para as suas necessidades específicas. Além disso, em alguns casos, a medicação pode ser utilizada para facilitar a eficácia da Terapia.
Benefícios de Aconselhamento e Psicoterapia para a Fadiga Crónica:
- Altera os padrões de pensamento e comportamento inúteis que agravam os sintomas;
- Afasta situações que propiciam a depressão, ansiedade ou o stress;
- Aprende estratégias eficazes e técnicas de relaxamento;
- Ganha apoio para superar as mudanças do estilo de vida.Dr. Sérgio Pereira
Clínica de psicologia e terapia da fala ITAD
Psicólogo na Clínica do Itad em Lisboa
Psicologia ITAD em Lisboa
Rua Professor Fernando da Fonseca nº 8A, 1600-616 Lisboa – Portugal
211 371 412 – 961 429 911